Formação de Professores do Ensino Médio
Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza
O tema desse recorte é o ensino de ecologia e suas principais áreas de pesquisa. Atualmente, a ecologia é um dos temas de grande ênfase no ensino médio e fundamental , em função dos documentos produzidos para a reforma do ensino médio e fundamental. Gerador de práticas educativas diversas com objetivos diferenciados, a ecologia tem uma riqueza de temas para trabalhos de investigação na didática da biologia e também podendo ser usada interdisciplinarmente. Nesse artigo as categorizações das diferentes abordagens da ecologia também são levantados como foco de discussão entre a prática do grupo interdisciplinar.
A Ecologia é uma ciência que pode ser considerada recente. Sua origem dada de 1866, ano que o biólogo Ernst Haecker formalizou a Ecologia. Como qualquer área do conhecimento científico está influenciada por necessidades ideológicas de diferentes grupos em diferentes épocas. Atualmente a sociedade fala em Ecologia, derrama seus jargões em função de interesses específicos e redireciona os caminhos da ciência .Sendo uma ciência recente , seus conceitos estão em constante discussão e reformulação. Se as modificações dos conceitos, métodos e teorias ocorrem também por pressão social. O aparecimento da ecologia no ensino não é diferente.
A bióloga e socióloga Rita Mendonça é uma divulgadora no Brasil de uma nova metodologia de educação ambiental, a biologia acredita que o professor deve explorar a natureza com os alunos e compartilhar com eles suas impressões. Ela acredita que seria a uma das formas de resolver os problemas ambientais.
Já tivemos várias experiências em projetos de interdisciplinares sobre reciclagem juntando biologia, matemática e artes, envolvemos alunos e pais terminando com uma exposição muito significativa e pensando nessa temática : a Ecologia por ela ser muito atual e abrangente , sendo que essa temática tem uma abordagem por problematização da realidade, faremos com que os alunos faça uma investigação e estudo da realidade. Pensamos em Biologia, para estudar os ecossistemas ambientais e o benefício de ter árvores para amenizar o clima, atuando como um regulador térmico, favorecendo um clima mais ameno , diminuindo os efeitos da poluição e melhorando a qualidade da atmosfera. Química investigar poluentes do ar comparadas à cidades com área verde. A matemática confeccionar gráficos e tabelas de porcentagem representando a diminuição do espaço verde nas cidades. Português iria colaborar com pesquisas de poemas feitos enfatizando o verde e talvez elaborados pelos próprios alunos e a geografia demonstrando os tipos de vegetação que nossa região vem perdendo ano após ano, realmente ficará um projeto muito rico e bem investigado.
E como o outro projeto terminou com uma feira de projetos científicos, acreditamos que esse projeto iria muito contribuir com nossa comunidade.
Professores colaboradores:
Kelly Cristina Souza e Silva
Eduardo Garcia Horchel
Elizana Correa
Vinícius Vieira de Souza