RIO - Uma estudante da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, faz sucesso na internet ao relatar os problemas que encontra no seu cotidiano. Aluna do 7º ano, Isadora Faber, de 13 anos, posta textos, fotos e vídeos sobre aulas que considera ruins, portas e maçanetas quebradas e fiação elétrica exposta. Estimulada pela família e pelas mensagens que recebe pela rede social, sua página, “Diário de Classe”, já foi curtida por mais de seis mil pessoas desde 11 de julho, quando entrou no ar.
No seu texto de apresentação, a blogueira mirim diz que quer mostrar a verdade sobre a escola pública. Sua primeira denúncia foi sobre a porta do banheiro feminino, que não tinha fechadura. Em seguida, publicou uma foto de um interruptor aberto e escreveu que os alunos juntavam os fios para que o ventilador funcionasse. Depois, vieram bancos quebrados no refeitório, problemas no portão de entrada da escola e até um vídeo gravado durante uma aula de matemática, que mostra uma enorme bagunça.
Em entrevista por telefone, a estudante diz que não imaginava que sua iniciativa fosse causar tanta repercussão na internet. Ela conta que foi motivada pela irmã a contar as situações que enfrentava todos os dias. A menina estuda na unidade desde o 1º ano do ensino fundamental.
- Todo mundo na escola reclamava dos problemas e, conversando com a minha irmã, ela disse que tinha outra menina que tinha uma iniciativa parecida. Comecei a mostrar os problemas e todo mundo em casa me apoiou. Eles disseram que eu estava certa em expôr as coisas - diz Isadora.
Na sua opinião, os maiores problemas são o professor de matemática, que é o protagonista do vídeo da aula, e as várias fiações elétricas expostas que dão choque nos alunos. A estudante afirma que muitos colegas a apoiam na internet, mas não mantém a posição dentro da escola, onde professores e funcionários são contras às suas postagens.
- Ninguém me apoiou dentro da escola, os professores são contra e funcionários também. Eles fazem cara feia para mim, dão indiretas. Meus colegas me apoiam no Facebook, mas na escola não. Acho que eles ficam com medo.
Apesar de ter ficado abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), a escola de Isadora conseguiu um resultado acima da média da rede municipal de Florianópolis na última edição Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. A unidade obteve a nota 4,8, maior do que o 4,6 da média da rede. O objetivo estipulado para 2011 era a nota 5.
As reclamações da aluna já renderam algumas melhorias também postadas na rede social, como a troca de portas e fechaduras. Procurada, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis informou que será realizada nesta terça-feira uma reunião com a direção da unidade. Só depois do encontro haverá um pronunciamento oficial sobre o caso.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/aluna-de-escola-em-sc-cria-pagina-no-fa...
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Comments
aluna de SC
Concordo quando a aluna expõe fotos de condições precárias da escola como denúncia para as autoridades, mas discordo quando filma e expõe aulas sem autorização de professores, julgando aulas ruins ou boas. Questiono também que seja um ato de coragem porque muitas vezes as pessoas acham que na rede não estão se expondo diretamente. O risco é que tudo se pode postar e nem sempre há responsabilidade nisto. Será que uma menina de 13 anos tem consciência das consequências de expor situações e pessoas?
Qual a sua opinião sobre o assunto?
Ela agiu corretamente denunciando?
Na minha opnião a escola é
Na minha opnião a escola é livre totalmente, então ela aponta os problemas e o governo aponta as soluções, certo? Essa menina está correta em suas atitudes e devia servir de exemplo pra muitos!
Jovem em ação e a construção do senso crítico
A atitude dela foi incrível, o quê vocês acham?
Ela foi corajosa e audaciosa, tudo em prol de uma escola pública de qualidade.
Porque reclama da escola em seu interior, em forma de resmungo, não adianta muito, não é?
Agora usar as mídias digitais para chamar atenção das autoridades públicas aos problemas recorrentes de muitas escolas públicas brasileiras, é genial, não acham?
Infelizmente, no Brasil, é preciso exaltar os problemas para que as soluções possam vir a ser imediatas.
Galera, está chegando a eleição. Nós temos o poder de escolher representantes que olharam com mais cuidado para a área da educação.
