Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos. As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização. Refletem, portanto, as potencialidades e dificuldades dos estudantes em relação à produção de texto.
Consumismo na adolescência
Os jovens estão consumindo cada vez mais. E muitos deles só para seguir os padrões impostos pela sociedade. Mas afinal, será que eles estão fazendo o certo?
Talvez, ao invés de nos perguntarmos se eles estão certos,deveríamos tentar entender por que fazem isso? Os adolescentes, muitas vezes, agem dessa forma só para serem aceitos num determinado grupo. Uns até exigem de seus pais coisas que eles não tem condições de pagar. Como, por exemplo, seus colegas compraram um tênis que está na última moda, não por necessidade, e sim para serem aceitos por seus amigos. O que pode resultar em dívidas desnecessárias aos seus pais.
Entretanto, o consumismo de certa forma pode levar a esses jovens uma sensação de bem estar, autoestima.
Penso que os jovens têm que manifestarem-se expondo as suas ideias, suas opiniões, ou seja, formar o seu caráter, e não se deixarem ser influenciados por outras pessoas.