AdolesCiência - Ciência para adolescentes

Esta comunidade é um espaço para divulgação do conhecimento científico e da tecnologia. Visa aproximar o estudante de ensino médio da ciência produzida no Brasil e no mundo em diferentes áreas. Visa discutir aspectos econômicos, políticos, técnicos, éticos entre outros.

Na onda da vida

Vocês estão a fim de ouvir uma programação diferente e de qualidade?

acessem: https://www.ufmg.br/naondadavida/

NA ONDA DA VIDA é um programa de radio, voltado para jovens e adolescentes curiosos com a ciência. O tema é diversificado e a linguagem aproxima. 

Você também pode navegar no site que é super bacana! 

 

boa descoberta!

Jovem brilhante cria uma versão econômica de impressora braile

O protagonista desta vez é o jovem Shubham Banerjee  que com apenas 13 anos já chama a atenção do mundo todo para seu empreendimento. Banerjee desenvolveu uma impressora braile com baixo custo, recentemente. À frente da startup Braigo Labs, sediada no Vale do Silício, o jovem acaba de receber centenas de milhares de dólares do fundo de investimentos da Intel para continuar a desenvolver sua invenção.

Em seu início, há um ano, a Braigo, como é chamada a impressora, era feita de peças de Lego.

Projeto de Instituto Federal é voltado a deficientes visuais

São várias as possibilidades e recursos utilizados hoje no ensino de deficientes visuais; conhecidos no ambito da deficiência visual e universo tecnológico como por exemplo: reglete, sorobã, punção, livro didático adaptado, livro falado, sistema Dosvox, tecnologias assistivas, recursos táteis, entre outros.

Quebra-cabeça ajuda a tornar conteúdo de Biologia mais concreto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interessado na construção do conhecimento e na formação e desenvolvimento integral dos jovens o professor pode se tornar um mediador e facilitador no desenvolvimento do pensamento crítico, interpretação, e interação do estudante. 

Feira Ciência Jovem reuniu trabalhos científicos em Olinda-PE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jovens brasileiras são selecionadas em programa que incentiva ideias inovadoras de Harvard

O Brasil pode se orgulhar de uma nova conquista na área de educação. As duas jovens estudantes brasileiras, Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana (BA), e Raíssa Müller, de Novo Hamburgo (RS), ambas de 19 anos, foram selecionadas para o programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Juntamente com as estudantes foram premiadas outros três participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas.

 

Mostra Nacional de Robótica em São Carlos exibe trabalhos de jovens estudantes

Lampião veio de Recife para São Carlos.  Divulgação / MNR – Mostra Nacional de RobóticaMas de nada adiantava percorrer esses mais de 2,6 mil quilômetros sem Virgulino. É a parceria de sucesso dos dois que traz esperança para os idosos: juntos, eles são capazes de estimular quem tem mais de 60 anos a fazer exercícios físicos, o que pode ajudar a combater a doença que mais os acomete, a depressão.

Encontro de Jovens Cientistas na UFBA impulsionou o interesse da pesquisa por estudantes

Ocorreu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro o 5º Encontro de Jovens Cientistas, no auditório da UFBA, em Ondina. O Encontro reuniu trabalhos como o de Victoria que apresentou seu trabalho sobre "Gastrite PH e Suco Gástrico". Uma jovem garota com brilho nos olhos e que com orgulho discursava sobre os alimentos inimigos e aliados da doença.

O caminho para ser um cientista pode começar no Ensino Médio

Hoje a matéria vem abordar o tema de pesquisa científca, mas você jovem leitor@ acha que só precisará pensar sobre esse tema lá no futuro? Que isso é algo distante da sua realidade? Não, o caminho para se tornar um cientista pode começar na sua escola!

Cientistas desenvolvem kits didáticos para estimular educação científica

Pré-visualização da imagem

 

O Ministério da Educação (MEC) deve começar a distribuir, a partir de 2015, kits didáticos às escolas públicas do ensino médio na tentativa de estimular a educação científica em sala de aula. Inicialmente, os kits atendem às áreas de biologia, física, matemática e química.

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Pesquisadores interessados em participar da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já podem se inscrever pela internet. O prazo segue até 19 de dezembro. A edição de 2014 abordará projetos no âmbito da temática ‘Segurança Alimentar e Nutricional’. Podem participar estudantes do ensino médio e superior, além de mestres e doutores.