Diário de Classe
O reforço do erro leva a questionar as práticas pedagógicas, estabelecendo uma educação aberta, interativa, com liberdade. A escola é responsável para fortalecer o estudante a agir com autonomia. Penso que o DIÁRIO DE CLASSE funciona como um jornal independente da censura do modelo educacional tradicional. visando novos paradigmas para a instituição educacional.
Aluna SC.
Eu concordo com aluna, ela fez isso em busca de um ambiente seguro é adequado para seu ensino e dos proximos alunos dessa escola .Por que todo aluno quer se sentir seguro no lugar onde estar todos os dia .Ela foi em busca de melhorias para escola ,mostrando como estava precaria as condições de sua escola ,mais eu acho que ela por mais que não goste de uma aula que ache a aula ruim não deveria falar mal , porque e o trabalho de uma pessoa e nos não temos direito de julgar como elas trabalham .eu também acho que os colegas da escola dela deveriam apoiala ,não so no face.. mais na escola porque ela esta fazendo isso por eles também, não deveriam ter medo porque de uma forma diferente ela esta lutando pelos seus direitos..
Aluna SC
Acho que ela está correta em expor os problemas de sua escola. Muitas pessoas pensam o mesmo, porém não tiveram a coragem que ela teve de jogar isso na internet. Prova disso são as pessoas que a apoiam pelo Facebook, mas na escola, a discrimina. Na minha opinião, ela agiu corretamente denunciando, mesmo exibindo aulas e expondo seu professor, sem ele saber, mas foi por uma boa causa, a imagem não foi usada para outros meios. Com 13 anos, muitas pessoas estão tendo mais consciencia do que algumas mais maduras, que não se importa com o problema.
Franciane, nº 7. Turma 3003, CEBS.
Aluna SC
Na minha opinião a atitude da menina foi correta, ela de apenas 13 anos teve coragem que muitos não tem. Ela só quer um ambiente agradavel para estudar, e também acho que a escola e os alunos deveriam apoia-lá , pois ela só está pensando no bem de todos, é muito melhor trabalhar e estudar numa escola com ótimas condições não é mesmo?? E isso irá refletir concerteza no bom desempenho dos alunos.
E na questão da filmagem da aula, acho que ela pecou em filmar sem autorização, mas de qualquer forma foi uma maneira de o professor ver que tem algo errado na sua aula, e consequentemente, procurar uma solução pra melhora da mesma junto com seus alunos!
Cebs, t: 3001
Aluna SC
Nos dias de hoje com tanta tecnologia usada para futilidades , essa adolescente com tao pouca idade entendeu uns das melhores formas de se ulitizar da internet ,para fazer o certo que foi chamar atenção das pessoas para as condiçoes precárias de sua escola!
Assim deveriamos nós fazermos, utilizar-se dos meios que nos tem imposto essa nova geração da tecnologia e da comunição para correr atras de melhorias para nossa educação e demais coisas. Atitude mas que apoiada por mim e acredito que por muitos , não só uma atitude que nos faz cair na realidade como também trouxe melhorias e resultados a escola dessa menina.é uma dose de realidade e coragem para nós e um exemplo que ficar parado só reclamando das coisas não nos leva a lugar algum
Na minha opinião a menina
Na minha opinião a menina agiu corretamente denunciando as condições que ela e os alunos da rede são submetidos todos os dias. Todos nós sabemos que quando o espaço não é agradável, não temos força de vontade alguma de continuar frequentando o ambiente, nem motivação para seguirmos os estudos. Apesar dela ter feito o vídeo sem autorização prévia do professor, foi bom para que ela pudesse mostrar a realidade em que ela vive em sala de aula, não só as más condições materiaismas também o descaso do professor para com a turma. Ela mostra que apesar de ser uma pessoa com pouca idade, ela tem uma consciencia que pessoas mais maduras não tem e é menos uma jovem perdida no mundo de hoje, que luta pelos seus direitos.
CEBS
Gabrihela Ribeiro - nº 11 - Turma 3003
Aluna SC
Na minha opnião, ela realmente teve coragem, e pode se dizer que ela soube utilizar de maneira digamos assim "genial" uma excelente ferramenta, porque não uma arma que é a internet. Acredito que ela se precipitou um pouco em relação a exibição e exposição do seu professor pois essa atitude poderia trazer alguns problemas para a mesma, mas por outro lado, pôde através dessa e outras atitudes mostrar as dificuldades e os problemas enfrentados pelo seu colégio.
