Enviado por Paulo Carrano em dom, 03/03/2013 - 12:51
Na noite do dia 01 de outubro de 2012 realizamos uma roda de conversa com estudantes da EJAM - Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio - do Instituto de de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Da equipe EMdiálogo fomos eu e Carolina Real. O objetivo era apresentar o Portal EMdiálogo e animar a participação de estudantes e professores. Levamos materias para a realização da metodologia dos "Balões EMdiálogo" *. A atividade coincidia com a exibição de um documentário produzido por estudantes da EJAM no âmbito do Laboratório de Mídias do ISERJ.
O professor de História Johnson, do Instituto de Educação Clelia Nanci, explicava o mercantilismo e o sistema colonial numa noite de quarta-feira para os alunos do 1º ano. Era o primeiro tempo daquele dia, então, muitos alunos chegaram atrasados. A entrada deles provocava um desvio de atenção, o barulho de fora também.
“É como se fosse um garoto que começou a se envolver com drogas e ficou assim, raquítico”, essa é a definição de Diego Maradona de Araújo, 22 anos, aluno do Clélia Nanci sobre o que aconteceu com o noturno do colégio. Ele está no 3º ano e se mostra muito decepcionado com a decadência da escola no turno no qual estuda. Diego tinha abandonado os estudos, mas conta que um dia encontrou com a diretora Fátima na rua e ela o convenceu a voltar.
A diretora adjunta da noite, Maria de Fátima do Amaral, passa por um aluno e pergunta: “Já tomou seu remédio hoje?” O garoto, explica ela, precisa tomar um medicamento na hora certa por causa de um problema de saúde e ela costuma ficar vigilante para que ele não se esqueça. Ele responde que sim.