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PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II
COLÉGIO ESTADUAL ESPERANÇA FAVARETTO COVATTI - TOLEDO
Orientador: Vilson Lorenzetti
Professores Cursistas: Adriane Regina Sommer Dartora, Claudilete FrighettoCorbari, Dulcinéia Costa Rosa, Luciane Regina Do Prado, Sheila Cristine Assoni De Souza, Sueli Maria Pulita Pereira.
PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II -TEMÁTICA 1 – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.
Nossa vivência cotidiana na escola nos faz encontrar uma multiplicidade de vozes, variedade étnicas a grupos diferentes convivendo no mesmo espaço. O preconceito é um problema que existe na escola: preconceito com questões lidadas ao corpo, gênero, raça, pessoas com necessidades educacionais especiais, condições socioeconômicas e outros.
Primeiramente, por trabalhar com a diversidade humana, esta comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte da complexidade do mundo. Deve ficar esclarecido que compreender, respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por seu direito, sem qualquer discriminação. No entanto, o desafio primeiro não está no dia a dia do trabalho escolar, mas esbarra nas leis que não são respeitadas pelo próprio governo, por exemplo, aos alunos portadores de necessidades especias, que nega, muitas vezes o direito de ser assistido por um professor especialista em sala de aula.
A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico quando voltada para a cidadania e deve preocupar-se com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos, e da escola e educadores em particular, propostas e iniciativas que visem a superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e igualdade, solidariedade e diálogo no cotidiano. No entanto, uma das dificuldades enfrentadas pelo professor é encontrar a forma de encontrar 'formas' de cumprir este princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social. Para tanto, compreendemos que as formações continuadas destinadas ao professor do Ensino Médio, devem ser específicas a essa modalidade de ensino, visando um debate mais amplo a cerca do assunto, com ações destinadas a superar os desafios aqui elencados. Outro fator que contribui de forma a dificultar a organização do trabalho pedagógico, é de produzir um planejamento levando em consideração a realidade prévia de nosso aluno. Todas essas reflexões devem estar presente na elaboração do plano de trabalho docente buscando fundamentos no PPP e na participação da comunidade escolar (alunos, familiares, gestão escola, regimento interno, etc). Esta articulação nos possibilita repensar a escola nos aspectos múltiplos e singulares como via de construção da identidade da escola de Ensino Médio.
PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II -TEMÁTICA II – CIÊNCIAS HUMANAS.
Um dos temas que tem sido muito discutido em nossa sociedade nos últimos anos é o uso de drogas. As estatísticas demonstram que a cada ano mais e mais pessoas se tornam usuárias e dependentes, e os jovens são as principais vítimas desse problema. Tendo isso em vista, a abordagem deste tema na escola é de extrema importância. A discussão deste tema, além de proporcionar relações com disciplinas diversas, pode desenvolver laços afetivos. As pesquisas sobre as relações entre afetividade e melhora na qualidade de ensino tem crescido e mostrado o quanto é importante conhecer a realidade dos alunos e se aproximar dela.
