O Debate sobre o artigo : "Aluna de escola em SC cria blog para denunciar problemas na escola"

   

"

      A reportagem apresentada, nesta comunidade, sobre a aluna Isadora Faber de uma escola de Santa Catarina, foi um bom instrumento para o debate que vem sendo realizado com os alunos do Colegio Brigadeiro Schorcht.

     Em sala de aula debatemos o uso das redes sociais e apresentamos o artigo, que recebeu muitos comentários dos alunos. É sobre esses comentários que escrevo este artigo na tentativa de registrar uma avaliação das opiniões dos alunos.  

     Em primeiro lugar, os alunos, em geral, revelam que acreditam na internet como instrumento de denúncia, embora pouco a utilizem como tal e, por isso, consideraram a atitude de Isadora como bastante corajosa.  Os comentários salientaram que se tratou de uma atitude correta e elogiaram a iniciativa de uma menina tão jovem.  Enfatizando que todos tem " liberdade de expressão" e que esta deve ser utilizada. 

     Os alunos, em sua maioria, discordaram da filmagem das aulas sem autorização do professor. Alguns comentários também procuraram demonstrar que ela poderia ter tentado "reunir forças" com os colegas para reivindicar melhorias e encaminhado ao conhecimento da direção, antes de expor  os problemas e tentar chegar às autoridades. Necessário, porém, que se melhore o diálogo nas escolas, para que os alunos se sintam motivados a expressar e que obtenham respostas. 

     É importante ressaltar que os comentários foram bastante sensatos e demonstraram maturidade no que diz respeito às consequências desta atitude. Que, apesar de constituir um importante instrumento de denúncia,  deve ser usado com cautela, pois o seu alcance é muito maior  no tempo e no espaço e ainda não estamos totalmente preparados para lidar com isso, em especial, os jovens. No mundo todo observamos que a  liberdade de expressão é um direito que traz consequências nem sempre positivas, por isso precisamos analisar cada situação e contexto.

   Há uma consciência explícita e um desejo de assegurar direitos sociais,  mas,  falta ainda a  crença no potencial da mobilização coletiva, porque essas atitudes através das redes são individualizadas, embora carreguem o desejo coletivo. Sem dúvida esse instrumento pode mobilizar mais rapidamente as pessoas e  deve ser utilizado para atingir a indignação e o potencial possível. Precisamos refletir e aperfeiçoar mais. 

    Parabéns aos alunos por suas reflexões! Acho que estamos no caminho! 

Comments

imagem de Nathalia Correa Gonçalves Cipriano

O Debate sobre o artigo : "Aluna de escola em SC cria blog para

Na minha opnião a menina tomou uma decisão correta , pois ela está expondo as condições precárias do colégio sem medo de qualquer superior a ela . Porque hoje aos colégios os alunos tem medo de expor qualquer questionamento ou decisão . E no caso dela fez diferença ela teve coragem de expor os acontecimentos do colégio.

Nathalia Gonçalves

T:3001 

Vote neste Comentário