Na noite do dia 01 de outubro de 2012 realizamos uma roda de conversa com estudantes da EJAM - Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio - do Instituto de de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Da equipe EMdiálogo fomos eu e Carolina Real. O objetivo era apresentar o Portal EMdiálogo e animar a participação de estudantes e professores. Levamos materias para a realização da metodologia dos "Balões EMdiálogo" *. A atividade coincidia com a exibição de um documentário produzido por estudantes da EJAM no âmbito do Laboratório de Mídias do ISERJ.
Os estudantes estavam agitados. Falavam todos ao mesmo tempo, muitos estavam dispersos e as conversas em torno dos aparelhos celulares monopolizavam um grupo grande de estudantes ao fundo da sala. Dividimos a apresentação com outra professora convidada que tratou do tema das relações etnicorraciais. Só foi possível realizar a atividade dos balões ao final do encontro e já com um número reduzido de estudantes. De toda a forma, a atividade do Balão EMdiálogo foi muito mobilizadora. É sempre muito interessante perceber como o convite para a expressividade e o dizer de si atrai e mobiliza os estudantes. Estes mesmos que em outros contextos se apresentam desinteressados.
Destacamos duas imagens que expressam em boa medida as expectativas de estudantes da EJA em diferentes contextos.
* O balão EMdiálogo é usado para dinamizar o bate-papo inicial entre a equipe e a comunidade escolar. Em um determinado momento da apresentação a equipe faz a seguinte pergunta: “o que espero da minha escola?” e sugere que as propostas sejam escritas no balão (ver relato de experiências).