internet

Geração Z

Características e perspectivas de uma juventude que conhece a internet desde a infância.

Professor, pai/mãe, amigo/a ou google?

 

Como eu desliguei a TV há três anos e nunca mais liguei

Ao assistir este documentário (via youtube ;-) resolvi fazer este post, pois acredito que várias pessoas desejem intimamente fazer o que eu e minha companheira fizemos, mas ainda falta aquele empurrão inicial.

"Eu quero entrar na rede, promover um debate": Música de Gilberto Gil - Pela Internet

Parafraseando o nosso querido Chacrinha "Quem não se comunica se trumbica". As redes sociais e a internet tomaram proporções inimagináveis, desde de sua criação. Estar conectado tomou várias proporções e múltiplos sentidos e valores a esse fênomeno foram atribuídos. Pensando nesse "mundo conectado", o que é estar conectado? Estar em rede é apenas conectar-se ao facebook nas horas de entreterimento? Ou é possível dizer que tais redes tornou-se parte constitutiva da sociabilidade juvenil?

Uma escola entre redes sociais - Documentário de Pesquisa

O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, localizado na Região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foram entrevistados professores e estudantes de todos os turnos, que revelaram dinâmicas e conteúdos dos relacionamentos gerados pelo uso das redes sociais, com destaque para o Facebook.

O computador pode substituir o professor?

Num mundo onde até o ser humano vai sendo robotizado na sua máxima capacidade, as coisas acontecem gradualmente. Será que um professor pode ser substituído por um robô? Segundo o educador indiano Sugata Mitra, “se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”.

A internet será invisível no futuro?

Internet? Que internet?

Daqui a 30 anos, não se falará sobre a internet.

Não porque ela terá desaparecido, mas porque, como a eletricidade, será invisível.

Estará nas roupas, nos móveis, nos carros -e tudo e todos estarão interconectados.

A visão da chamada "internet das coisas", que já se desenha hoje, é encampada por futurólogos e por um dos pais da rede, Vint Cerf, atualmente "evangelista-chefe da internet" no Google.Questionado pela Folha por e-mail sobre o futuro da rede, Cerf respondeu com uma enxurrada de previsões.

Curso de comunicação colaborativa!!!

Oi, pessoal

Deixa eu trazer uma notícia muito legal para nós!

A internet é o lugar onde viveremos (?)

Olá, pessoal

Boa tarde!

Aconteceu no mês de janeiro a Campus Party, que é um dos maiores eventos sobre internet no mundo. Lá acontecem vários encontros e palestras e uma delas foi com o Mark Surman, diretor-executivo da Fundação Mozilla. Ela é responsável por um dos navegadores mais usados atualmente, o Mozilla Firefox.

Descolar um emprego com a ajuda das redes sociais

Há alguns anos, a busca por uma vaga de emprego acontecia somente por anúncios feitos pela empresa, seja em jornais, revistas ou na própria universidade, no caso de estágios. Hoje estar conectado é fundamental para a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. A tão sonhada vaga pode surgir por indicação de colegas, recomendação de amigos ou por meio das redes sociais, como o Orkut, twitter, facebook, Linkedin, entre outros.

 

 

Microsoft lança rede social só para professores

A Microsoft desenvolveu uma rede social para conectar professores de todo o mundo. A PIL (sigla em inglês para Parceiros na Aprendizagem), que surgiu como projeto da empresa em 2003, hoje conta com mais de quatro milhões de usuários em 119 países.

Marco Civil da Internet

Olá, Pessoal


Vocês sabem o que é o Marco Civil da Internet?


Nessa semana, seria votado este conjunto de leis que regulamenta o uso da internet no Brasil. É a internet sendo incorporada nas leis e isso caracteriza um reconhecimento dessa dimensão tecnológica para a vida em sociedade.


Primeiro é interessante saber como a legislação brasileira vai conceituar internet:

Maioria dos alunos do estado têm acesso à internet, mas só 10% têm hábito de ler

 

Rio de Janeiro - Pesquisa efetuada pelo Instituto Mapear para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro indica a necessidade de se reforçar os programas governamentais para estimular o hábito da leitura entre alunos da rede pública de ensino no estado. Para o governo fluminense, o histórico familiar explica, em boa parte, o baixo interesse pela leitura entre alunos do ensino médio.

A pesquisa Escolas Estaduais do Rio do Janeiro – Percepções e Expectativas de Alunos revela que 92% dos estudantes do ensino médio da rede estadual estão conectados à internet, mas o hábito de ler não faz parte da vida deles. De modo geral: 14% dos 4 mil alunos consultados disseram não ter lido nenhum livro nos últimos cinco anos. Um livro foi lido no período por 11% dos estudantes; dois ou três livros por 26% e quatro ou cinco livros por 17%.

Juventudes Conectadas: tamujuntoemisturado

Ontem, dia 15 de março de 2012, realizou-se o seminário Juventudes Conectadas falando sobre as práticas e possibilidades juvenis no mundo virtual. Com debatedores de diferentes projetos, mostrou-se as dificuldades enfrentadas para garantir conexão de uma forma geral e os prós e contras de estar conectado em um ambiente vigiado, onde as diferenças entre público e privado são cada vez menores.

Divulgar conteúdo