PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR- PROJETO ÁGUA EM FOCO.

ATIVIDADE COLETIVA DO CADERNO 3  ETAPA II - CIÊNCIAS HUMANAS - PÁGINA 41

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
COORDENADORIA REGIONAL METRO I- NOVA IGUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

FORMADORA REGIONAL: VERA LUCIA PEDRA CLÍMACO MENDES
ORIENTADORA DE ESTUDO: KÁTIA CAVALCANTI VASCONCELOS DE SIQUEIRA

Professores participantes: Diogo de Oliveira Santos, Diogo Dias de Paula Muniz, Elaine Casanova dos Santos, Elizabeth de Jesus Seixas Salgado, Elizabeth Rosa Terra, Fabio Guerra Sanches, Felipe Marinho de Oliveira, Gilson de Souza Gomes, Ilda Cidalia Soares Pereira, Maria da Penha Soncin Neto, Milton Lemos de Moraes, Moacyr Alex da Cruz Porto dos Santos, Queila Denevitez da Silva, Rosemeire Martins Sperli, Sandra Regina Ferreira de Moraes, Tatiane de Aguino Freitas, Vanessa Pereira Cascardo, Walderlan Belisário da Silva.

“Reconhecendo valores: Cuidar do eu, do outro e do mundo.”
  
PROJETO : Água em foco.

Publico Alvo: Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual São Jorge. Município de Nova Iguaçu. Estado do Rio de Janeiro.

RESUMO
Diante da eminente ameaça da falta de água decorrente da influência das ações humanas, tanto governo quanto a sociedade devem em conjunto adotar estratégias no sentido de reverter esse processo através de um trabalho de conscientização sobre a preservação, o uso e desuso da água. O projeto pedagógico Água em foco será desenvolvido na escola e realizado de forma interdisciplinar buscando assim, a participação ativa dos alunos, a fim de que os mesmos se tornem agentes de sua aprendizagem, além de auxiliar na realização da função social da escola, à medida que o conhecimento seja transmitido para toda a comunidade escolar e entorno. O projeto será dividido em três etapas: Apresentação – Desenvolvimento – Culminância e Avaliação. Cada turma desenvolverá um subtema escolhido pelos alunos e professores de acordo com seus interesses e de forma conceitual, procedimental e atitudinal. A culminância do projeto será através de uma Feira Cultural apresentada à comunidade escolar, com  stands para exibição de vídeos, painel fotográfico, reportagens, experimentos, desenhos, produção de textos, criação de folders e maquetes. Além de músicas, danças, palestras e dramatização (esquetes). A participação, empenho e o envolvimento das turmas e da comunidade escolar servirão para avaliar o projeto e seu potencial de promover mudanças sutis ou significativas na realidade local. Os alunos também serão avaliados pelo grau de desempenho, com pontos (2.0) que serão atribuídos a nota final do 2º bimestre.