Desta forma o projeto interdisciplinar elaborado pelos professores do Colégio Esperança Favaretto Covatti auxiliará o educando a valorizar a vida, sem agregar aos seus hábitos o uso de drogas e a violência. Para tanto, é necessário estabelecer atitudes de apoio e orientação através da educação e do conhecimento científico. Primeiramente será realizado com os alunos um levantamento acerca do conhecimento teórico e contato com as drogas. Posterior à pesquisa de campo realizar-se-á a análise dos resultados e aplicação das atividades elaboradas pelo grupo de professores, conforme a disciplina e os conteúdos elencados abaixo:
Nesta abordagem devem-se levar em consideração os aspectos históricos, tradição e cultura. Ao longo do tempo a humanidade usou, e continua usando, as drogas de diversas formas: para a nutrição física, cura de doenças, alimentar sonhos ou alcançar o transcendente, influenciar o humor, buscar a paz ou a excitação, enfim, simplesmente para abstrair do mundo que cerca o homem e o perturba em dado momento da sua existência.Pesquisa de campo (alunos) sobre drogas. Produção de texto abordando as informações contidas na pesquisa teórica. Análise de filmes e músicas e entrevistas (gênero textual) com a comunidade e com ex-usuários para compor produção de texto final que será a elaboração de um artigo de opinião.Funções orgânicas, efeitos biológicos (imediatos e de longo prazo). Custos sociais que as drogas impõem. Dados estatísticos, tabulação e confecção de tabelas sobre a pesquisa de campo. Estatísticas envolvendo a perspectiva de vida de um usuário. Sabendo que todas as drogas usuais são substâncias orgânicas, pesquisar as fórmulas dos princípios ativos de algumas drogas, tais como: nicotina (cigarro), THC (maconha), benzoilmetilecgonina (cocaína e crack), heroína, morfina, codeína, dietilamina do ácido lisérgico (LSD) e N-Metil-3,4-etilenodioxianfetamina (ecstasy). Discutir-se as fórmulas estruturais destas substâncias.
Impactos ambientais da produção de drogas, dados estatísticos em relação ao uso de drogas por regiões no Brasil.Nas aulas de sociologia, o professor discutirá problemas sociais causados pelo uso de drogas tais como criminalidade, acidentes de trânsito, conflitos familiares, entre outros.Uso de drogas no esporte.Após a realização das atividades interdisciplinares, será realizado uma amostra dos trabalhos realizados em cada disciplina, bem como orientar os educandos, em caso de necessidade, sobre os locais que desenvolvem projetos de ajuda a usuários, como CAPS, Casas de recuperação, Assistência Social e demais órgãos competentes.
PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II -TEMÁTICA III – CIÊNCIAS HUMANAS DA NATUREZA.
A área das Ciências da Natureza é formada pelas Disciplinas de Biologia, Química e Física. A Biologia responsável pelo estudo do fenômeno vida, a Química pelo estudo dos processos químicos – transformações da matéria, e a Física pelo estudo do universo em toda sua complexidade.
A idéia do caderno é combater a fragmentação predominante no currículo individualizado por disciplina, e articular o conhecimento científico com o contexto do aluno e com sua utilização na sociedade. Tem a finalidade de prover ao estudante uma alfabetização científica da linguagem da ciência, articulando com os saberes do cotidiano, preparando para análise e conhecimentos de práticas vivenciadas e se posicionando frente a elas.
No entanto, mesmo sabedores das mudanças que deve ocorrer no currículo, é necessário uma discussão mais ampla, pois alguns desafios precisam ser considerados: definir o objetivo do ensino médio com clareza, que conteúdos devem ser trabalhados e porquê; a necessidade de investimentos em locais adequados: salas, equipamentos tecnológicos, laboratórios e materiais adequados; introduzir efetivamente novas tecnologias no ambiente escolar de forma que a tecnologia seja trabalhada como aliada no processo de formação, ensino e aprendizagem; investir fortemente na carreira e qualidade da profissão de professor e não apenas usá-lo como bode expiatório para o insucesso da instituição escolar; permitir currículos alternativos uma vez que existem especificidades entre cada região, cidade, bairro, entre outros itens a julgar.
Em relação a articulação das quatro dimensões no currículo, o aluno deve ter condições de se relacionar com os quatro eixos, no caso das ciências da natureza, é necessário uma alfabetização científica que permita ao estudante estabelecer escolhas a partir das questões sócio científicas: por exemplo: clonagem, fertilização, formas alternativas de energia, doenças. Só assim possibilitará a formação do sujeito integral, ser crítico frente aos novos desafios.
