universidade pública

DEZ ANOS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES: O QUE MUDOU?

Mudança garantiu avanços nacionais em termos de inclusão, mas São Paulo ainda se recusa a estabelecer ações afirmativas para negros, pardos e indígenas

Cota não garante aluno de escola pública em vestibular

A falta de aulas de geografia durante seu último ano no ensino médio fez com que Monique dos Santos Pires, 21, desistisse do vestibular para as universidades públicas. 

"Não tinha como competir com aluno de escola privada", diz ela, que trabalha e estuda administração na FMU, faculdade particular.

Sua situação ajuda a explicar por que o número de alunos da rede pública nos vestibulares de importantes instituições gratuitas do país caiu ou mudou pouco nos últimos anos, apesar de políticas de bônus e cotas.

Dilma sanciona projeto de cotas para alunos do ensino público

A presidente Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira (29) o projeto que reserva metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas do país para alunos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos.
A assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Luiza Bairros (Igualdade Racial), além do senador Paulo Paim (PT-RS).

Imagem explicativa sobre a nova proposta de cotas em Universidades públicas

A imagem abaixo explica como será se o projeto que estabelece 50% das cotas para estudantes de escolas públicas for sancionado. O que você pensa sobre isso? É a favor, contra? É justo que os alunos de escolas públicas tenham essa chance? Dialogue com a gente!

 

Senado aprova cota de 50% em universidades e escolas técnicas federais

E você, é contra ou a favor? Veja depoimentos de deputados que votaram contra e a favor da proposta já aprovada na Câmara. Você concorda com os argumentos apresentados? Quais são os seus argumentos? O que você pensa sobre isso? Como essa proposta vai modificar a vida dos/as jovens brasileiros estudantes de escolas públicas? Essa mudança é para melhor? Dialogue com a gente!

Proposta ainda tem de passar pela sanção de Dilma Rousseff.

Divulgar conteúdo