Mora na Filosofia

"Eu vou te dar a decisão/Botei na balança/E você não pesou/Botei na peneira/E você não passou/Mora na filosofia/Pra que rimar amor e dor". Monsueto Campos de Menezes é um sambista carioca, morto em 1973. São deles os versos que nos remetem a Heráclito, o filósofo do movimento, da guerra, e da união entre os opostos. Amor rima com dor? Antes de Monsueto, outro sambista um pouco mais lembrado ainda hoje, Noel Rosa, nos dizia: "Mas a Filosofia, hoje me auxilia/a viver indiferente assim". A indiferença da qual Noel falava nos lembra dos filósofos estóicos, que defendiam um ideal de felicidade que passava pela ideia de "apatheia", ou seja, um certo desprendimento em relação às alegrias e às dores do mundo. São dois exemplos do quanto a Filosofia pode estar perto de todos nós - sem a gente se dar conta. Afinal, "Filosofia" é só um nome pra uma coisa que todo mundo já faz naturalmente: pensar! Mas antes de achar que basta elaborar uma ideia complicada e sair dizendo que "filosofou", é importante saber separar as diversas formas de pensar, em especial o senso comum do bom senso. Que tal fazermos isso caminhando ao lado de vários mestres desse que é o campo do conhecimento humano mais vasto e um dos mais fascinantes? Façamos como Sócrates, que começou tudo pelo "susto", convidado a conhecer a si mesmo e saiu pelo mundo a procurar por si através dos outros por meio da arte da boa conversa? Nos vemos na "ágora"!

Centro Luso Brasileiro de Ensino de Filosofia

 

 

 

O objetivo central do CLEF, Centro Luso-brasileiro de Ensino de Filosofia, é o de concentrar os mais diversos materiais didáticos e paradidáticos com temáticas pertinentes ao ensino de Filosofia. É direcionado a graduandos em licenciaturas, licenciados e professores de Filosofia e de áreas afins.

De Masi sobre o Brasil: “A luta de classes dos pobres contra os ricos se tornou a luta dos ricos contra os pobres”

Do DCM
Como mudar essa reestruturação da riqueza?
Pagando impostos –e impostos altos. Na verdade, a maioria das 85 pessoas mais ricas do mundo é formada por ladrões de impostos. Eles sonegam impostos e, quando pagam, o fazem na Holanda, onde são mais baixos.
São pessoas que financiam campanhas eleitorais em barganha por leis que os favoreçam. E isso alimenta o ciclo da desigualdade.
Trata-se de uma luta de classes às avessas?

Jacques Rancière: ¿Qué es el socialismo?

La realidad que vivimos se ha vuelto tan obscena que la crítica se hace demasiado fácil y amenaza inutilidad. Lo que resulta más complicado es formular lo que queremos (y no digamos ya construirlo en la práctica). Afirmar otra idea de la vida colectiva, sin la cual sólo podemos dar vueltas (más o menos cabreados) en el círculo de lo existente.

Jacques Rancière: ¿Qué es el socialismo?

La realidad que vivimos se ha vuelto tan obscena que la crítica se hace demasiado fácil y amenaza inutilidad. Lo que resulta más complicado es formular lo que queremos (y no digamos ya construirlo en la práctica). Afirmar otra idea de la vida colectiva, sin la cual sólo podemos dar vueltas (más o menos cabreados) en el círculo de lo existente.

O ser

 

 

 

O ser só existe quando

O ter tem pouca importãncia

Mas o ser nunca existe 

Pois só o que importa 

É o ter

 

Grupos étnicos.

Es cola de Educação Básica Dr Georg Keller, Joinville SC.

Professora Elliany.

 Levando em consideração a discriminação existente entre muitos jovens, fiz um trabalho com apresentação teatral com os alunos da 3série mostrando costumes culinários e religiosos do branco europeu, o negro africano e o índio brasileiro. O resultado foi muito positivo pois os jovens se entregaram na pesquisa e mostraram o quanto as diferenças e semelhanças os atraíram, podendo perceber a importancia de cada grupo na construção da sociedade. 