JUSTIFICATIVA
O Colégio Estadual São Jorge (com 14 turmas de Ensino Médio e 14 de Ensino Fundamental) está inserido na região metropolitana do Rio de Janeiro, município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Fica no  Bairro de Vila Operária, onde socialmente, boa parte dos moradores pertencem a classe baixa ou média baixa. Nossos alunos são filhos, em sua maioria, de operários, empregados domésticos, serventes, desempregados, vigias, faxineiras, ambulantes, comerciários, entre outros.
Nossa população sofre com os problemas do precário abastecimento de água tratada, costumeiros vazamentos dos encanamentos que conduzem a água até as residências, falta de abastecimento em algumas ruas, falta de saneamento básico, vazamentos de esgotos ou falta dele em algumas ruas, contaminação da água pelas enxurradas que ocorrem no final do verão, poluição do rio que corta o bairro, o Rio Botas, e frequentes inundações.
Os educadores da Escola Estadual São Jorge, conscientes do papel que têm como formadores de opiniões estão também preocupados com a realidade da água no nosso país e principalmente no nosso município.   Foi pensando nisso que nossa unidade escolar sentiu a necessidade de desenvolver através de seu Projeto Político Pedagógico um tema de conscientização e sensibilização diante dos problemas de nossa comunidade, reconhecendo seus valores, suas necessidades, suas responsabilidades, levando para dentro da comunidade escolar a importância da sustentabilidade, da preservação e o não desperdício dos recursos hídricos. O Projeto Água em foco será desenvolvido por todos os alunos e professores, onde serão refletidos e discutidos diversos subtemas relacionados a essa questão. Sua aplicação visará sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um multiplicador de conhecimentos) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. De modo que, o conhecimento adquirido, através de estudos realizados, leve alunos e professores a aplicarem os novos conceitos junto à comunidade, alterando, assim, de forma consciente os hábitos já inseridos no nosso dia a dia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma das maiores preocupações da humanidade hoje é em relação à água, principalmente a escassez desse bem indispensável para a vida na Terra. Embora grande parte do planeta seja coberto de água, só uma mínima parcela está disponível para a população e é ai que surge outros problemas como o desperdício e a poluição, causados pelas ações humanas. A água é um dos recursos da natureza mais importante para os seres vivos e existência do planeta Terra. Ela se encontra em todos os lugares, até mesmo dentro do homem, pois somos constituídos de 70% de líquidos. Porém este recurso está ameaçado de escassez, criando uma preocupação e disputa em todo o mundo, pois muitas localidades não tem acesso à água potável necessária para sua sobrevivência.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. As maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades. Assim, a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira e os seus efeitos já podem ser observados em diversas regiões do país.
Segundo dados da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.        
A CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos)  do Estado do Rio de Janeiro acredita que a crise hídrica no Sudeste servirá para mudar maus e antigos hábitos, como usar mangueiras para regar jardins e lavar calçadas. Esses detalhes fazem uma diferença enorme na conta d´água.
Tão ou mais importante que a questão da quantidade de água disponível é a qualidade, pois a poluição causada pelas ações humanas tem transformado a parte da água doce disponível imprópria para o consumo, o acesso, o uso dessa água, o desperdício desse bem vital, proveniente da falta de ações conscientes da população de forma geral.
Diante deste quadro encontramos os seguintes problemas:
 Má distribuição de água em todo o planeta.
 Cultura do desperdício o mau aproveitamento da água, no nosso estado e principalmente no nosso município.
 Falta de conscientização diante de crise d’água que o planeta enfrenta.
 Poluição exagerada das águas causadas por agrotóxicos, lixo, esgotos, etc.

Esse tema acaba se inserindo de forma bastante relevante dentro do nosso projeto maior, Reconhecendo valores: cuidar do eu, do outro e do mundo, no sentido de estarmos inserindo em nossos alunos valores como a preocupação não apenas consigo, mais com o próximo e com o futuro de nossa humanidade.
Com isto, pretendemos desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais, levando os mesmos a reconhecer a importância da água na nossa vida e as consequências pelo seu mau uso, além de compreender a importância da coleta e tratamento da água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
Seguindo as orientações das DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), esse projeto promoverá a integração ( nas dimensões do Trabalho, Ciências, Tecnologia e Cultura) das diversas áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, considerando os princípios: Trabalho, Pesquisa, Direitos Humanos e Sustentabilidade socioambiental, possibilitando  o alcance da meta da formação humana na sua totalidade, além do reconhecimento e valorização do nosso estudante no contexto de suas diversidades.(Brasil,2014).

OBJETIVOS GERAIS:
 Promover a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos, revertendo à situação de degradação dos rios de nossa região.
 Favorecer a reflexão sobre os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
 Perceber as interferências negativas e positivas das ações antrópicas sobre a natureza, a partir de sua realidade local.
 Promover a interdisciplinaridade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Abordar sobre a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico.
 Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica.
 Enfatizar o entendimento de que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e do perfeito funcionamento de seu ciclo.
 Propor métodos para evitar o desperdício da água a partir de uma conscientização que a água potável é um recurso limitado e não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
 Identificar doenças causadas pela água por meio da poluição.

