Redescobrindo a Escola

             Que espaço ocupam na sua vida?Você dedica mais tempo às redes do que aos estudos?As redes podem representar novas possibilidades para a educação?  Que experiências podem ser reveladas sobre a utilização das redes sociais por escolas públicas e privadas? 

Dê sua opinião, colabore, participe do diálogo!

               É cada vez maior a utilização das redes sociais por jovens estudantes. Pesquisas mostram que muitos já não conseguem passar um dia ou mesmo horas sem estar conectado. A polêmica é grande: a utilização das redes sociais pode se tornar um vício interferindo em outras atividades importantes. Pode também se tornar uma aliada no aprendizado e  um importante instrumento da escola.

               Esta comunidade tem o objetivo de apresentar e dialogar sobre estudos, pesquisas e opiniões que envolvem essas questões. Dialogar também sobre o papel da escola hoje, num contexto em que a internet passou a fazer parte do cotidiano de todos. Conhecer e interpretar novos comportamentos através da utilização das redes sociais e novas possibilidades para a socialização e educação através delas.

Criança, a alma do negócio

Aprendemos o tempo todo. Isso é um fato inquestionável, nascemos sabendo o mínimo necessário para estarmos vivos, de resto somos dependetes em tudo, a própria manutenção de nossa vida é aprendida. Aprendemos durante toda a vida, criança, adolescente, jovem adulto e velho. É um fato existencial e até mesmo o que já sabemos reaprendemos ou reapreendemos.

Por uma Pedagogia da Descoberta

Por Derbi Casal, em Bibliotecas Sem Fronteira

A escola mata a descoberta. Ela entrega o conhecimento pronto em um currículo, definido de acordo com aquilo que é considerado por autoridades como conhecimento válido, todo o resto é excluído.

O que há nesse “resto”?  Toda  a experimentação, o conhecimento informal, aprendido nas vivências, os saberes tradicionais, transmitidos pelos mais velhos e a descoberta.

LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA - Colégio Estadual Hebe Camargo

Conheça o LABORATÓRIO SUSTENTÁVEL DE MATEMÁTICA.

Laboratório este que nasceu quando percebi a necessidade de criação de materiais manipulativos específicos para a melhoria do aprendizado de Matemática  no Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba seria facilitada pela abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada,

iniciei então, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde objetos de aprendizagem mediadores do aprendizado de Matemática  são confeccionados com material doado pela comunidade  escolar.

Professor cria plataforma para celular e muda visão de alunos sobre filosofia

Sistema foi feito com a ajuda de estudantes de uma escola pública de Goiás. Resultado rápido surpreendeu a instituição, que pretende ampliar o projeto.

 Paula Resende/ G1)

O fim da escola tradicional? Escola na nuvem

Quais as possibilidades de repensar a escola? Depois de tantos anos seguindo o mesmo formato, seria possível inovar a forma como aprendemos? Será que as novas tecnologias poderiam contribuir para essa mudança?

Neste vídeo, o pesquisador Sugata Mitra, divide conosco o ousado desejo de desenhar a Escola na Nuvem, um laboratório de aprendizagem, onde as crianças podem explorar e aprender uns com os outros – usando recursos e orientação a partir da nuvem.

Assista o vídeo e deixe a sua opnião sobre essa ideia!

Observatório Jovem faz apresentação do documentário "Uma escola entre redes sociais" no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

No dia 15 de março o Observatório Jovem foi até ao Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht apresentar a pesquisa Redes Sociais na Escola e o documentário "Uma escola em redes sociais". O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes do Colégio Estatual Brigadeiro Schorcht.Além da apresentação do documentário e de uma conversa com alunos e professores houve também a apresentação do Portal EMdiálogo. Foram disponibilizados computadores para que alunos e professores utilizassem as ferramentas que o portal disponibiliza.

Por que tanta exposição?

Conexão Futura 28/03/2013

Debate com:

Edson Luiz Correia (Coordenador do Curso de Fotografia da Universidade de Caxias do Sul)

Bruno Lira (Estudante de Publicidade - RJ)

Paulo Carrano (Professor da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro)

 

Redes Sociais - Uma nova Educação é possível?

