Reflexão e ação 1 - Caderno Linguagens - CEUP/FLORAÍ

QUESTÃO 2 PÁGINA 21
Cursista: ANGELA MARIA MATERA 

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO IV – ETAPA II, p.21.

De acordo com levantamento feito com os alunos do 3º B do período noturno, do colégio Estadual Urbano Pedrone, aplicando as práticas de linguagens, verificou-se que a utilização maior entre eles são; Whatsap, facebook, músicas, desenhos e messenger, mas ficou bem claro que o Watsapp é o mais prático e rápido e utilizados com maior frequência entre eles. De acordo com o que pudemos observar temos que trabalhar com os mesmos aulas diferenciadas buscando atingir sua formação integral. Diante do exposto a linguagem se dá como elemento mediador. Aprendemos também que cada situação vivenciada, devemos buscar alternativa nas relações sociais para inserir os educando em cada situação de linguagem que eles utilizam. Diante dessas práticas aplicadas como instrumento de aprendizagem no âmbito escolar e para fins educativos torna a aula mais atrativa e muitos alunos que talvez não participariam de outra forma, através desse instrumento desenvolve partes das atividades propostas, podendo melhorar a cada momento.
Para eles a linguagem em geral é uma forma de socialização no ambiente escolar, explorando os diversos campos da aprendizagem, podendo atingir os direitos da aprendizagem e a formação humana integral. Acredito que as práticas de linguagem podem ser mobilizadas como ensino e aprendizagem e abrange todas as áreas de conhecimento, contemplando a pluralidade de práticas e valores socioculturais entre outros.