1 imagem vale + q 1000 palavras

Esta comunidade é um espaço criado para postar, comentar e compartilhar sobretudo imagens que sintetizam pensamentos e que nos contam histórias. Pretende ser um baú de referências para ajudar a comunidade escolar a se aproximar da história das imagens, ampliar o nosso conhecimento sobre este vasto campo,  e até mesmo, ajudar a interpretar melhor as questões das provas de história, geografia e literatura.

Neste mundo em que vivemos, torna-se cada vez mais importante saber ler e interpretar as imagens (e textos) que nos cercam.  Podemos dizer que tudo é texto, e toda escrita é também uma imagem. Desde o início da civilização histórica, as letras são sinais gráficos que interpretados nos permite atribuir sentido a elas, e a partir daí comunicar-nos através de outros meios além de nosso corpo.

A imagem e o texto são mídias, meios que tanto podem ser usados como um recurso para controlar e ditar as regras, quanto para romper com o controle social e político, pois são sempre fruto de escolhas, decisões e construções de sentido. Palavras e imagens carregam um potencial poderoso de transformação. Mesmo quando a gente não quer dizer nada com aquelas palavras ou com aquela fotografia, elas estão dizendo algo por nós. E não sejamos inocentes, palavras e imagens não brotam na natureza como vegetais, são sempre criadas e combinadas pela mente humana, e que muitas vezes, tem a natureza como modelo.

Se por um lado, com a tecnologia atual, a produção e difusão de imagens estão mais acessíveis, com a informação digital, sabemos que com uma simples “deletada” podemos apagar para sempre um registro. Isso é um dado do nosso tempo que merece muita atenção.

Pinturas, desenhos, fotografias e poemas visuais que fazem parte da história da arte e da cultura, de hoje e de ontem, terão aqui um lugar especial. Pois, se ler as imagens do nosso e de outros tempos, torna possível a gente se situar melhor diante da realidade, essa é uma tarefa que a gente não pode deixar “passar batida”.

 

 

"Fábrica de Escolas do Amanhã"

 

 

 

............................. "Eis a propaganda da prefeitura do Rio de Janeiro no jornal O Globo ontem. Sobre a educação no município, dizem: "nossa linha de produção é simples".

.

Ilustração sobre a Copa, do artista Rodrigo Yokota, gera polêmica na internet

Uma tirinha produzida pelo desenhista e grafiteiro Rodrigo Yokota gereou polêmica numa página das redes sociais. A ilustração foi feita com base na propaganda da Sadia para a Copa do Mundo intitulada "Joga pra mim" e dividiu opiniões a respeito das representações feitas por Rodrigo.

ELEFANTES NO VALE E O VALE

ELEFANTES NO VALE E O VALE

Documentário ' Escolarizando o mundo.'

Depois de assistir ao documentário Escolarizando o mundo – o último fardo do homem branco, responda a pergunta: Você perdeu o sono? Se sim, saberemos que trabalha com educação, pois não há como assisti-lo e sair incólume dessa experiência. E mesmo para quem não trabalha diretamente na área, eis aí uma produção que dá o que pensar.

Assista "A Ideia". Primeiro filme de animação a lidar com grandes ideias filosóficas (1932)

Uma vaga sensação de inquietude caiu sobre a Europa no período entre a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial. Com a queima lenta do ultranacionalismo militante misturado com populismo chauvinista , líderes autoritários e facções fascistas encontraram apoio para crescer entre cidadãos com fome de certeza. A apreensão crescente da Europa promoveu algumas das representações pictóricas, literárias e cinematográficas mais marcantes do século 20 antecedendo o totalitarismo que viria logo a seguir.

Incríveis imagens registradas por jovem que ilustrava sua depressão através de fotografias

Christian Hopkins tem 20 anos e encontrou na fotografia mais do que um hobby, uma forma de encarar a sua doença de frente. Hopkins sofre de depressão aguda há 4 anos e ela se manifesta de diferentes formas. Uma delas é através dos retratos surreais e melancólicos que o jovem vai clicando.