 

Entretenimento X Alienação

Entretenimento X Alienação

"Gincana Esportiva e Cultural"- Esporte é ação...e aqui é boa ação!

Na organização das atividades em nossa escola, está inserida a Gincana Esportiva e Cultural que realiza-se na forma do cooperativismo, onde cada participante ao atingir seus objetivos específicos finaliza beneficiando todo o conjunto, esse por sua vez atinge o objetivo geral. A Gincana Esportiva e Cultural envolve no espaço em comum todos os alunos desde as séries iniciais do ensino fundamental até as séries finais do ensino médio. 

Professora Virgínia Fontes diz sobre as particularidades do imperialismo no Brasil

Em entrevista a Carta Maior, a historiadora Virgínia Fontes, que está entre os maiores pesquisadores sobre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, nos disse sobre as particularidades históricas da nossa burguesia, além de dar um panorama sobre a atual condução que os detentores de poder dão à política.

Atividade de step da professora Mara com o Ensino Médio - EEB DR. GEORG KELLER

Aula de step realizada na EEB DR. GEORG KELLER, pela professora Mara Cristina Vieira de Educação Física.

Água potável

A escassez de água potável  tem norteado políticas públicas em diversos Estados do Brasil. Como professora na área do Ensino de Biologia no Ensino Médio cabe proporcionar aos meus educandos o conhecimento sobre a importância da conscientização para a preservação da água potável. De acordo com os preceitos da Educação Ambiental, dentro dos parâmetros legais na Lei 9.795 de 27 de abril de 1999, que institui a Educação Ambiental referindo-se a conscientização coletiva, em relação às questões ambientais, bem como a água.

O aparelho celular na atualidade

INTERAÇÃO COMO FORMADORA DO SER-HUMANO - O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

Alemanha, 1828, uma estranha figura surge nas ruas de Nuremberg. Era um jovem sem expressões definidas, caminhando titubeante como uma criança dando os primeiros passos. Em sua posse, encontrava-se apenas uma carta endereçada ao capitão do exército solicitando a sua aceitação ou, caso não fosse apto, a sua execução. Após algumas inúteis tentativas de comunicação com este jovem, lhe foi dado um papel e um lápis, onde, enfim, rabiscou o seu nome: Kaspar Hauser.

Quanto lhe custou?

QUANTO LHE CUSTOU?

O mundo

O mundo

O mundo é tão imundo

que já não sei qual é o meu mundo.

O mundo é tão incapaz

que já não sei se sou capaz.

O mundo é tão voraz

que já não sei se sou sagaz.

O mundo é tão indiferente

que já não sei se sou diferente.

O mundo é tão rápido

Foucault, Deleuze e Derrida frente à crise

 

Neste Vídeo a filosofa Scarlett Marton explica um pouco da filosofia desses três grandes monstros do ocidente. Em que medida eles ainda são úteis para o pensamento contemporâneo?

 

Fonte: https://colunastortas.wordpress.com/2014/11/19/foucault-deleuze-e-derrida/

A minha sorte

Aminha sorte

É a minha morte

Por não ter mais problemas

Que sorte!

As palavras sorte e morte são irmãs 

Só muda uma consoante

Que sorte!

Os problemas ficam!

Eu vou!

Onde está a sorte 

Da minha morte?

Já não sei o quê sou

Só sei o quê não sou

Se não sou o quê sou 

O quê sou realmente?

Como posso trabalhar o que sei, se não sei o quê sou?

Sou o quê sou. Mas não quero ser o que não sou

e tento ser o que não querem que eu seja!

UM PROFESSOR !!!

Arthur Ervino Kotelinski (kea12)

 

Entre a ação e a Esperança

Como um termo comum ao discurso cotidiano, a esperança tornou-se uma temática de discussão cotidiana à vida humana. Desde um simples jogo de futebol, até a busca da cura do câncer, a esperança está sempre presente. Esperamos que nosso time venha a ser o campeão da temporada. Esperamos que o câncer, que assola e corrói impiedosamente o corpo, seja vencido pela medicina.

Diógenes e Chaves, Vida de Cão e Peludinho

.....................................................

Divulgar conteúdo