Programa de Formação dos Professores do Ensino Médio do Estado do Pará

Prezados professores e professoras,

Apresentamos o Curso de Formação de Professores do Ensino Médio, que compõe a agenda do “Pacto pelo Ensino Médio”, e se constitui como uma das iniciativas de formação e qualificação dos professores que atuam no ensino médio, indicando o investimento em processos formativos estabelecidos por meio da perspectiva de ensino e de uma educação integrada, constituída por processos de caráter interdisciplinar e transversal.O curso de Formação de Professores é uma realização do MEC – Ministério da Educação sob a responsabilidade da SEB – Secretaria de Educação Básica, que vem desenvolvendo programas que contemplam as distintas etapas e modalidades da educação básica, objetivando a melhoria da qualidade do ensino praticado na escola pública. Desta maneira se constituem parceiros nesta ação, o MEC / SECAD / UFPA / GEPTE/Escola do Trabalho, GEPGETE/UEPA, IFPA E UFPA-CAMETÁ e Secretarias de Educação.

 

Esta comunidade tem como objetivo a participação e a socialização das atividades propostas durante a trajetoria e módulos do curso . Dessa forma, poderemos conhecer e compartilhar as experiências vivenciadas durante o  Programa de Formação dos Profesores do Ensino Médio do Estado do Pará.

o jovem como integrante do processo educacional

Muito se é estudado e analisado sobre a modalidade ensino médio, mais a grande questão envolta de todo esse processo seria o conhecimento do principal envolvido, que seria os adolescentes que estudam no ensino médio, e esse não pode ser pensado de forma exclusiva, e separado do processo educacional. As políticas adotadas até agora não pensaram esse indivíduo no seu verdadeiro contexto, causando o que podemos denominar de marginalização educacional.

PANORAMA DA JUVENTUDE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO.

PANORAMA DA JUVENTUDE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO.
Walter Pereira Miranda ¹
Professor de Matemática e Física de Escolas Públicas do Pará
Gestor de Escolas Públicas do Pará
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade del Salvador -Argentina

Avaliação no ensino médio.

A Gestão Democrática e os desdobramentos na prática escolar

Grupo de Estudo coordena evento sobre o ensino médio

Com o objetivo de melhorar o ensino médio nas escolas do estado, a realização do II Seminário Estadual de Formação de Professores do Ensino Médio encerrou nesta sexta-feira, 12, o 3º Encontro Presencial do Programa de Formação dos Professores do Ensino Médio do Pará.

DEMOCRATIZANDO O ENSINO PÚBLICO: desafios para a Gestão Democrática e o papel dos Conselhos Escolares

Este texto é resultante das sistematizações construídas durante o III Encontro de Formação de Formadores Regionais, do Programa de Formação de Professores do Ensino Médio do Estado do Pará e II Seminário Estadual de Formação de Professores do Ensino Médio, realizados na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém/PA entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2014.

II ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO PARÁ

 II SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ocorrerá no dia no dia 12 de dezembro das 8h00 às 13h00 no auditório Profissional da UFPA.

Este evento reunirá professores da rede pública de ensino médio de todo o Estado, que já estão na UFPA desde o dia 10 de dezembro em formação no 3º Encontro Presencial. O evento é organizado pela Escola do Trabalho/Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação- GEPTE/UFPA e a Secretaria Executiva de Educação - SEDUC/PA.

Caderno II - Os jovens na busca de direitos de suas realidades

Pressupondo que uma ação diferente no comportamento, no modo de agir, de acordo com os ditos “padrões” normais da maioria das pessoas, venha em alguns momentos a causar espanto, e um despertar para as novas estruturas sociais que a globalização atraiu. Reconhecer que a busca de uma identidade para se estabelecer como pessoa atuante ao meio social, é o que produz comportamentos não muito reflexivos por parte da juventude atual.

A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O MUNDO DO TRABALHO E A ESCOLA

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ETAPA 1. CADERNO II – O jovem como sujeito do Ensino Médio

A relação dos jovens com o mundo do trabalho e a escola

A RESIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO (RE)CONHECIMENTO DA JUVENTUDE BRASILEIRA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO – PÓLO MARABÁ
O jovem como sujeito do Ensino Médio – Etapa I, Caderno II.

o jovem como sujeito do en.médio

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO
ENSINO MÉDIO
FÓRUM DE DEBATES ETAPA I - CADERNO II
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
E. E. E . M. NOVO HORIZONTE
MARIA MADALENA PANTOJA DA SILVA

Pensarmos o jovem como sujeito do ensino médio, requer questionarmos quem é o jovem que esta matriculado no ensino médio atualmente e deveria ser de fato o protagonista do ensino médio.
Muitas vezes esquecemos que nossos jovens são sujeitos de valores com visões de mundo , com interesses e necessidades

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JUVENTUDE: UM RETRATO DE DIVERSIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

Maria Rejane dos Santos Barreto Barbosa

SEDUC-PA/ POLO MARABÁ

o jovem como sujeito do en.médio

Criar Artigo | Portal EMDiálogo - Ensino Médio em Diálogo

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: compreender para entender as Juventudes.

Boa noite,

 

Segue o meu texto que consegui produzir. Acredito que muito mais temos ainda a falar sobre a instituição escola e as Juventudes presentes no seu âmbito, mas acredito que ao longo da formação, muito iremos discutir e nos embasar teoricamente para que possamos escrever mais sobre a temática.

 

Grata

 

Rosilene Padilha

Pólo Marabá - PA

Ensino Médio: Tensões Entre Seus Atores

Ensino Médio: Tensões Entre Seus Atores

A criatividade a serviço do saber

TEMA: JUVENTUDE E ESCOLA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

TEMA: JUVENTUDE E ESCOLA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Eliene Seabra Aguiar de Brito 

 

Educação é o caminho para o Brasil emergente.

Brasil, país que hoje busca um lugar de destaque entre as grandes nações, mas que ainda engatinha em termo de educação.
Será que esse país tem realmente focado na direção certa para atingir um desenvolvimento econômico social? Infelizmente a educação só ganha destaque em momentos políticos do país, ou quando algo de muito grave acontece em unidades de ensino nas regiões e territórios.

O futuro começa agora

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DO ENSINO MÉDIO
PÓLO MARABÁ

                     
O futuro começa agora

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