Redes Sociais

Jovem criador de "Bode Gaiato" que já atrai 4 milhões de seguidores prestará ENEM e espera questões sobre redes sociais

Quem nunca se deparou com os divertidos quadrinhos de Bode Gaiato e compartilhou em seguida para seus amigos se divertirem também?! É com essa fama popular que o jovem pernambucano Breno Melo, de apenas 21 anos já conta com uma legião de fãs em sua página de humor no Facebook.

Por que tanta exposição?

Conexão Futura 28/03/2013

Debate com:

Edson Luiz Correia (Coordenador do Curso de Fotografia da Universidade de Caxias do Sul)

Bruno Lira (Estudante de Publicidade - RJ)

Paulo Carrano (Professor da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro)

 

Redes Sociais - Uma nova Educação é possível?

NÃO SE TRATA DE SABER O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, MAS SIM, O QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM FAZER PELA EDUCAÇÃO

A ilusão das redes sociais

 

O narcisismo, a superficialidade e o distanciamento, entre outras características das relações virtuais, formam pessoas cada vez mais individualistas e egoístas

Por Dulce Critelli — publicado na edição 81, de novembro de 2013

Vídeo faz reflexão sobre a nossa vida virtual

O que seria de nós hoje em dia sem a tecnologia? Mais que relações de trabalho, busca de informação, praticidade e agilidade, as tecnologias se infiltraram na nossa vida social. Não apenas nas nossas relações com o mundo, mas na relação de cada um com si mesmo.

Uma escola entre redes sociais - Trailer do Documentário

Trailer do Documentário de Pesquisa: Uma escola entre redes sociais (2 minutos)

Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF - FAPERJ

Assista ao filme completo (22 minutos)

Uma escola entre redes sociais - Documentário de Pesquisa

O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, localizado na Região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foram entrevistados professores e estudantes de todos os turnos, que revelaram dinâmicas e conteúdos dos relacionamentos gerados pelo uso das redes sociais, com destaque para o Facebook.

Manuel Castells - Por um Brasil que desconhecemos

Manuel Castells, sociólogo espanhol, explica a dinâmica dos movimentos sociais e analisa, de forma comparativa, as manifestações atuais no Brasil. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2013.

Fonte: Fronteiras do Pensamento

Facebook está ameaçado?

Facebook está ameaçado por gangorra das redes sociais

Em janeiro de 2007, um consultor chamado John Barrett escreveu um artigo dizendo que o MySpace (então a rede social do momento) era imbatível, um "monopólio natural" com futuro brilhante.

O artigo repercutiu no "Guardian", um dos jornais mais respeitados do mundo. Hoje, o site, que chegou em 2006 a ser maior que o Google em número de acessos, é irrelevante.

Orkut completa 9 anos: alguém ainda lembra dele?

O Orkut, a primeira rede social do Google, completou nove anos nesta quinta-feira (24). Criada pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social esteve no topo no ranking de acesso das redes sociais brasileiras, durante muitos anos como o serviço mais acessado da sua categoria, mas perdeu espaço para o Facebook, que agora detém a liderança no segmento no país.

Perigo nas redes sociais

E a Bélgica provou que a Internet pode mesmo ser um perigo. É o que mostra o Outro Olhar. A produção é da Federação Belga do Setor Financeiro.

***

Pergunta EMdiálogo! E, você, quais cuidados toma com as informações que publica nas redes sociais?

Kuarup. Xingu, a aldeia global

Carta Capital/Sociedade

Cynara Menezes

Redes Sociais na Escola

 

Redes sociais na escola: circulação de conteúdos

Qual seria o papel das comunidades virtuais nas escolas? Esta pergunta ainda é colocada por inúmeros gestores, que mostram preocupação ou insegurança em relação ao uso de ferramentas colaborativas em seus programas pedagógicos.

Redes sociais nas escolas: proibir ou liberar?

Nas escolas públicas de São Paulo é lei: o uso de telefones celulares nas salas de aula está terminantemente proibido. Mas do outro lado dessa história, alguns professores do ensino privado inovam e até incentivam o uso desses aparelhos e até das redes sociais em suas aulas.

"O aluno pode usar o celular, desde que seja para aprender", diz o professor Mario Galvão. "A escola também precisa saber que, hoje, o uso desses aparelhos é importante".

Redes sociais, as novas parceiras de estudo

Divulgar conteúdo