DURAÇÃO: Fevereiro a Julho de 2015. O subprojeto será dividido em três etapas: Apresentação – Desenvolvimento – Culminância e Avaliação.

METODOLOGIA
1ª ETAPA - APRESENTAÇÃO
O projeto ÁGUA EM FOCO será apresentado à comunidade escolar, no inicio do ano letivo, primeira semana de aula.
Atividades de Sensibilização - Onde cada turma será motivada, pelos professores a elaborarem uma proposta de uso consciente da água, que será apresentada a comunidade escolar, na semana da água.(16/03 a 22/03). Além disso, criarão uma hashtag (#aguaemfoco), com um logotipo de escola e do projeto que o promoverão nas redes sociais. No Dia Mundial da Água (22/03) a hashtag (#aguaemfoco) será  compartilhada nas redes sociais, por toda comunidade escolar.

2ª ETAPA  - DESENVOLVIMENTO
Atividades de Pesquisa - Cada turma pesquisará e desenvolverá um subtema orientado por um grupo interdisciplinar, composto por três professores de áreas diferentes. Os professores orientadores deverão elaborar juntamente com a turma seu subprojeto de acordo com seus interesses e de seus alunos, de forma conceitual, procedimental e atitudinal. (23/03 a 09/04)
Preparação da Feira Cultural - Após a etapa de pesquisa, passaremos para etapa de elaboração de estratégias para apresentação do subtema a comunidade escolar, em nossa Feira Cultural. ( 10/04 A 25/06). A Feira Cultural está planejada para o dia 26/06/2015.

 

3ª ETAPA - CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO FINAL
Cada subtema desenvolvido pelas turmas será apresentado à comunidade escolar numa culminância ou Feira Cultural, através de stands com vídeos, painel fotográfico, reportagens, experimentos, desenhos, produção de textos, criação de folders e maquetes. Além de músicas, danças, palestras e dramatização (esquetes). Todos realizados pelos alunos sob a orientação de seus professores. .(26/06)
A participação, empenho e o envolvimento das turmas e da comunidade escolar servirão para avaliar subprojeto e o seu potencial de promover mudanças sutis ou significativas na realidade local. Os alunos também serão avaliados pelo grau de desempenho, com pontos (2.0) que serão atribuídos a nota final do 2º bimestre.

SUGESTÕES DE SUBTEMAS INTERDISCIPLINARES:

Ciências Humanas ( História, Geografia, Sociologia, Filosofia):
• Crise hídrica na Região sudeste. (Geografia/Sociologia/Biologia/Matemática)
• Importância da água ao longo da história. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Filosofia)
• Brasil e a escassez da água. (História/Geografia/Biologia/Sociologia/Filosofia)
• Documentários sobre os recursos hídricos de nossa região ( Rio Botas). (História/Geografia/Biologia/Sociologia/Filosofia/Artes/Português)
• Geografia da água na Brasil e no mundo. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Matemática)
• Painel fotográfico sobre os efeitos da poluição do Rio Botas. (História/ Geografia/Biologia/Artes/Sociologia/Português)
• Entrevistas com moradores da localidade. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Português)

Ciências da Natureza ( Biologia, Química e Física):
• Água, saúde e qualidade de vida. (Biologia/Português/ História/ Geografia/ Sociologia)
• Ciclo da água. (maquetes). (Biologia/Artes/Químico/Física)
• Água e alimentos. (Biologia/Educação Física/Química/Física/Matemática)
• Importância da água para o metabolismo. (experimentos). (Biologia/Artes/ Química/Física/Educação Física)
• Água e energia. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Usinas Hidrelétricas. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Impactos causados pela poluição do Rio Botas. (Biologia/Artes/Química-Física/Português)
• A questão do desperdício de água. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Desmatamento e influência nos mananciais. (Biologia/Artes/Química/Física- Português/História/Geografia/Sociologia)
• Poluição das águas. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/Sociologia)
• Dessalinização. (Biologia/Artes/Química /Física/História/ Geografia/ Sociologia)
• Desequilíbrio Ecológico provocado pela poluição. (Biologia/Artes/Química/ Física/História/Geografia/Sociologia)
• Tratamento do Esgoto. (Biologia/Artes/Química/Física/História/Geografia/ Sociologia)
• Contaminação da água. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/ Sociolo-gia)
• Poluentes persistentes. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/Sociologia)
• Biomagnificação trófica. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/ Sociolo-gia)
• Doenças causadas por agentes biológicos na água. (Biologia/Química/ Física/ História/Geografia/Sociologia)
• Estação de Tratamento de água ( ETA - Guandú). (Biologia/Artes/ Química/ Física/Geografia/Sociologia/Português)

