Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos. As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização. Refletem, portanto, as potencialidades e dificuldades dos estudantes em relação à produção de texto.
Consumo consciente
É indiscutível que todos nós estamos ligados ao Consumismo.
Frequentemente somos induzidos a comprar um celular melhor, uma roupa mais cara e até em ter uma aparência imposta pelos padrões de beleza exigidos pela mídia. Propagandas com pessoas bonitas, usando roupas de marcas famosas, desfilando em carros de luxo compram a nossa humildade, fazendo nos achar que ter muito irá nos fazer mais feliz, levando- nos a adquirir algo a mais do que temos. A famosa “OSTENTAÇÃO” nos faz querer ter mais, mostrar que podemos mais causando uma rivalidade entre a gente para ver quem consegue se destacar nesse quesito e com isso compramos além do que realmente necessitamos, consumindo exageradamente e acumulando cada vez mais dívidas.
Penso que deve haver entendimento e reflexão antes de cobiçar tanto alguma coisa:posso ou não comprar? Estou comprando só porque vi alguém usando ou estou comprando porque realmente preciso?
Acredito que devemos nos preocupar com nós mesmos e não com o que está na moda ou algo de valor material e entender que não devo consumir além do que posso.