Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná

O programa de formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. No Paraná, a formação é desenvolvida em parceria com nove universidades públicas (federais e estaduais) e com a Secretaria Estadual de Educação.

Essa comunidade é dedicada ao compartilhamento de reflexões, discussões e produções desenvolvidas pelo conjunto de participantes do referido programa de formação continuada de professores (coordenadores da formação, supervisores, formadores das instituições de ensino superior, formadores regionais, orientadores de estudo e professores das escolas).

De modo particular, esse é um espaço para compartilhar os resultados das atividades de Ação e Reflexão propostas nos cadernos da formação, de modo a possibilitar a socialização de experiências curriculares inovadoras e análises sobre as formas de enfrentamento das dificuldades encontradas nas escolas no processo de reestruturação curricular no Ensino Médio.

A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

A Matemática em si, é vista como algo sem definição, embora seja uma área de exatas, muitos a acham como sem solução e sem aplicação. O mais instigante, que até mesmo professores de Matemática, acabam se deixando levar por esses mitos críticos. Na prática diária, cada professor deve buscar e inovar, trazer um novo jeito de ensinar, para assim fazer com que seu aluno compreenda o que ele está ensinando, principalmente na Matemática, considerada pelos alunos uma disciplina complicada e de difícil compreensão.

WIKI FINAL - ETAPA 2

É de consenso da comunidade escolar a necessidade constante de formação continuada dos profissionais da Educação. Tal formação possibilita uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, para, a partir daí, buscar uma melhor compreensão e qualidade do processo de ensino/aprendizagem. A proposta de discussão do PNEM que tem como foco o trabalho interdisciplinar é, sem dúvida, o caminho para uma educação integral do estudante do ensino médio. Entendemos que este estudante deve ter seus direitos de aprendizagem assegurados no percurso do ensino médio.

WIKI CADERNO 5 - ETAPA 2

A matemática assume um papel fundamental no desenvolvimento de habilidade do aluno ao analisar e interpretar, intervir e modificar situações do seu cotidiano, para contribuir o pleno acesso do sujeito a cidadania.

WIKI CADERNO 3 - ETAPA 2

A proposta de discussão do PNEM que tem como foco o trabalho interdisciplinar é, sem dúvida, o caminho para uma educação integral do estudante do ensino médio. Sabemos que o conhecimento de uma área enriquece e complementa o conhecimento da outra e o resultado é a construção de um saber mais complexo e menos fragmentado. Para o estudante os conteúdos terão mais nexos, pois será discutido sob diferentes pontos de vista. No entanto, essa prática é difícil de ser realizada nas escolas levando em conta a estrutura que a rede oferece.

WIKI CADERNO 2 - ETAPA 2

Através das reflexões feitas a acerca da temática do caderno 02 ciências humanas, percebemos que há sim alguns conteúdos que podem ser trabalhados de forma mais amplas pelas disciplinas que compõe a área de humanas,valorizando o sujeito e a comunidade ao qual este sujeito e oriundo.

WIKI CADERNO 1 - ETAPA 2

WIKI - CADERNO 1 - ETAPA 2

Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno V - Etapa II - Pacto 2015

   Vivemos num mundo em que a Matemática se faz presente em tudo e a todo instante, pois é uma ciência voltada para a interpretação e compreensão do mundo que nos cerca, favorecendo o acesso ao conhecimento que possibilita a inserção do educando como cidadão na sociedade, buscando soluções para os problemas e procurando modificar a sua realidade. A Matemática tem entre as suas funções, estimular o interesse, o raciocínio lógico, a criatividade, o espírito de investigação, qualificar, calcular, localizar o objeto no espaço, ler gráficos, tabelas, mapas e fazer previsões.

Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno IV - Etapa II - Pacto 2015

   Se a nossa capacidade de conhecer o mundo está intimamente ligada a nossa capacidade de interagir, um ser isolado não tem como conhecer o mundo antes da linguagem.

Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno III - Etapa II - Pacto 2015

           As Ciências da Natureza recebem o estigma de área mais complexa do saber, sendo constituída pelas disciplinas consideradas mais “difíceis” pelos estudantes do Ensino Médio. Entretanto, esta área do conhecimento possui fundamental importância para os jovens, pois, ela permite que estes assimilem pressupostos científicos e tecnológicos que lhes permitirão, futuramente, estabelecer relações entre a realidade em que vivem e o uso adequado das tecnologias e das descobertas científicas.

Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno II - Etapa II - Pacto 2015

   De acordo com as DCNEM a área de Ciên¬cias Humanas é composta pelas disciplinas de História, a Geografia, a Filosofia e a Sociologia. Há, portanto, na atualidade, um contexto desafiador para a criação de práticas curriculares promo¬toras da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, e dessas, com outras áreas do conhecimento.

Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno I - Etapa II - Pacto 2015

       Entendemos que, uma alternativa que poderá contribuir com a aproximação dos familiares do trabalho educativo seria informá-los sobre o andamento das atividades escolares com maior frequência. Para que isso ocorra, poderíamos sugerir que professores e equipe pedagógica organizem fichas de acompanhamento dos alunos para que estes contribuam com a realização do pré-conselho. Também seria interessante estabelecer um cronograma de organização para o envio de informações, periodicamente, aos pais e responsáveis pelos alunos.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR HIRAM ROLIM LAMAS. - REFLEXÃO E AÇÃO III Etapa II - Caderno V – Matemática.

Docentes:

Andressa, Edna Cardoso, Elísia Matos, Evanize Rodrigues, Fernanda Neves, Jamille Miller, Juliana Pontes, Luciana Costa Teófilo, Lucimar Souza Da Costa
Neuza Maria Machado.

REFLEXÃO E AÇÃO III
Etapa II - Caderno V – Matemática.

PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima. Toledo PR. Professores: José Odecio Langer, Marinalva Matsuo, Lucimara de Souza, Valdeane Cássia E. Bezerra, Jane Donadel, Josiane Protti, Délia Maria Lenhardt

O objeto das ciências (humanas) é o homem: é o homem em relação à realidade social, em relação ao desenvolvimento de instrumentos técnicos, em relação a padrões éticos-estéticos e, de certo modo, em relação a si próprio.

Pacto_Ensino_Médio_EtapaII

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PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II

COLÉGIO ESTADUAL ESPERANÇA FAVARETTO COVATTI - TOLEDO

WIKI FINAL - COL. EST. BARÃO DO RIO BRANCO - INAJÁ -PR

NRE – PARANAVAÍ

ORIENTADORA: ANA PAULA BIM MALDONADO

wiki final

TEXTO SINTESE

WIKI FINAL - ETAPA II

Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes   -     IGUATU/PR
Cursistas: Cleiton Fernandes Santos, Ivete Eliana C. C. Rodrigues, Rosemare Aparecido Alves, Santina Elza Inácio, Sonia Regina Carrasco Oliveira.
Orientadora: Soeli Berton Pantano

WIKI FINAL

Atividade Final etapa II

Colégio Estadual Mendes Gonçalves – Guaíra - PR

Orientadora: Simone Almeida Vosniak

Professores cursistas:
Adriana Luisa Schneider
Alexandre Manoel Krug Dias
Antônio Carlos Libaneo
Eloana Groff
Fernando Alvacir Rodrigues
Imbelina Lopes Teixeira Morra
Jose Gonçalves Dias Neto
Leide Ester Fernandes Schneider
Liriam Kazue Taniguchi
Márcia da Silva Pereira
Márcia Valéria Agostinelli Santos
Nelson Malaquias Vicente
Silvia Mara Gomes Pereira Brischiliari

Colégio Antonio José Reis - PACTO-Etapa II - Relato Final

          No âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, Etapa II, iniciou-se refletindo alguns aspectos relevantes da organização do trabalho pedagógico da escola, onde destacamos a participação dos professores, equipe pedagógica e direção nesse contexto, no sentido de planejar a vida escolar, de maneira coletiva, nas suas dimensões educacionais, políticas e sociais, bem como, caracterizar a escola como um espaço educativo aberto aos interesses da comunidade escolar.

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