PIBID EMdiálogo: novas experiências do ensino médio pelo Brasil.

 

 

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

 

E você o que tem a dizer sobre  sua ação no PIBID?

 

Conte um pouco da sua experiência!!

 

 

 

Consumismo na adolescência

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização.

Influência da mídia no crescimento do consumismo e na felicidade

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização.

O consumo inconsciente

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

Consumo consciente

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

Nota da ANPEd* sobre o fim dos concursos públicos nas universidades federais, nas recentes declarações do Presidente da Capes

* Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Programa Jovens Talentos para Ciência inscreve até sexta-feira (20)

As inscrições para o Programa Jovens Talentos para Ciência terminam nesta sexta-feira (20). A ação visa preparar os estudantes que queiram participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que financia a iniciativa, do Ciência sem Fronteiras (CsF) ou dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

A formação de um professor crítico

A prof. Maria Aparecida Lima dos Santos é pesquisadora do Grupo Oficinas de História e conta nessa entrevista fornecida ao site Oficina de História sua experiencia do PIBID na licenciatura de história da UFMS.
 

Tags:

Prazo para plano de trabalho PIBID está quase no fim!

ATENÇÃO
O Plano de Trabalho do Pibid Edital 61/2013 deve ser enviado até 21/02/2014, por meio do sistema: pibid.capes.gov.br
Para o preenchimento é necessária a leitura do Manual de Orientações para Execução de Despesas do Pibid - Elaboração do Plano de Trabalho, disponível disponível no site da Capes.

MEMORIAL PIBID UFCG CAJAZEIRAS PARAÍBA

Memórias e trajetórias de uma professora supervisora: experiências e convivências com o PIBID de Língua Portuguesa, na EEEFM Monsenhor Constantino Vieira (Colégio Comercial de Cajazeiras - PB)

      Josefa Maria de Sousa (Josy Sousa)

   1. Introdução

Natal solidário: uma ação inovadora na Escola Pública Costa e silva.

Por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) que possibilita a alunos de graduação a oportunidade de vivenciar a docência em escolas públicas, estamos tendo a experiência de observar os docentes e toda a comunidade escolar da E. E. E. F. M.

Questões Pedagógicas

"Vídeo bem humorado que trata de questões da prática do ensino e a contextualização em sala de aula, vivenciando a realidade e linguagem do aluno em seu contexto cultural. "

Cotidiano na Escola

"A cena apresenta comentários comuns de alunos enquanto resolvem as atividades propostas pelos professores em situações cotidianas na escola como apresentação de trabalhos, provas, entregas de boletins, entre outros.

A partir do trecho é possível refletir junto aos professores os impactos das atividades propostas pelos professores nas percepções e na vida dos alunos.

Contradições

Contradições. 

Curta promovido por uma estudante da Escola Edna May Cardoso, da Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi, Santa Maria - RS, para a I Edição da Olimpíada Filosófica promovida pelo PIBID Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, no dia 09 de novembro de 2012, com a temática "O homem e as tecnologias do século XXI".Curta selecionado para a I Mostra de Cinema Estudantil, realizada na cidade de Santa Maria - RS 

Da rua para lua.

Da Rua pra Lua

      Neste documentário realizado pelo Grupo de Estudos Leitura/ Escrita Filosófica PIBID- UFSM e Colégio Edna May Cardoso, Santa Maria/RS, procura-se mostrar o panorama dos estudos desenvolvidos nas Oficinas e Laboratórios de Estudos, tendo como tema gerador no primeiro semestre letivo de 2012, o "Custo Social do Progresso" e no segundo semestre, o "O Homem e as Tecnologias no Século XXI".

Reflexões e ações sobre a trajetória do PIBID na EEETEPA profº Anísio Teixeira

É de vital importância destacar os relatos e ações ocorridos em minha trajetória durante quase dois anos de atividades de ensino e pesquisa em uma escola de Educação Profissional, refletindo sobre o Ensino Médio Integrado.

PIBID da UFPA: A importância da experiência com o ensino médio integradO na EEETEPA ANÍSIO TEIXEIRA

O PIBID de pedagogia da UFPA é um programa que visa estreitar a relação dos estudantes de licenciatura com o ambiente escolar, proporcionando a oportunidade de vivenciar experiências que provavelmente não teria apenas com as atividades curriculares do curso. Nesse sentido, por meio do programa estive durante esse tempo convivendo e aprendendo diretamente com a equipe diretiva da EETEPA Anísio Teixeira, buscando entender como se dá o cotidiano de uma Escola Técnica de Nível Médio, seus problemas, anseios, propostas, documentos, etc.

As contribuições do PIBID na minha formação enquanto futura pedagoga.

  Ao fazer parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof, Anísio Teixeira, tive a oportunidade de acompanhar a implantação de uma proposta nova e desafiadora como a do Ensino Médio Integrado na escola. Pude sentir o quanto o papel da escola é importante para que se estabeleça efetivamente propostas e reflexões que possam mudar a vida de jovens estudantes, bem como, as dificuldades enfrentadas pela instituição para a materialização deste projeto.

A TRAJETÓRIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA – ETEMB

Este trabalho relata as experiências vivenciadas na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB em Belém do Pará, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, com intuito de analisar a contribuição desse programa para a formação acadêmica do pedagogo.

Fundação Carlos Chagas lança 3ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

A partir de 14/6 a Fundação Carlos Chagas abre inscrições para o prêmio que valoriza quem ensina a ensinar

Divulgar conteúdo