Diante disso, podemos extrair uma grande lição. Não importa a idade e a maneira que utlizamos para obtermos algo, o que importa é o posicionamento e a atitude que temos diante de alguma situação, tal como essa menina de 13 anos teve.
Felipe Mongerote , nº 6, Turma: 3003, CEBS.
Ótima ideia da aluna de expor
Ótima ideia da aluna de expor os problemas da escola onde uma grande massa tem acesso e ter uma grande repercurssão, o único problema é a fraqueza do outro lado do problema: a escola em sí. Ali onde ela mostrava os problemas, era simplesmente ignorada e não tinha voz diante de algum funcionário, professor e/ou alunos que nas redes apoiavam e depois voltavam atrás, que fazia descaço com a situação alarmante e tão prontamente expressa.Apesar das melhoras se mostrarem insuficiente, houve alguma melhora. Isso prova que qualquer um pode se mobilizar, do jeito que puder, para trazer melhorias não só pra sua escola, mas também para o seu cotidiano. Talvez as respostas não vão ser exatamente boas, mas de algum jeito essa resposta vai chegar e mudanças vão acontecer.
Ana Beatriz - nº 5 - turma: 3001
Aluna !
O ato dela foi correto , pois para chegar a esse ponto dela precisar postar fotos , criar blog , é porque a situação realmente estava crítica , além de ser prejudicial e poder causar acidentes na escola. "Em seguida, publicou uma foto de um interruptor aberto e escreveu que os alunos juntavam os fios para que o ventilador funcionasse." ? olha a que ponto chega essas condições precárias , isso só seria mudado se acontecesse algo grave , como sempre eles esperam acontecer para tomar as devidas prevenções. A aluna mobilizou vários estudantes na rede social , mais o problema é que e na escola ? só ela ? ai não tem como acontecer mudanças , a parte da internet ( rede social) é apenas o 1° passo , deveriam sim apoiar ela na escola e começar a reclamar , se preciso até greve , os professores não fazem ? então , mais também entendo o lado de quem não apoia na escola , pois tem medo de ser olhado de cara feia como acontece com a aluna , mais isso são consequências dos seus direitos , nunca é demais reclamar de uma coisa que você tem direito !
Aluna de SC
Denunciar um problema através de alguma rede social as vezes é a unica solução viável. Estamos no século em que uma revolução pode ser feita pela internet e já que temos esse poder em nossas mãos, nada melhor que usá-lo pra alguma ideia consistente, que defenda algum ideal, que tenha um propósito descente.
A postura dela em denunciar os problemas da escola é uma ato de muita coragem, tem vezes que tentamos resolver um problema diretamente com a Direção e eles nada fazem. Expor as aulas dos professores é uma questão meio delicada, pois é crime usar celular em sala de aula e as vezes a aula só é ruim porque os alnunos não colaboram com o professor e acabam fazendo da aula uma tremenda zona. Analisando todo o contexto chego a conclusão que ela agiu da maneira correta, pois se ela não foi ouvida pela direção, a internet e a rede social a "ouviram" de forma muito compreesnsiva.
Lourrane Santos / Turma 3001, nº 29
Aluna SC
Na minha opinião a atitude da aluna foi correta e teve uma certa coragem que muitas outras pessoas não teriam.Acho que ela expor as condições ruins da escola, publicando fotos, é querer estudar num ambiente bom. Os alunos e professores deveriam apoia-lá, pois ninguém quer estudar , trabalhar numa escola que tem condições precárias.O ato dela ter filmado, foi incorreto, pois não tinha autorização dos professores, mas por um lado ela só queria que as aulas de alguns professsores melhorassem, isso de algum modo ajudaria tanto os alunos quanto os professores.
Thalita M. Bernardino - nº 44 - Turma :3001 - Cebs
Aluna SC
Concordo com a atitude dela. Mostrar tais problemas, que são da maioria das escolas da rede pública, na internet foi uma ótima forma de tentar mudança, já que na internet não somos fechados apenas para nossa família e amigos, e sim, exposto para toda e qualquer pessoa. A atitude mostra o poder que todas as pessoas tem em mudar a situação precária da sociedade em que vivemos, mas que muitas vezes estas não sabem utilizar, ou até mesmo sabem, mas não querem.