NÃO SE TRATA DE SABER O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, MAS SIM, O QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM FAZER PELA EDUCAÇÃO

Use a rede social para aprender línguas

Que tal começar a usar as redes sociais ao seu favor? A internet oferece diversas possibilidades que podem se transformar em um grande aliado para aprimorar seus estudos, sem perder a parte boa que é ficar conectado, bater papo e fazer novos amigos.

Aprender uma nova língua é algo extremamente importante para ampliar seus conhecimentos, conhecer novas culturas, melhorar suas possibilidades de realizar uma boa prova de vestibular e deixar seu currículo com um diferencial que poderá ajudar muito no momento da busca por um emprego.

Descobrindo a Escola Seminário Integrador

Fizemos este trabalho para mostrar um pouco da nossa escola!

Professores para a era digital

Em entrevista, Martha Gabriel, mestre e PhD em artes pela USP, defende a formação digital dos professores para transformar a escola.

Educação no Mundo - Ensino um pra um

Bem recebido em algumas escolas, programa norte-americano de ensino personalizado produz resultados neutros e esbarra em críticas sobre a qualidade do material didático e a ênfase excessiva em avaliações

Beatriz Rey, de Chicago (EUA)

 

Escolarizando o mundo

O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a "escapar" para uma vida "melhor". Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo "em desenvolvimento".

Paradigmas da educação

O vídeo “Mudando Paradigmas na Educação” nos mostra o quanto a escola atual ainda está calcada em modelos ultrapassados e que urge a renovação das metodologias, práticas e até mesmo da estrutura de nossas escolas, para que assim consigamos atingir nossas crianças e jovens com uma educação mais significativa. Acredito que estamos caminhando nessa direção. Um exemplo claro são as ações do EMDiálogo que objetiva dar voz aos sujeitos para os quais o ensino médio é voltado, ou seja, o jovem.

Escola de Ivorá

Nós da escola Padre Pedro de Ivorá fizemos uma atividade para apresentar a escola para professoras da universidade de Santa Maria. Achamos que foi legal apresentar a escola, mas em certos pontos achamos que a nossa escola poderia melhorar. Tais como a biblioteca abrir mais vezes na semana, a parte física da escola precisa melhorar, ter um laboratório de ciências. Mas a escola tem coisas boas, temos vários amigos, todos são conhecidos, todos se ajudam quando alguém precisa, a maioria está pensando em fazer vestibular.

O que pensamos sobre nossa escola...

Nossa escola tem pontos positivos e negativos. Por ser uma escola de cidade pequena, praticamente todos os alunos se conhecem e são amigos, a estrutura do colégio é muito boa e grande. Porém, há alunos que destroem o patrimônio escolar e a reconstrução demora a ocorrer. Os colegas se ajudam e tiram as dúvidas uns dos outros, opinam sobre cursos nas universidades. Queremos novidades na escola, passeios em lugares interessantes, que a merenda escolar fosse melhor e variada.

Alunos: B, Y e G.

O que pensamos sobre nossa escola...

Nossa escola tem pontos positivos e negativos. Por ser uma escola de cidade pequena, praticamente todos os alunos se conhecem e são amigos, a estrutura do colégio é muito boa e grande. Porém, há alunos que destroem o patrimônio escolar e a reconstrução demora a ocorrer. Os colegas se ajudam e tiram as dúvidas uns dos outros, opinam sobre cursos nas universidades. Queremos novidades na escola, passeios em lugares interessantes, que a merenda escolar fosse melhor e variada.

Uma escola para se visitar: em Ivorá-RS

O Grupo em Diálogo da UFSM adorou conhecer a Escola Pe. Pedro Marcelino Copetti, que fica no município de Ivorá, na região central do RS.

Criando a "identidade" da escola

ola boa noite socializo com vocês aqui uma vídeo intervenção que fizemos na Escola Aloysio Barros Leal no bairro do João Paulo em Messejana (Fortaleza-CE): Nesta intervenção procuramos "fazer a identidade" da escola. Um grupo de alunos entrevistavam professores e outros alunos fazendo as seguintes perguntas: "O que a escola tem de melhor?" e "O que a escola poderia melhorar?". Os alunos além de responderem verbalmente ainda escreviam na identidade imprimida da escola.

bom chega de falar, ai vai o vídeo, espero que gostem.

Divulgar conteúdo