Com imagens de impacto, pesquisadoras brasileiras conseguem mudar hábito alimentar de mulheres em 60 dias

 

Você já pensou em tentar mudar seus hábitos alimentares a partir da criação de memorização e criação de imagens dos alimentos a partir dos seus aspectos positivos e negativos e facilitasse a memorização para quando a pessoa fosse se alimentar, fazendo referencia a imagem. Pois é, isso foi realizado pela nutricionista Flávia Gonçalves Micali que desenvolveu a pesquisa como parte da dissertação de mestrado do curso de nutrição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Com o objetivo de alertar a população para a importância da atenção no que vai ao prato que a nutricionista de Ribeirão Preto (SP) elaborou um instrumento capaz até de qualificar o apetite usando imagens de impacto e técnica de memorização.

Ao longo dos quatro anos que se dedicou ao estudo, 12 meses foram exclusivos para a produção e a validação das fotos que poderiam causar o efeito esperado, Micali criou composições de impacto, como montanhas de banha ou sacos e mais sacos de açúcar empilhados, que foram exibidas às participantes. Ela trabalhou com quatro temas: Vida doce, cuidando do açúcar; Comer bem fazendo as melhores escolhas; Comida gostosa com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável. Para cada um, produziu fotos específicas.

Também sob orientação de Rosa Garcia, o instrumento imagético agora é detalhado na tese de doutorado de Flávia Micali. O novo objetivo é investigar a fundo o quanto as mudanças na alimentação influem diretamente na perda de peso e qual o poder da memória nesse processo. “Queremos trazer um benefício para a sociedade. Percebemos que tem mesmo o potencial de orientação alimentar e nutricional”, conclui Flávia".
 

Comments

imagem de Maria Beatriz Biscaia

Imagens dos Alimentos

Realmente as imagens trazem informações mais rápidas ao nosso cerebro. Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.  A criação de imagens dos alimentos a partir dos seus aspectos positivos e negativos  facilita a memorização para quando a pessoa for se alimentar, fazendo referencia a imagem.

Vote neste Comentário