Em questão à exposição do professor, pode ser que ela tenha se precipitado, mas também, ao avisar, o professor poderia mudar sua aula só para a exposição submetida. Já que, depois do fato, os próprios funcionários da escola desaprovaram a atitude de denúncia. Vemos assim, que infelizmente, o descaso vem de dentro também.
Um exemplo claro e ótimo de mobilização.
CEBS - Maria Luiza, nº 33, turma 3001
trabalho
po.. ela ta certa, por que ela está lutando por uma melhoria nas condições de ensino dela, se tem coisas quebradas fios expostos eu concordo em ela mostrar, por que se ninguém faz nada alguem um dia ia ter que fazer e foi essa garotinha, em relação ao professor o trabalho dele é dar aula e não deixar a turma na brincadeira, ele deu azar que foi na aula dele que ela gravou mas assim vai mostrar que ele não tem capacidade pra dar aula, ou então não sabe dar aula, por que professor que entra na sala pra deixar os aulos como quiserem não é professor é enganador, ela ta no direito dela de reclamar e pedir as autoridades melhoras para o estudo publico eu apoio !
Davi Santos Nº 14 T: 3001
Ela foi objetiva
Não é questão de ser certo ou errado , ela é uma criança ainda para ela isso não iria ter efeitos colaterais como teve quando ela publicou na net , oque ela teve em mente foi dar sua opnião sobre a situação do seu colegio apra ter um melhor aproveitamento e renddimento na escola, concerteza ela fez esse diario com o objetivo de atingir o colegio para que podesse ser feito algo a respeito correto ? como esse trexo mesmo nos mostra oque a sua atitude rendeu "reclamações da aluna já renderam algumas melhorias também postadas na rede social, como a troca de portas e fechaduras". Não foi em vão a opção dela de expor a situação do colegio para que pudesse ser feito algo a respeito. Para mim ela foi correta no modo de agir se a rede publica não nos dá as devidas ferramentas e diretos, temos que fazer por nós mesmo uma revira-volta para poder reverter a situação com a intenção de melhora-lá mesmo com as dificuldades é para isso que serve o senso comun e de liberdade de expressão. ---Aluno: Maicon Moura turma:3001 nº32Colegio: CEBS
Aluna SC
Eu acho que a escola deveria ter apoiado mesmo que ela tenha denunciado os problemas da escola, é uma maneira de melhorar porque se ela denunciou e todo mundo apoia é verdade o que ela botou assim a secretaria de educação daria um jeito de resolver mas a escola não viu assim viu como deboche como se a aluna estivesse ''sacaneando'' a escola mas na minha opinião ela fez ao certo porque todos veêm o problema e ninguem faz nada mas o injusto é que ninguém apoia ela porque tem medo do que a escola possa fazer mas estou totalmente a favor dela. O mundo só melhorará se as pessoas começarem a denunciar e não ficar com medo.
Gabriel Fonseca de O. n:10 turma:3003
A Atitude Dela Foi Correta
A Atitude dela foi correta, porque em um relato dela está assim : e as várias fiações elétricas expostas que dão choque nos alunos, ( como pode uma escola estar neste estado? ) então acho que ela está certa em ter divulgado esses problemas no seu blog, pras pessoas que não estudam lá também verem oque está acontecendo nessa escola. Acho que com essa atitude já deu pra perceber que muita coisa tem que melhorar nas escolas, não só nas escolas como na área da saúde também.
Nathana Lourrana nº 40 Turma : 3001
Trabalho Do Emi.
Coragem e desejo de mudanças
Achei a atitude da Isabela bastante corajosa e ousada. Acho que ela fez certo ao expor o para todos, já que dentro da escola esses problemas não são resolvidos. A intenção foi ótima, o ruim foi a administração das informações com os meios de comunicação, como o Facebook e o Youtube.
A denúncia foi um ato correto, pois devemos apresentar queixas daquilo que não está sendo feito de maneira correta. Expondo professores e funcionários sem autorização dos mesmos foi um erro, porém, ninguém sabe se eles agiriam normalmente se soubessem que estavam sendo filmados. Um exemplo pode ser um professor que nunca dá aula direito, mas quando sabe que está sendo filmado, tenta dar a melhor aula do mundo! Esses são tipos de pessoas que merecem aprender, com punição, o verdadeiro significado Verdade.