Alunas da rede pública de Iranduba, no Amazonas, descobrem o mundo da Química

Projetos de extensão e pesquisa e parcerias entre as universidades e institutos de pesquisa com escolas de ensino médio têm se mostrado excelentes oportunidades de diálogo entre a educação básica e o ensino superior. Na Universidade Federal do Amazonas esta experiência, coordenada pela professora Karime Bentes, possibilita a aproximação de estudantes do ensino médio de uma escola pública situada em uma pequena cidade do Amazonas, com os fundamentos da ciência Química, restituindo-lhe um sentido que muitas vezes não se apresenta no dia a dia das aulas desse componente curricular.

A falta de conhecimento básico em ciências inibe a inovação no Brasil

Uma das grandes deficiências da economia brasileira é a falta de inovação, que coloca o país em 64º lugar entre 142 nações no Índice Global de Inovação de 2013. A falta de familiaridade do brasileiro com termos científicos é um dos fatores que podem contribuir para este quadro, segundo o Indicador de Letramento Científico, um estudo realizado recentemente pelo Instituto Paulo Montenegro (braço social do Ibope), a ONG Ação Educativa e o Instituto Abramundo.

Projeto Kepler da NASA - Estamos sozinhos?

Esse é o Documentário mais recente sobre o Projeto Kepler da NASA, cuja sonda espacial tem a missão de procurar Planetas com condições de vida semelhantes à Terra em um raio de 100 mil estrelas na região de Cisne, na Via Láctea.

O que o Documnetário mostra de mais impressionante é que, em 5 anos, a sonda descobriu só nessa área, 715 Planetas que orbitam 305 estrelas em sitemas semelhantes ao Sistema Solar. Alguns desses planetas, como o Kepler 22-b, possui 96% das condições de vida e com um tamanho muito semelhante ao Planeta Terra.

Mais de 3,4 milhões de meninas já foram vacinadas contra HPV

O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde de vacinar 4,1 milhões de meninas de 11 a 13 anos. A vacina está disponível nos postos de saúde durante todo o ano

No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o foco da mobilização foi nas escolas públicas e privadas de todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano.  

Adolescência e as ciências do Comportamento: o que é Adolescer?

Esse papo de que a adolescência é um período de transição e de muitas mudanças está ficando tão careta quanto ultrapassado. Cientistas da sociologia comportamentamental, da psico-sociologia e de outras áreas da pesquisa científica em comportamento humano apontam que o fenômeno da adolescência está muito menos ligado a caracteres biológicos e alterações na estrutura do corpo do que se imaginava até bem pouco tempo.

Vacina produzida no Brasil vai imunizar 5 milhões de meninas contra HPV.

Parceria entre laboratório e Instituto Butantã entrega ao Ministério da Saúde primeiro lote de doses
por Cida de Oliveira publicado 11/01/2014 11:21

Uma câmera na mão e um microscópio

Nos dias atuais, o registro fotográfico não é privilégio apenas da câmeras fotográficas. Os aparelhos de telefonia celular a muito tempo trazem câmeras em seus sistemas e com o passar do tempo a resolução das imagens tem se tornado cada vez maior. Por que então não usar a incrível resolução desses aparelhos para investigar o mundo microscópico? Foi assim que fizemos. Acoplamos a câmera de um celular à ocular de um microcópio e vejam o que obtemos!

 

FOTÓGRAFO ESPECIALISTA EM IMAGENS NOTURNAS CAPTA AS MELHORES FOTOS DO CÉU ESTRELADO DOS ÚLTIMOS TEMPOS - VIA HYPENESS

Por que a noite é tão assustadora? “Porque a beleza nem sempre é conveniente”, respondeu Nicholas Buer, fotógrafo que capta um mundo fascinante na hora mais escura do dia.

Buer proporciona uma experiência única aos seus espectadores. Por meio da lente, ele capta um mundo fascinante do infinito insondável que desaparece de vista quando nasce. Sua coleção é cheia de cores vibrantes de uma luz encantadora que capta a essência de cada local.

As fotos transmitem uma impressionante harmonia do espaço circundante.

O nome científico das coisas...

Você já conversou com seus colegas “por que os seres vivos tem um nome científico”?

E será que os seres inanimados, como as pedras, também tem nome científico?

Qual é a característica desse nome? A seguir vão alguns exemplos:

Divulgar conteúdo