DEMOCRATIZANDO O ENSINO PÚBLICO: desafios para a Gestão Democrática e o papel dos Conselhos Escolares

Arquivo:

Este texto é resultante das sistematizações construídas durante o III Encontro de Formação de Formadores Regionais, do Programa de Formação de Professores do Ensino Médio do Estado do Pará e II Seminário Estadual de Formação de Professores do Ensino Médio, realizados na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém/PA entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2014. O objetivo desse texto é apresentar reflexões acerca das categorias conceituais “gestão democrática” e “conselho escolar” e correlacioná-las a uma experiência vivida em uma escola pública estadual de uma comunidade periférica da capital paraense. É importante frisar que as ideias aqui apresentadas, encontram-se em construção, entretanto, sinalizam para a necessidade de desenvolvermos uma “cultura da gestão democrática” e uma “cultura da democracia” no espaço escolar e isso pressupõe a construção de instrumentos dialógicos que respeitem as diferenças e possibilitem a tomada de decisão negociada e fundamentada. Esse é o convite para refletirmos o processo de democratização do ensino público no ensino médio, a partir da Gestão.

Palavras-Chave: Gestão Democrática. Conselho Escolar. Democracia. Democratização do Ensino Público. Escola.