Fiquei triste quando li que os seus colegas, pessoalmente, não apresentam nenhum tipo de ajuda/auxília à ela. Pessoas como essa estudande deveriam se apresentar com mais frequência na sociedade. O medo é um fator contribuinte para que os seus colegas não à ajudem. Provavelmente devem existem tipos de ameaças, chacotas e exclusões por parte de colegas, professores e funcionários para com ela. Medo de ser "zuada" ou excluída de algum grupo foram consequências que ela sabia que provavelmente sofreria, mas, ainda bem, que nenhum desses fatores foram suficientes para diminuir a sua sede por mudanças.
DIEGO PESSANHA SILVEIRA - Nº17 - COLÉGIO ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORTCH
Aluna SC
É bem complicado, a atitude dela foi explendida, não há duvidas. Sua decisão em denunciar e mostrar as problemáticas foi e é em busca de solução e agora pode-se ver toda a repercursão causada, seu nome esta espalhado pelo Brasil e sua atitude sendo compartilhada entre as escolas.Toda ação tem uma reação, a atitude da aluna foi errada porque infrigiu leis e desacatou a hierarquia, mas e se não tivesse feito? sera que haveria mudanças ou iriam esperar pelo mundo burocrático achar um solução que apenas tapasse o buraco?É normal em colégios poucos se motivarem, "irem contra a corrente" e elanão foi diferente, foi contra tudo e todos, isso é só mais uma prova que quando querermos e precisamos mudar algo, são poucos os que buscam a força da causa e lutam pela mesma.
Vinicius Santana T.3003 Nº30
Aluna SC
Achei a atitude dela correta. Pois ninguém tem coragem de mostrar a realidade da escola, achei certo ela mostrar a situação precária do colégio, mostrando a fiação, o banheiro sem fechadura, o ventilador que os próprios alunos tinham que juntas os fios para funcionar, isso tudo foi certo, até porque a escola esta colocando em risco os alunos e isso não é bom pros alunos e nem pra imagem da própria escola. Única coisa errada foi ela ter filmado aula dos professores, sem autorização, mas tirando isso achei super certa a iniciativa e a coragem dela de expor todas as decadências da escola, porque com essa atitude ela pode ajudar, ou melhor, ja esta causando uma boa repercução.
Amanda Fernandes. Turma: 3003. Nº 3
ALUNA SC
Acredito que ela foi bastante corajosa em não só expor sua opinão, mas também a sua imagem em uma rede social. Com certeza a atitude de uma menina de 13 anos surpreendeu muitos, póis ela deu sua "cara a tapa" para mostrar uma realidade que a maioria dos jovens como ela vive diariamente. Claro que teve falha ao gravar as aulas sem autorização dos professores, mas a coragem e atitude dela já valem muito.
Acho que atitudes como essa são validas para uma conscentização geral de todos e estimulo para lutar por uma educação de qualidade. Sobretudo avaliando o lado positivo e negativo, e sempre buscando melhorar sem que ninguém saia prejudicado.
Rebeca, turma 3003, número 33
Minha Opinião
Eu acho muito interessante a atitude dela. Porque mesmo sem o apoio dos colegas, e só com apoio da família, ela teve coragem de expor os problemas,com os quais ela convive na escola. Creio que antes de uma exposição que nem essa sobre os problemas da escola,ela ou os colegas dela devem ter feito alguma reclamação pacífica. E aparentemente não surtiu efeito,o que levou ela a chegar a esse ponto. E quanto a questão da exposição da aula do professor, "talvez" ela tenha se precipitado.
Outro fato dentro desse é o descaso da própria escola.Nem mesmo dos funcionários ela teve apoio para mudar a situação da escola.
Mas o interessante sobre esse fato, é que ele nos mostra como uma pessoa pode mudar uma situação. Muitos querem mudar,mas poucos fazem algo para isso.
Um ótimo exemplo de mobilizaçao e atitude!
