O PIBID de pedagogia da UFPA é um programa que visa estreitar a relação dos estudantes de licenciatura com o ambiente escolar, proporcionando a oportunidade de vivenciar experiências que provavelmente não teria apenas com as atividades curriculares do curso. Nesse sentido, por meio do programa estive durante esse tempo convivendo e aprendendo diretamente com a equipe diretiva da EETEPA Anísio Teixeira, buscando entender como se dá o cotidiano de uma Escola Técnica de Nível Médio, seus problemas, anseios, propostas, documentos, etc.
É inegável o valor de tais experiências. No período em que estive como bolsista do PIBID pude participar de eventos tanto na escola, como no Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), tais como: oficina de formatação de textos, defesa de dissertação; workshop do grupo para divulgação do trabalho inicial dos bolsistas nas escolas Anísio Teixeira e ETEMB; show de talentos promovido na escola como forma de valorização dos múltiplos talentos dos alunos; caravana da leitura; entre outras atividades.
Sem dúvida, cada experiência foi única, no entanto destaco a importância das oficinas organizadas e ministradas por nós bolsistas como oportunidade de socializarmos o que aprendemos no estudo sobre o Ensino Médio Integrado e apresentar resultados de nossas pesquisas dentro das instituições que estivemos durante o período de vigência do projeto do PIBID.
Outro momento de destaque foi a proposta de que cada bolsista escrevesse um artigo para posterior publicação do livro ao final do projeto, onde estarão todos os artigos dos bolsistas. Este momento nos exigiu maior responsabilidade, estudo e concentração, pois seria nosso primeiro artigo para publicação.
Quanto às contribuições, o PIBID ajudou-me a ver a educação e em particular a educação profissional com outros olhos, com olhos de quem esta inserido no processo, de quem vivenciou, sentiu e percebeu que não são poucos os desafios para que se estabeleça uma educação de qualidade. Mas, também, que apesar de tudo vale apena lutar contra o que está imposto e o que impede o crescimento qualitativo das nossas instituições de ensino. Precisa-se entender, que o problema não é fruto exclusivamente de ações recentes, mas que é histórico e se dá em meio a um processo complexo que exige estudo e perseverança para se buscar a mudança.
Tivemos acesso a documentos, tais como: Projeto Político-Pedagógico (PPP); Planos de Cursos; Regimento; etc. Documentos estes que nos mostram como de fato se organiza uma Escola Técnica de nível médio engajada nos princípios de integração, caso da EETEPA Anísio Teixeira.
A base para nossos estudos foram autores que são referência nas discussões sobre o ensino médio, integração, currículo integrado, educação profissional, etc. Cito: Frigotto. Ramos, Ciavatta, Gramsci, Nosella, entre outros.
O diferencial deste projeto esta no fato de estarmos em contato com escolas técnicas de nível médio, que possuem estruturas totalmente diferente das de educação infantil, por exemplo, que são as quais mais temos contato no período em que cursamos a licenciatura. Com tal diferencial fomos colocados no centro do processo estrutural da escola: que é a gestão, onde se dá grande parte do processo de funcionamento escolar.
Ainda falando de contribuições, podemos citar: ampliação dos conhecimentos acerca do tema ”Ensino Médio Integrado”, elaboração e execução de oficinas, maior rigorosidade para fazer trabalhos acadêmicos, maior entendimento das leituras feitas, disciplina, responsabilidade, discernimento de conceitos que envolvem a educação profissional e o ensino médio, envolvimento em discussões sobre os temas, maior facilidade de expressão, saber trabalhar em equipe apesar das diferenças, entre outras. Não que tenhamos todo o conhecimento sobre ensino médio e educação profissional, afinal a formação é contínua, mas sem dúvida hoje não somos os mesmos que eramos ao entrarmos no grupo de pesquisa GEPTE e no projeto do PIBID.
Tais contribuições poderemos levar para toda vida, pois o conhecimento adquirido por nós através destas experiências não podem ser esquecidas e ressalto que a divulgação do Ensino Médio Integrado por parte de projetos como este, devem ser valorizadas para que a população, os docentes, alunos e demais interessados saibam que esta proposta visa atender a todos de forma igualitária, proporcionar o acesso a ciência, a cultura e ao trabalho, buscando ofertar um ensino em que o sujeito é o centro e que este tenha uma formação plena, onde se integra teoria e prática, saber fazer e saber pensar, rompendo com a dualidade do ensino e com uma visão de ensino voltado a atender somente as necessidades do mercado anulando o direito de escolha do sujeito.
Para concluir, ressaltamos novamente que é de suma importância à continuidade deste trabalho, e que estas experiências, sejam proporcionada a mais estudantes de graduação, não só de pedagogia, mas de outros cursos para que possamos ter profissionais mais qualificados e que “conhecem” de alguma forma o ambiente, estrutura e processo do seu futuro trabalho.
Autora: Daiana Deyse