Participar das atividades do PNEM no DF tem sido muito importante para um grupo de docentes da escola CIL de Brasília. Cursamos o PNEM em três escolas. Isto é muito interessante porque nos faz conhecer outras realidades. No meu caso, tenho conhecido e me aproximado da realidade da escola CESAS, pois uma vez por semana seguimos para as discussões dos cadernos do PNEM nesta escola. Contudo, esperamos que para 2015, mais docentes de nossa escola possam participar de uma segunda edição do PNEM e que tenhamos aqui mesmo no CIL de Brasília um orientador/a de estudos. Acredito que todos e todas docentes de escolas públicas de línguas do DF, bem como aqueles/as das escolas conveniadas têm muito para contribuir e discutir, tendo em vista que os cadernos do PNEM apresentam temas que permeiam nossa prática docente e nos auxiliam nos nossos desafios cotidianos.
Nosso grupo do PNEM do CESAS é composto por docentes de Ceilândia, inclusive uma docente do CIL de Ceilândia, de docentes do próprio CESAS e de docentes de minha escola, o CIL de Brasília. A cada tema e caderno debatido, três olhares, todos trazendo sua realidade para a discussão.
Entramos no caderno II - Matemática, etapa II e acredito que temos que nos aproximar cada vez mais de docentes das escolas regulares, pois constituimos um só corpo docente da SEDF. Pensar em línguas estrangeiras e em matemática é algo muito perto da realidade de nossos/as estudantes que fazem o PAS, exame para ingresso na UnB, pois há questões que envolvem estas duas disciplinas.
Gostei de termos um comunidade nossa no EMdiálogo!
Abraços, Denise