Espaços que ensinam

Esta comunidade convida todos a pensar como é que pensamos o espaço do aprendizado... Quando falamos em aprendizado, pensamos na escola... Mas, será que é o espaço da escola? Como ela é hoje? Como ela poderia ser? A escola é o único lugar onde aprendemos? Pretendemos discutir o espaço e o tempo da escola, com todos os atores envolvidos. Alunos, professores, funcionários, comunidade. Ampliando essa discussão para além dos muros da escola, para a cidade e todo seu potencial educativo e cultural. Como podemos atuar na perspectiva de uma cidade educadora: edifícios, parques, praças, vazios, trilhas... o novo e o existente... Vamos trocar ideias, fotos, videos, relatos... Queremos pensar juntos o espaço da educação! Como é a sua escola? O seu caminho? O seu ponto de vista? Como você gostaria que fosse? Como é a relação da sua escola com o bairro e a cidade? Podemos alinhavar opiniões pessoais, necessidades coletivas, políticas públicas, em busca de uma construção coletiva de um espaço melhor para a educação.

Espaços que ensinam!

Realmente, criar algum tipo de espaço que nos ajuda a ensinar é muito interessante, pois nos dá a oportunidade de interagirmos com aquele que procuramos ajudar. 

Projeto visa estimular empreendedorismo entre jovens com síndrome de down

Onde podem estar alguns jovens com down de Santa Catarina? Eles podem estar frequentando uma empresa de serigrafia para ser administrada por pessoas com deficiência juntamente com seus familiares! É esta ambição do projeto ainda em em desenvolvimento na incubadora do Campus Araranguá, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Estudantes do ensino médio (re)conhecendo as fronteiras entre a escola e a comunidade.

A equipe do Portal EMdiálogo da Universidade Federal do Amazonas, vem desenvolvendo desde o dia 22 de setembro, oficinas sobre a produção audiovisual com estudantes do ensino médio de escolas públicas parceiras do Projeto em Manaus.

O novo Plano Diretor paulistano - segundo Raquel Rolnik

Entrevista a Talita Bedinelli, publicada no Blog da Raquel

Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

A educação que uma criança recebe em seus primeiros anos é um legado que é levado por toda sua vida. Cada ensinamento, por mais simples que seja, é a semente que irá brotar no coração dos futuros cidadãos de nossa sociedade. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É essencial para o crescimento da criança como um todo. Uma criança que pratica esporte apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social.

Tags:

Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

A educação que uma criança recebe em seus primeiros anos é um legado que é levado por toda sua vida. Cada ensinamento, por mais simples que seja, é a semente que irá brotar no coração dos futuros cidadãos de nossa sociedade. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É essencial para o crescimento da criança como um todo. Uma criança que pratica esporte apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social.

Tags:

Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

A educação que uma criança recebe em seus primeiros anos é um legado que é levado por toda sua vida. Cada ensinamento, por mais simples que seja, é a semente que irá brotar no coração dos futuros cidadãos de nossa sociedade. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É essencial para o crescimento da criança como um todo. Uma criança que pratica esporte apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social.

Tags:

Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

A educação que uma criança recebe em seus primeiros anos é um legado que é levado por toda sua vida. Cada ensinamento, por mais simples que seja, é a semente que irá brotar no coração dos futuros cidadãos de nossa sociedade. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É essencial para o crescimento da criança como um todo. Uma criança que pratica esporte apende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social.

Tags:

Essa escola de idiomas criou uma forma emocionante de ajudar jovens a aprender inglês

Uma das formas mais eficientes de se aprender outro idioma é conversando com um nativo, mas aqui no Brasil, nem sempre é fácil ter contato com estrangeiros para que as pessoas possam praticar novas línguas.

Pensando nisso, a agência FCB Brasil e a rede de ensino de idiomas CNA lançam em parceria o projeto Speaking Exchange, que une estudantes brasileiros da escola a americanos que vivem em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat.

ELLA - Encontro Latinoamericano de Mulheres

O ELLA - Encontro Latinoamericano de Mulheres - ocorrerá em Belo Horizonte, de 15 a 18 de maio, e propõe um percurso de vivências e debates sobre o gênero como pauta primordial para as lutas e atuais desafios nas sociedades latinas. Mais de 200 pessoas de 15 países são esperadas no CentoeQuatro, entre artistas, ativistas, comunicadores, mulheres e homens interessad@s na discussão de gênero.

2ª Edição da FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, aberta para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio brasileiro!!!!

Atenção! Atenção! Professores e alunos do ensino fundamental e médio!!!

Até dia 10 de junho estão abertas as inscrições para a 2ª Edição da FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, através do edital disponível pelo link abaixo.

Hopi Hari: um espaço de aprendizagem

Cada vez mais o aprendizado ultrapassa os limites das salas de aula e ganha espaço no ambiente social. Assim, o Hopi Hari oferece o Laboratório Educativo (LED), onde é possível enriquecer e complementar o que é trabalhado dentro da escola de uma maneira divertida, é o aprendizado lúdico. Sendo assim, os alunos do Ensino Médio participaram de uma atividade que contempla a aplicação prática dos conceitos de Biologia que foram estudados nas aulas.

A escola é um espaço criativo?

"Qual o espaço que as instituições de ensino têm dedicado para incentivar a criatividade e a busca por novas soluções entre os alunos?"

O programa  Conexção Futura recebeu na última terça-feira (25) os pedagogos Francisca Paris e Tiago Dardeau para debater sobre o papel da escola e do educador no desenvolvimento da capacidade criativa do aluno, dentro e fora do ambiente escolar.

Qual a importância de um ensino que dá ao aluno a liberdade de criar de novas ideias e buscar resultados diferentes? Vamos trazer este debate para a nossa comunidade?

Monoculturas da mente: Vandana Shiva nos ensina a pensar os esapços que educam.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectiva da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gala, 2003. Trad. Dinah de Abreu Azevedo.
Resenhista: Dalva Ribeiro Vieira

Escola também pode ser um espaço que ensina a pensar

Mostra o dia a dia da Escola Municipal Amorim (SP), projeto inspirado na Escola da Ponte.

Os jovens não precisam de Professores

Um belíssimo exemplo da utilização da metodologia da problematização e de como o papel do professor já não é mais o mesmo na sociedade atual.

"Paulo Freire, a simplicidade que ainda inova."

Paulo Freire, o mais importante e revolucionário educador brasileiro, viveu a maior parte da sua vida e criou seus métodos e conceitos pedagógicos em uma realidade sem computador em larga escala, internet, jogos on-line ou redes sociais. Mas mesmo após 50 anos da primeira experiência de alfabetização de adultos em Angicos, Rio Grande do Norte, que se tornaria o método com o seu nome, boa parte dos ensinamentos do pensador pernambucano seguem contemporâneos. E mais: vários deles ainda são inovadores para o cenário educacional.

Educação Cubana: dados que impressionam

Com escassos recursos e fortes problemas econômicos oriundos de um constante bloqueio, dados da educação cubana impressionam o mundo

A escola sem significado

Doutor em psicanálise e professor da Unesp, Fábio Villela propõe fundamentos para retomar as relações de vínculo entre alunos, professores e a instituição escolar.

Divulgar conteúdo