Frente a possibilidade de um ensino baseado na pesquisa, criou-se no contexto em educação em ciências, o CTS - Ciência Tecnologia e Sociedade. Ensinar no CTS significa ensinar os fenômenos de maneira que a ciência esteja embutida no ambiente social e tecnológico do aluno. Assim sendo a pesquisa deve ser interpretada como princípio pedagógico, mas para isso é necessário que o professor e o aluno percebam que a ciência não é autônoma e nem neutra, ela parte de debates e de conhecimentos gerados também por outras áreas do conhecimento. A leitura e problematização são fundamentais, servem como substrato e norteiam o trabalho do professor na escola. O aluno há de se conhecer como sujeito do processo ensino-aprendizagem e o professor não como detentor do conhecimento, e sim um responsável em fazer a inter-relação dos conteúdos, como um investigador, dando vez e voz ao seu conhecimento.
PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II -TEMÁTICA IV – LINGUAGENS.
Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog. O filme “O enigma de Kaspar Hauser”, em seu enredo, reflete sobre a aquisição da linguagem e se esta aquisição estaria conectada com as experiências vividas, ou seja para aprender a falar, andar e qualquer outra função, o ser humano precisaria estar em contato com outro ser humano . Também aborda sobre até que ponto a linguagem é capaz de alcançar o pensamento.
As relações entre o processo de desenvolvimento de Kaspar Hauser após sair do cativeiro até o dia de sua morte, pode ser associada com a teoria interacionista de Vygotsky, pois a história de sua vida demonstra que as influências de um grupo social são mais importantes para o desenvolvimento. Para Vygotsky, “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”: “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”. A história de vida desse personagem demonstra que as influências de um grupo social são mais importantes para o desenvolvimento humano, do que as questões biológicas e, no cado do personagem Kaspar, com seu desenvolvimento tardio ele não pode absorver completamente todo o conjunto de símbolos sociais envolvidos neste processo.
PACTO DO ENSINO MÉDIO – ETAPA II -TEMÁTICA V – MATEMÁTICA.
A matemática tem função essencial na vida das pessoas, tanto quanto à linguagem, pois quase todas as pessoas com qualquer grau de instrução utilizam à matemática. Existem atividades matemáticas que são tão intuitivas, que passam despercebidas, fato que leva as pessoas a acreditarem não ter conhecimento de matemática. Sem dúvida, os conhecimentos matemáticos são essenciais na vida pessoal e profissional de qualquer um, por isso, é um direito de todo e qualquer cidadão adquiri-lo e é responsabilidade da escola mediar caminhos para a aquisição desse conhecimento, pois nós vivemos envoltos em modelos matemáticos elaborados para atender aos mais diversos interesses como calcular impostos, o PIB ou dos bancos, ao cobrar juros, etc. Assim, a escola deve ter, como objetivo, capacitar os alunos para analisar as informações matemáticas com as quais se depara. Para isso, a matemática deve ser crítica, adotar uma postura reflexiva diante das informações, já que ela intervém na nossa realidade e pode ser manipulada.
Dessa forma, entendemos que não é possível que a Matemática seja trabalhada de forma descontextualizada, fragmentada e repetitiva, sem considerar a realidade em que a escola está inserida. Nesse novo cenário, a ênfase deve ser dada na reflexão, no desenvolvimento do pensamento, na resolução de problemas cotidianos, no envolvimento em contextos sociais, econômicos e culturais nos quais os alunos vivem e, diante do processo irreversível de globalização no qual estão inseridos, na ampliação de sua visão de mundo.
A Matemática contribui, desta maneira, com o desafio da escola que é formar os estudantes para a autorrealização, propiciando-lhes oportunidades educativas que lhes permitam desenvolver suas potencialidades.
Frente a isso é preciso que o ensino da Matemática seja interessante e integrado às problemáticas da atualidade e, para alcançarmos esse desafio, é preciso investigar os processos de aquisição do conhecimento matemático no Ensino Médio, auxiliando o repensar do currículo de Matemática para esse curso e, mais ainda, na construção da identidade desse nível de ensino.
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