Mídia

Seminário discute as interfaces entre televisão e os direitos da juventude

No próximo dia 12 de dezembro, no contexto da Semana dos Direitos Humanos, a ONG Viração, em parceira com o Centro Cultural da Juventude e com apoio do Participatório, realizará o Seminário Juventude, Direitos Humanos e Televisão.

Nosso racismo é um crime perfeito

O antropólogo Kabengele Munanga fala sobre o mito da democracia racial brasileira, a polêmica com Demétrio Magnoli e o papel da mídia e da educação no combate ao preconceito no país

Por Camila Souza Ramos e Glauco Faria

Fórum – O senhor veio do antigo Zaire que, apesar de ter alguns pontos de contato com a cultura brasileira e a cultura do Congo, é um país bem diferente. O senhor sentiu, quando veio pra cá, a questão racial? Como foi essa mudança para o senhor?

Educação no Mundo - Ensino um pra um

Bem recebido em algumas escolas, programa norte-americano de ensino personalizado produz resultados neutros e esbarra em críticas sobre a qualidade do material didático e a ênfase excessiva em avaliações

Beatriz Rey, de Chicago (EUA)

 

Cordel da Regulamentação da Comunicação

Cada vez mais aumentam às vozes que pedem a democratização da mídia, para que ela não fique nas mãos de poucas famílias, que seja pluralista, multi-cultural, que proteja as crianças do consumismo, que dê direito de resposta. Cada vez mais a sociedade se dá conta na necessidade de um Marco Regulatório.

Vídeo sobre liberdade de expressão e marco regulatório da comunicação no Brasil. Pessoas diversas recitam o texto em cordel da Peleja de Marco Regulatório e Conceição Pública na Terra sem Lei dos Coronéis Eletrônicos.

Entrevista com Marilena Chauí

Nesta entrevista a filósofa Marilena Chauí fala sobre as manifestações e sua organização, a relação da mídia com estas, educação, direitos humanos, classe média e mais. Leia e deixe resgistrado seu comentário a respeito do que ela diz, ou você não acha que temos muito a debater?

Por João Paulo Martins

Como a senhora analisa as manifestações que estão acontecendo pelo Brasil?

Os jovens brasileiros assistem mais TV do que os outros?

Compartilho com vocês uma dúvida: será que os jovens brasileiros assistem mais televisão do que os jovens de outros países?  Essa questão preocupa muitos pais, a outros nem tanto.

 

Roda Viva | Mídia Ninja | 05/08/2013

Transmitido ao vivo em 05/08/2013
Roda Viva recebe o jornalista Bruno Torturra e o produtor cultural Pablo Capilé, ambos idealizadores do grupo Mídia Ninja.

Fonte: Roda Viva

Esteriótipos de gênero construídos pela mídia

Estudantes canadenses produzem vídeo no qual invertem os “papéis” femininos e masculinos em anúncios para mostra como a propaganda perpetua representações equivocadas

Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para expor a forma como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero. As estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de homens e mulheres em anúncios reais.

ATITUDE

Qual tem sido a sua escolha

 

 

Qual tem sido a sua ESCOLHA?

folhaCartum 

Piratas do Tietê - Laerte

publicado na Folha de São Paulo 30/06/2013 

Vamos com a rua?

Neste momento, todos indagam as motivações que levaram nossos jovens a tentar fazer algo para mudar o cenário nacional a partir da discussão da mobilidade urbana. O poder de comunicação da juventude brasileira assustou o governo, a mídia e toda a população.

"Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

Em setembro de 1993, ia ao ar no canal 4 da televisão inglesa o documentário Além do Cidadão Kane (no original, Beyond Citizen Kane). A obra aborda o poder que o empresário Roberto Marinho exercia no país através da rede Globo, e ficou proibido de ser veiculado no Brasil por muito tempo. Marinho faleceu em 2003, mas seus filhos ainda são concessionários da Globo, até hoje o canal de televisão mais influente do país.

A mídia : VEJA!

Esta imagem está sendo compartilhada no facebook. Você concorda com ela? 

 

Tags:

O que queremos ver ou o que querem que vejamos?

 

Essa pergunta  parece bem simples de ser respondida,não é mesmo ?  Mas ao meu ver ela vai mais além no sentido daquilo que as pessoas querem ver na televisão. Quem dita a programação ? A mídia ou as pessoas que dão a audiência? Somos manipulados e manipulamos também? 

Esse diálogo pode ir longe! Então vamos dialogar!

Regras da propaganda

E não é que, na maioria das vezes, a propaganda é isso? Uma grande arte de enganar! 

Concorda? 

Divulgar conteúdo