educação

Criança, a alma do negócio

Aprendemos o tempo todo. Isso é um fato inquestionável, nascemos sabendo o mínimo necessário para estarmos vivos, de resto somos dependetes em tudo, a própria manutenção de nossa vida é aprendida. Aprendemos durante toda a vida, criança, adolescente, jovem adulto e velho. É um fato existencial e até mesmo o que já sabemos reaprendemos ou reapreendemos.

Relatório #1 - Leitura e estudo Histórico da Educação Brasileira

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Núcleo Educacional de Paranaguá/PR

Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano

Orientador Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza

Professor Nícolas Martins de Freitas

Município de Pontal do Paraná/PR

Data: 21/07/2014

Carga Horária: 1hora

 

Descrição: Leitura e reflexão sobre o conteúdo do caderno 1 – unidade 1 – e anotações acerca dos períodos históricos no Brasil e a metamorfose na educação.

 

Tudo pode mudar

Podemos mudar
Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

A transformação que o crack pode fazer

O crack é um problema que a sociedade enfreta a algum tempo. Talvez seja uma das drogas com maior pode destrutivo, viciando o indivíduo em um curto espaço de tempo. Essa problemática ataca gravemente nos setores mais pobre da população, causando um enorme dano aos envolvidos.

Tratar o cidadão, deveria ser umas das prioridades da saúde nacional. Para que possamos criar um conjunto de medidas que protejam os usuários, uma vez que estamos trabalhando com um vício.

2ª Edição da FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, aberta para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio brasileiro!!!!

Atenção! Atenção! Professores e alunos do ensino fundamental e médio!!!

Até dia 10 de junho estão abertas as inscrições para a 2ª Edição da FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, através do edital disponível pelo link abaixo.

Redes Sociais - Uma nova Educação é possível?

NÃO SE TRATA DE SABER O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, MAS SIM, O QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM FAZER PELA EDUCAÇÃO

Como o Uruguai pode inspirar o Brasil

Com o objetivo claro de reduzir a desigualdade digital da população, o Uruguai foi o primeiro país da América Latina a entregar computadores portáteis para cada um dos 300 mil alunos de ensino fundamental e médio das 2,3 mil escolas públicas de seu território. Batizado de Plano Ceibal, a iniciativa surgiu em 2007, inspirada na proposta da ONG One Laptop per Child (Um Computador por Aluno), fundada pelo pesquisador do MIT Nicholas Negroponte.

Clitóris, prazer proibido

Quanto sabemos de nosso corpo? Em pleno século XXI poderíamos acreditar que não há mais nada para ser ensinado sobre a anatomia humana, no entanto nossa sociedade fechou os olhos para um órgão que deveria estar no foco, uma vez que temos o sexo como centro de boa parte da nossa lógica de consumo e controle. Este órgão é o clitóris. Qual o motivo desse descaso? Seria por ser exclusivamente feminino? Ou por ser exclusivamente para o prazer? O que sabemos é que enquanto o pênis foi amplamente estudado em suas mínimas partes, seu correspondente feminino têm sido negligenciado.

62 obras sobre os principais pensadores da educação para download

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a Unes­co e a Fun­da­ção Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma sé­rie com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção.

Fanzine na Educação

 algumas experiências em sala de aula", de  Renato Donisete Pinto   O zine está perdendo aquela imagem marginal que sempre o acompanhou.

Entrevista com Marilena Chauí

Nesta entrevista a filósofa Marilena Chauí fala sobre as manifestações e sua organização, a relação da mídia com estas, educação, direitos humanos, classe média e mais. Leia e deixe resgistrado seu comentário a respeito do que ela diz, ou você não acha que temos muito a debater?

Por João Paulo Martins

Como a senhora analisa as manifestações que estão acontecendo pelo Brasil?

Uma lição escolar: democracia é um verbo

Uma carta escrita por uma estudante do ensino público do Rio de Janeiro foi enviada no ano passado à um programa no Rio de Janeiro com o objetivo de conectar pessoas, empresas e o poder público no Estado para mapear problemas e criar soluções na cidade.

As contribuições do PIBID na minha formação enquanto futura pedagoga.

  Ao fazer parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof, Anísio Teixeira, tive a oportunidade de acompanhar a implantação de uma proposta nova e desafiadora como a do Ensino Médio Integrado na escola. Pude sentir o quanto o papel da escola é importante para que se estabeleça efetivamente propostas e reflexões que possam mudar a vida de jovens estudantes, bem como, as dificuldades enfrentadas pela instituição para a materialização deste projeto.

Ações afirmativas contra Homofobia nas escolas em Santa Catarina

Concurso de Cartazes sobre Lesbofobia, Transfobia, Homofobia e Heterossexismo nas Escolas;

Trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas de Florianópolis, que participaram do 5º Concurso de Cartazes Contra a Homo-lesbo-transfobia e Heterossexismo nas Escolas, promovido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Departamento de Antropologia da UFSC.

O computador pode substituir o professor?

Num mundo onde até o ser humano vai sendo robotizado na sua máxima capacidade, as coisas acontecem gradualmente. Será que um professor pode ser substituído por um robô? Segundo o educador indiano Sugata Mitra, “se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”.

Divulgar conteúdo