As imagens mais impactantes já feitas

Reza a lenda que uma imagem vale por mil palavras, que ela consegue levar um impacto real e consegue ecoar na nossa mente. Pensando nisto, resolvi vir compartilhar com vocês algumas imagens que conseguiram mexer comigo nos extremos, desde a felicidade e até uma certa tristeza e por tabela ter uma reflexão acerca das nossas atitudes, formas de pensar e como o mundo é tão grande e capaz de várias coisas, sejam elas boas ou ruins (infelizmente).

Manifestação dos professores no RJ -2013

"Murais com histórias": a busca incansável das avós argentinas pelos netos sequestrados durante ditadura

A ditadura argentina, que durou de 1976 a 1983, sob o comando do general Videla, deixou um rastro de morte, destruição e esquecimento. Foram 30 mil assassinados – 10 mil desaparecidos – entre civis, idosos e crianças. Cerca de 500 bebês foram sequestrados pelo Estado e adotados por famílias colaboracionistas, dos quais 95 já foram recuperados pelo trabalho militante de duas associações: as Mães da Praça de Maio e as Avós da Praça de Maio.

'Nada de princesas: mãe fotografa filha inspirada em grandes feministas'

Imagens que instigam reflexões sobre esteriótipos e generalizações sobre as mulheres nas sociedades.

 

Nada de frufrus, maquiagens, vestidos bufantes, jóias. Muito menos coroas. A fotógrafa americana Jaime Moore buscou outras referências para vestir a sua filha: grandes mulheres da história.

“Não me leve a mal, eu amo as princesas da Disney, seus vestidos lindos, cabelos perfeitos, vozes charmosas”, Jaime escreveu. “Mas isso me fez pensar: são apenas personagens, uma fantasia irreal para a maioria das meninas.”

A violência em questão.

Autoria:

Marta Alves,Marcia Cristina,Ana Edith,José Carlos,Marcelo Gomes de Moura

 

 

Fotografias reproduzem cenas do filme "Rei Leão"

O fotógrafo Brandon Heuser, que mora em Vancouver - Canadá, registrou um material bem bacana em uma visita à Reserva Nacional Masai Mara (Quênia) e, ao regressar, decidiu assistir novamente a famosa animação: Rei Leão. Ficou surpreso ao reparar que muitas das suas imagens se pareciam muito com algumas cenas do filme. Confira as fotos: 

 

 

Quando a lava do vulcão encontra o mar

Um incrível espetáculo visual que foi capturado pela lente de Bruce Omori. O fotógrafo viu e documentou no Havaí como a lava que sai de um vulcão explode em direção à costa e, quebrada em pedaços, se transforma em areia preta e forma uma nova praia.

Olhar multicultural - registro de salas de aula pelo mundo

Desde 2004, o inglês Julian Germain percorreu 19 países, dentre eles o Brasil, fotografando salas de aula. O resultado do projeto se transformou em um apanhado de 87 imagens de escolas de todo o mundo, publicadas no livro classroom portraits (ou Retratos da Sala de Aula, em livre tradução), da Editora Prestel, lançado em setembro deste ano.

Fotógrafos registram os 35 lugares abandonados mais bonitos do mundo

Kolmanskop no deserto da NamíbiaApesar de não serem vistos com bons olhos pela maioria das pessoas, lugares abandonados, como casas, parques e até castelos, podem reservar surpresas pra lá de agradáveis, principalmente no quesito beleza. O fascínio por registrar imagens de espaços esquecidos e, ao mesmo tempo, belos se tornou um hobby que a cada dia ganha mais fotógrafos adeptos.

A fotografia desconcertante de Chema Madoz

por Zupi;

O fotógrafo espanhol Chema Madoz parece ter um talento especial para fotografar temas que fundam temas aparentemente desconcertantes. Nada é o que parece ser, à primeira vista, mas tudo faz sentido quando você olha para a imagem grande.

Divulgar conteúdo