Linguagens (Língua Portuguesa, Língua estrangeira, Artes e Educação Física):
• Composição de Músicas, Poesias, Crônicas. ( sobre a Água e Planeta Água).
(Português/Artes/Biologia/Matemática)
• Releitura do livro cujo tema envolve a seca e a questão da falta de água em certas regiões do Brasil. (Por exemplo: Vidas Secas  de Graciliano Ramos).
(Português/Literatura/Artes/História/Geografia)
• Produção textual (Cartas para a comunidade local alertando sobre a questão do desperdício e da importância da economia de água). (Português/Artes/ Matemática/Biologia)
• Tradução de músicas que falam da água em inglês.  (Português/Artes/Inglês)
• Produção de textos sobre o desperdício de água em inglês ou espanhol.
(Português/Artes/Biologia/Inglês/Espanhol)
• Criação de folders sobre o problema da crise hídrica. (Português/Artes/ Matemática/Biologia/Geografia/História)
• Elaboração do roteiro para dramatização. (Português/Artes/ Biologia/ Geografia/História)
• Relação entre consumo de água e atividade física. (Português/Matemática/ Biologia/Educação Física)
• Criação de animação, histórias em quadrinhos, desenhos. (Português/Artes/ Matemática/Biologia)

Matemática:
• Jogos matemáticos (pular casas, enigma, memória e outros) como os temas: água e desperdício, água e suas reservas, água e formas de economizar,  etc.(Matemática/Biologia/Química/Geografia/Português/Artes/Sociologia)
• Análise da conta de água da residência e na escola. (Matemática/Física/Biologia/Português/Sociologia)
• Análise do consumo de energia elétrica e sua relação com o consumo de água. (Matemática/Biologia/Física/Português/Sociologia)
• Estatísticas sobre a crise hídrica no Brasil e no Mundo. (Matemática/Biologia/História/Geografia/Português/Sociologia)
• Elaboração de planilhas analisando o consumo médio de água, por período de 12 meses. (Matemática/Português/Artes/Biologia/Sociologia)
• Cálculo do desperdício de água por metro cúbico ou por litro. (Matemática/Português/Física/Artes/Biologia)
• Relação entre a captação da água de chuva e economia de dinheiro. (Matemática/Português/Física/Artes/Biologia/Química)

REFERÊNCIAS

• BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa II - caderno I:organização do trabalho pedagógico no ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
•  CEDAE- O Esforço coletivo para espantar a crise hídrica-. Disponível em <http://www.cedae.com.br/ >em 09 de abril de 2015.
• CETESB- Águas Superficiais –  O problema da escassez de água no mundo.  Disponível em <http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais /37-O-Problema-da-Escassez-de-%C3%81gua--no-Mundo>.Acesso em 09 de abril de 2015.
• LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando – Biologia Hoje. 2ª ed.- São Paulo: Editora Ática, 2013.
• SANTOS. Edijane Gomes dos - Projeto A água nossa de cada dia Educar. Disponível em <http://falandodeamigosefamilia.blogspot.com.br/p/projeto-pedagogico-agua-nossa-de-cada.html.> Acesso em 11 de abril de 2015.

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Esse projeto está em andamento. A culminância e avaliação final será em junho.

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