Grupo de Estudo coordena evento sobre o ensino médio

Com o objetivo de melhorar o ensino médio nas escolas do estado, a realização do II Seminário Estadual de Formação de Professores do Ensino Médio encerrou nesta sexta-feira, 12, o 3º Encontro Presencial do Programa de Formação dos Professores do Ensino Médio do Pará. Coordenado pelo professor doutor Ronaldo Araújo, do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), o seminário teve a duração de três dias e contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretária de Educação (Seduc) e do Conselho Estadual de Educação (CEE), além de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encontro faz parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um programa que envolve o MEC e as secretarias de educação dos estados, com o apoio da UFPA. O encontro reúne coordenadores pedagógicos representantes das unidades regionais da Seduc, com o intuito de formar e dialogar acerca do ensino médio. Para o professor Ronaldo Araujo, o encontro vai além do caráter profissional. “Este encontro também teve um papel político, de mobilizar a sociedade paraense para o enfrentamento de problemas no ensino no estado, porque a situação do ensino médio paraense é tão complicada e tão ruim que precisa que toda a sociedade se comprometa nesse treinamento.”

Neste terceiro encontro foram realizados diálogos sobre os desafios da construção do currículo do ensino médio por área de conhecimento e uma avaliação dos outros encontros de formação já realizados. Além disso, foram feitos os encaminhamentos e propostas para a etapa seguinte. No último dia de seminário, ocorreu uma mesa com a representante do MEC, professora Maria Madselva Ferreira e o professor Ronaldo Araújo sobre a organização do trabalho pedagógico no ensino médio integrado. O evento contou com a participação de todos os representantes e durou até às 13h.

O Programa – O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programa desenvolvido pelo MEC, onde todos os Estados da Federação se comprometem a realizar um processo de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Visando atingir mais da metade dos professores do país, o programa já conta com cerca de 300 mil professores envolvidos. O MEC desenvolve materiais pedagógicos que servem como instrumentos para promover as discussões dentro das escolas, são considerados cadernos temáticos, abordando assuntos como a organização curricular e a formação pedagógica. No Estado do Pará, o programa está sendo desenvolvido há um ano.

GEPTE – O Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho e Educação existe desde 2001 e reúne pesquisadores, doutorandos, mestrandos, estudantes de graduação e professores da rede pública para desenvolver projetos de pesquisa e extensão na universidade, trabalhando com estudantes bolsistas do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e estudantes do ensino médio. “Temos vários alunos da graduação que vão às escolas de ensino médio, aprender o que é o ensino médio púbico no Brasil, para que quando eles cheguem nas escolas para lecionar, saibam mais, já conheçam a realidade”, explica o professor Ronaldo Araujo, coordenador do Grupo.

Texto: Juliana Maués – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes