Porta Aberta

Quem são os jovens privados de liberdade em nosso país? Qual o seu perfil socioeconômico e educacional ? Quem são os adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas? Eles tiveram acesso à educação antes, durante e após o período de privação ou restrição de liberdade?

Você já parou para pensar na realidade desses sujeitos?

Venha dialogar com a gente para qualificarmos o debate acerca dessa  temática ainda desconhecida por muitos e que precisa da atenção do poder público e do envolvimento dos sujeitos que atuam nos sistemas Socioeducativo e Penitenciário.

Rádio Livre prepara presos para o Enem

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Interno da Fundação Casa é finalista de concurso nacional de poemas

Jovem de 17 anos cumpre medida por tráfico; é sua terceira passagem.
Ele disputará a final com 37 alunos de escolas públicas de todo o país.

Vanessa Fajardo - G1

E.E. Jovem Protagonista / Centro Socioeducativo - Filme-carta

Produção:
Material produzido pelas escolas

Categoria do Vídeo
Filmes-carta: 

Escola:

EE Jovem Protagonista/Centro de Reeducação Social
Cidade:
Belo Horizonte-MG
Regional SUL-SUDESTE

Fonte: Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos

A LASTIMÁVEL SITUAÇÃO DOS PRESÍDIOS BRASILEIROS

Diversos países da América Latina, dentre os quais o Brasil, vem apresentando, nos últimos anos, altas taxas de encarceramento. O número cada vez maior de indivíduos reclusos tem sido acompanhado de um crescente sucateamento do sistema prisional, o que prejudica sensivelmente as condições mínimas adequadas para atender aos requisitos da tutela de presos ou de cumprimento de penas nos termos das exigências legais e estabelecidas em convenções internacionais.

Justiça interdita parcialmente o "Complexo do Pomeri", em Cuiabá

Educadores debatem melhorias da oferta de ensino no Sistema Socioeducativo

 

Educadores debatem melhorias da oferta de ensino no Sistema Socioeducativo
Construir uma proposta curricular para o Sistema Sócioeducativo voltada para as necessidades dos estudantes, bem como fortalecer os professores para a oferta da educação com qualidade social. Esses são os objetivos do seminário formativo “Práticas Pedagógicas na Socioeducação”. O evento de dois dias teve início nesta segunda-feira (18.11), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cuiabá.

Seduc apresenta Plano de Educação em Prisões na AL

Representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram nesta terça-feira (12.11) à Assembléia Legislativa (AL), o Plano Estadual de Educação em Prisões. Elaborado pela equipe da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e demais instituições, o Plano matogrossense é pioneiro no país.

Começa segunda (18) o Seminário Formativo no Sistema Socioeducativo

Cerca de 80 profissionais da Educação que atuam com o Sistema Sócioeducativo, em Mato Grosso participarão durante dois dias – 18 e 19 de novembro – do  Seminário Formativo "Práticas Pedagógicas na Socioeducação", no Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Cuiabá).

Faculdade de informática em Paris inova em sistema educacional

Faculdade de informática em Paris inova em sistema educacional

O Pensamento é Livre

“O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar?”
Essa frase de Lupicínio Rodrigues lembra que o pensamento é capaz de nos levar a qualquer lugar, ao passado ou ao futuro, com quem quisermos estar.

Todo cidadão deveria saber a importância da educação prisional...

Por que começo meu relato com essa afirmação?  Sou educadora há 15 anos, e este ano tive a oportunidade de conhecer a realidade de jovens privados de liberdade, entre uma minoria que tem acesso à educação dentro da prisão. Segundo os dados da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação (2009), 60% da população carcerária é formada por jovens entre 18 e 30 anos, destes somente 12% completaram o ensino fundamental e 6% o ensino médio.

O impasse da inclusão

Mudança na meta 4 do Plano Nacional de Educação e revogação de decreto de educação inclusiva reacendem debate sobre políticas para alunos com necessidades especiais

sociologia prisional

Queridos, 

Bom dia, segue um link com alguns artigos interessantíssimos.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-20702013000...

Boa Leitura.

 

“Cada país tem o número de presos que decide politicamente ter”

Viviane Tavares

da EPSJV/Fiocruz (29/07/2013)

Para o ministro da Suprema Corte Argentina, Raúl Eugenio Zaffaroni, a redução da maioridade penal é também uma demanda mundial que se relaciona à política de criminalização da pobreza

Auxílio Reclusão (Perguntas Frequentes - Portal da Previdência Social)

Perguntas e respostas frequentes

AUXÍLIO RECLUSÃO

O colega Hugo Meireles divulgou na Rede Terceiro Setor informações sobre o Auxílio Reclusão que nos esclarecem sobre o tema e nos ajuda a pensar sobre. Segue o texto integralmente enviado para o grupo que faz parte da sua Rede.

Auxílio Reclusão

Mato Grosso debate a implementação do Plano de Educação em Prisões

 Cerca de duzentos profissionais ligados a educação e ao sistema prisional matogrossense participam nessa semana do ‘Encontro de Implementação do Plano Estadual de Educação nas Prisões’. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e será realizado no período de 9 e 10 de julho, a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Pantanal, na capital.

Uma pergunta que não pode se calar..

 Bom dia à todos.

 Sou docente em duas escolas, de contextos distintos. Uma regular, e outra em ambiente prisional.

 No início de minha prática na escola prisional, perguntei : O que é esta escola para vocês?

 Depois de muitas respostas, conseguimos concluir em uma frase, aprovada por todos da turma: "Um espaço de liberdade !"

UFF Debate Brasil - Redução da Maioridade Penal

Clique aqui para acessar o vídeo do debate.

Debate sobre a redução da maioridade no penal realizado no dia 29/05 no UFF Debate Brasil.

Participação dos professores Paulo Carrano, da Faculdade de Educação e coordenador do Programa Observatório Jovem; e Mônica Paraguassu, do Departamento de Direito Público da UFF.

Fonte: UniTvê/UFF.

Relatório do CNMP sobre Sistema Penitenciário Brasileiro

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