Mato Grosso debate a implementação do Plano de Educação em Prisões

Cerca de duzentos profissionais ligados a educação e ao sistema prisional matogrossense participam nessa semana do ‘Encontro de Implementação do Plano Estadual de Educação nas Prisões’. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e será realizado no período de 9 e 10 de julho, a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Pantanal, na capital.

Durante o evento, os secretários de Educação Ságuas Moraes e de Justiça e  Direitos Humanos, Luiz Antonio Possas de Carvalho, assinarão uma Carta de Compromisso com objetivo  de consolidar as políticas públicas destinadas ao atendimento da população privada de liberdade.  O Encontro terá ainda a participação de Débora Renata de Paiva Cunha Guimarães, do Departamento Nacional Penitenciário (Depen), do Ministério da Justiça.

Hoje, Mato Grosso atende cerca de 2,8 mil estudantes privados de liberdade por intermédio da Escola Estadual Nova Chance, que disponibiliza a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas de aulas  de unidades instaladas em 29 municípios.

“Já vivenciamos o processo de elaboração do Plano e temos de aprofundar as discussões, afunilar as ações conjuntas para esse atendimento. Como já iniciamos um intenso diálogo, nossa perspectiva é ampliar a oferta. Temos diversos municípios interessados na  abertura de turmas. Ainda hoje enfrentamos dificuldades de que a educação seja entendida enquanto um direito do cidadão e o Plano vem justamente nos dar essa garantia”, explica o gerente curricular de Educação de Jovens e Adultos,  Joaquim Ventura.

Ele pontua que ao longo de dois anos Mato Grosso vivenciou a construção coletiva do Plano  Estadual, que hoje encontra-se em análise pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.

Formação continuada,  gestão penitenciária, política educacional e administrativa, além da financiamento e infraestrutura serão tópicos debatidos por  professores da Escola Nova Chance, assessores pedagógicos, formadores dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e diretores de unidades prisionais, durante o Encontro.