Santa Catarina no Pacto/EM

Espaço interativo para formadores, orientadores de estudo e professores participantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina...

Projetos interdisciplinares

Formação de Professores do Ensino Médio

Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza

Caderno Linguagens - CEUP/FLORAÍ-PR

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO IV (Linguagens) – ETAPA II, P. 21

Leila Bortoluzzi-professora de Língua Portuguesa e Inglesa

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

Foi realizada pesquisa com os alunos do 1º ano “B” do matutino, do Colégio Estadual Urbano Pedroni, para verificar as práticas de linguagens mais utilizadas por eles em seu dia a dia e pudemos observar que as mais comuns são: Internet ( facebook, whatsap, ) músicas, dança.

CEUP FLORAÍ -Caderno Linguagens

QUESTÃO 2 PÁGINA 21

Cursista: Anair Aparecida Celoria

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

Reflexão e ação 1 - Caderno Linguagens - CEUP/FLORAÍ

QUESTÃO 2 PÁGINA 21
Cursista: ANGELA MARIA MATERA 

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

CEUP/FLORAÍ-PR- Prof. Angela Mateira Patrício

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

Reflexão e ação / LEILA DAIANE CONTI- Linguagens

Reflexão e Ação – Caderno IV etapa II

Leila Daiane Conti

CEUP DE FLORAÍ E SUA CAIXA DOS SONHOS- PACTO 2015

 Cursistas: Rozeli Sfordi, Thereza Casarini e Regiane Liash

Caixa dos Sonhos - CEUP /Floraí-PR

Nossos alunos da 2ª série A, do Colégio Est. Urbano Pedroni, de Floraí, tiveram uma experiência diferente na manhã desta quinta-feira 03/09/2015. Com a coordenação das professoras  Rozeli Sfordi, Theresa Casarini e Regiane Liasch, que por meio de uma atividade relacionada ao Pacto 2015- (PNEM ), os mesmos participaram de uma interessante atividade chamada       " Caixa dos Sonhos".

COLÉGIO URBANO PEDRONI- reflexão e ação do caderno 2-etapa 2

ROZELI APARECIDA SFORDI Última edição: quinta, 10 Set 2015, 15:03
ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS – Pág. 18
Reflexão e ação I – 

PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR- PROJETO ÁGUA EM FOCO.

ATIVIDADE COLETIVA DO CADERNO 3  ETAPA II - CIÊNCIAS HUMANAS - PÁGINA 41

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
COORDENADORIA REGIONAL METRO I- NOVA IGUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

FORMADORA REGIONAL: VERA LUCIA PEDRA CLÍMACO MENDES
ORIENTADORA DE ESTUDO: KÁTIA CAVALCANTI VASCONCELOS DE SIQUEIRA

O QUE IMPEDE DE TRABALHARMOS EM UMA MESMA DIREÇÃO?

O QUE IMPEDE DE TRABALHARMOS EM UMA MESMA DIREÇÃO?
A matemática é um meio de conhecimento muito abrangente, quando se relaciona com as outras áreas de conhecimento.

Ideal estético na visão dos jovens.

A busca pelo corpo perfeito,tem feito muitos jovens réfens do uso inadequado de medicamentos para emagrecer.Na atualidade, a  magreza  é vista como porta de entrada para oportunidades de emprego e sucesso.Cabe a escola o papel de criticidade quanto ao tema, já que enfrentamos estes problemas,com aluno(a)s que apresetam distúrbios emocionais,bulimia e de exclusão social.Aulas bem planejadas, palestras com nutricionistas e psicológos, e a prática de esportes.

A matemática e o nosso cotidiano.

Questão: página 42, nº 5. caderno V da II etapa.
   Para contribuímos com uma formação humana integral, a escola deve cumprir sua função social na construção do conhecimento. A escola deve adotar uma abordagem pedagógica coerente que respeite e valorize as individualidades e as dificuldades, superando desafios, procedendo com escolhas de técnicas, estratégias e atividades com objetivos claros que integrem o conhecimento científico com a realidade.

O ensino da matemática.

Etapa II - Caderno VAÇÕES E REFLEXÕESQuestão: página 14, nº 1.

Caderno III

Poesia

Só fiquei
Só farei

Estou perdido entre tantas vozes,
Que me sinto só
Embora haja diversas pessoas
Mas......... só fiquei
Em um mundo só
O meu mundo
O mundo da solidão

Fico perdido no meu silêncio
Embora haja tanto barulho com vozes
Que dizem a, b, c, tentando dar sentido
A alguma coisa no meu pensamento
São muitas palavras
Muitos sons
Muita conversa

Então me fecho no meu silêncio,
No silêncio da minha solidão

Maternidade na Adolescência

Maternidade na Adolescência

   O tema maternidade na adolescência é muito amplo, polêmico e ultrapassa o conteúdo estrito da área científica, tanto que é um dos temas transversais presentes nos PCN.

CURRÍCULO: COMPROMISSO COM A REALIDADE

A escola deve primar por um ensino que contemple o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.
                  Nesta perspectiva, o currículo deve ser revisto para que o que se diz no artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio se efetive  (“Integração entre educação e as dimensões  do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base de proposta de desenvolvimento curricular”).

REVITALIZAÇÃO DO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA: Explorando a reciclagem e reutilização de materiais – Pets, pneus e caixotes.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “VIRGÍLIO VÁRZEA”
25ª GERED- MEFRA/ SÃO BENTO DO SUL

REVITALIZAÇÃO DO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA: Explorando a reciclagem e reutilização de materiais – Pets, pneus e caixotes.

PROFESSORES PARTICIPANTES/ DISCIPLINAS

NÃO ÀS DIFERENÇAS DOS DESIGUAIS

 

MÓDULO I - ETAPA II - PÁGINA 13

Divulgar conteúdo