Juventudes

Juventudes, Ensino Médio e trabalho: Estágio para alunos do Ensino Médio

O estágio é um ato educativo escolar, supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa a formação e a preparação do educando para o ingresso no mundo do trabalho; proporciona ao estudante aprendizagens social e cultural e o desenvolvimento de competências profissionais necessárias ao ambiente de trabalho. O estágio supervisionado é uma atividade de caráter educacional, opcional para o aluno, que lhe permite aprender e conhecer o funcionamento de um ambiente de trabalho real, enriquecendo o seu percurso curricular.

Quem pode estagiar?

Existe racismo no Brasil?

Jovens do Projeto Interagindo do observatório da Juventuda da UFMG criam charges afim de discutir e problematizar a seguinte questão: "Existe racismo no Brasil?" Os jovens afixaram seus trabalhos pelos corredores da Faculdade de Educação da UFMG. A proposta foi produzida na oficina de Língua, Culturas e Tecnologia que é um dos eixos formativos do projeto.

“Estou sendo presa por desacato a autoridade porque o policial me chamou de gostosa e achou isso certo"

Uma jovem está parada na rua olhando o celular. Pouco depois, vários policiais estacionam suas motos ao seu lado. Alguém fala e ela responde. Não é possível ouvir o que dizem, mas em seguida, eles decidem detê-la. “Eu estou sendo presa por desacato a autoridade porque o policial me chamou de gostosa e achou isso certo”, grita para a câmera logo ali.

Sim, ele chamou ela de gostosa e ela não gostou. Reagiu. A punição? Xilindró, lógico!

Jovens vão as ruas contra o aumento de tarifa do transporte público.

Gritando palavras de ordem como: "Se a tarifa não baixar, São Paulo vai parar!" Os manifestantes paulistas exigiram a suspensão do aumento das tarifas nos transportes coletivos, onde os preços passaram de R$ 3,00 para R$ 3,20.

"Apagar arte é apagar cultura, apagar cultura é desrespeitar o povo"

 

#questõesdajuventude

Osgemeos protestam após remoção de grafite em SP

“Esculacho” contra acusado de tortura reúne Levante Popular da Juventude em BH

Integrantes do movimento Levante Popular da Juventude voltaram a fazer protesto nesta segunda em Belo Horizonte contra um acusado de envolvimento com tortura durante a ditadura militar. O "esculacho", como foi batizada a manifestação, levou cerca de 50 jovens com faixas, cartazes e um megafone à porta do médico-legista João Bosco Nacif da Silva, no bairro Belvedere, área nobre na região centro-sul da capital, para cobrar apuração de crimes cometidos por agentes ligados ao regime de exceção.

Regras e princípios

Como são as regras na sua escola? Elas são impostas ou as pessoas dialogam de alguma forma?

Elas são questionadas ou aceitas sem qualquer reflexão como uma obediência acrítica?

Como você avalia a sua aprendizagem a partir das regras da sua escola?

Elas influenciam na formação de um sujeito mais crítico, disciplinado, mais humano?

Dialogue com a gente! Conte como são as regras da sua escola e como você lida com elas.

Escola da Vez - O QUE AS PALAVRAS TÊM PARA NOS DIZER?

22102010568.jpgO projeto Escola da Vez é uma ação realizada em escolas públicas de Belo Horizonte voltada para a divulgação e para a produção de conteúdo para o Portal EMdiálogo. O projeto está em sua primeira edição e já nos permitiu um contato maior com o universo dos alunos de Ensino Médio. Para descobrir mais detalhes sobre o projeto, veja a primeira notícia que fala sobre a Escola da Vez aqui.

Na primeira oficina que promovemos no projeto Escola da Vez realizamos uma dinâmica onde os alunos foram convidados a descrever sua escola em uma palavra. O resultado você vê na imagem abaixo.

Divulgar conteúdo