Alan N°01 Turma:3001
Opinião com relação ao caso da menina no colégio municipal
Eu concordo a garota em parte, a intenção dela foi das melhores em querer melhorar o colégio dela, o local de estudo, o ambiente em si. Porém acho que ela foi um tanto precipitada em divulgar diretamente o que ela pensava que estava errado no colégio dela, acho que ela deveria comunicar a direção do colégio primeiramente, deveria haver um diálogo entre as partes antes dela tomar qualquer atitude. A repercussão que o ato da menina, foi muito bom para a escola, houve melhorias. Mas a aluna foi "queimada" de certa forma no colégio, para os professores e funcionários. Ela agiu de certa forma infantilmente, um pouco de culpa dos pais por apoiarem, pois ela tinha de ver o lado da escola que tem que receber verbas do munícipio para que haja reformas no colégio.
TRABALHO
A internet hoje em dia é uma ferramenta importantíssima nas nossas vidas. Através dela podemos expor nossas ideias, tomar atitudes e mudar situações, como fez essa menina de SC.
O que ela fez, muita gente não teria coragem de fazer, por isso à admiro. Sua atitude foi super certa, mesmo usando vídeos de professores. Além do mais que oje em dia, há incentivos ao uso das redes sociais para a participação dos alunos com o ambiente escolar e com os professores na maioria das escolas, e outra coisa, todo mundo só fez esse alarde porque era pra algo ruim, porque se fosse para algo bom ninguém daria a mínima para a sua imagem na internet.
Tatiane Rodrigues - N.: 28 - T.: 3003
A aluna agiu corretamente,
A aluna agiu corretamente, inclusive muitos de nós temos essa mesma vontade, de mudar as coisas, coisas que não deveriam estar como estão, coisas com as quais não estamos conformados, mas nos falta coragem, coragem que essa menina apesar de nova, teve.E que a atitude dela sirva de exemplo para todos nós.Se ela não tivesse se manifestado, se não tivesse feito o que fez, a escola onde ela estuda estaria do mesmo jeito. Talvez as mudanças tenham sido poucas, mas pelo menos, algo mudou.
Débora de Sá
Turma: 3001
Aluna SC
Sim uma menina de 13 anos tem consciência pelos atos dela . Ela fez muito certo em ter postado fotos da situação do colégio , e ela fez isso só com o apoio dos pais . Os amigos só tinham coragem de concordam pela internet . Muitos queria ter a coragem que ela teve , tem muitas escola aí caindo aos pedaços e ninguém faz nada . A unica coisa com a qual discordo é o fato dela filmar as aulas dos professores, porque usar celular em sala de aula é errado e muito professores permitem por confiar no aluno, dessa forma ela está nos expondo e expondo os professores. Aulas ruins não é mérito apenas do professor, mas sim do aluno também. A página denunciando os problemas da infraestrutura do colégio é uma ideia excelente, ela fez bem em usar a rede social para algo produtivo e beneficiário, mesmo não recebendo apoio dos demais colegas.
Juliana Santana / n° 26
Turma : 3001
Aluna de Sc
Ela teve uma atitude correta,já que muita das vezes esses problemas não são denunciados.Muitos não teriam coragem de ter feito o que ela fez.Já que a escola apresentava problema que poderiam por em risco a vida dos alunos que ali estudam.E assim a escola deveria ter dado uma importancia para o problema que a aluna denunciou e não reprimi-lá.Mesmo não recebendo o apoio dos demais colegas, ela usou a rede social para algo produtivo.
Grazielle Cristina
T:3001/n° 21
Eu concordo, porque só vendo
Eu concordo, porque só vendo pra crer, de repente elas já tinham falado com alguem, mas ninguém leva fé, então só tomando medidas drasticas pra alguem se tocar, e é claro que a escola não vai gostar, pois eles sabem que estão errados, que isso tudo acontece e não fazem nada. Quem são prejudicados são os alunos, então essa atitude dela, na minha opinião, está correta!
Eu concordo com a Aluna de
Eu concordo com a Aluna de expor os problemas encontrados na escola onde estuda,pois muitas das vezes apenas irmos na secretária não adianta muita,derrepente ela fez isso justamente pra ajudar e até mesmo que autoridades possam ver e concerta todos os danos ocorridos,só acho que não tinha necessidade de gravar videos de aulas e expondo a vida dos professores. Em relação a colocar criticas e defeitos do colégio foi tão bom,como concertaram algumas coisas né rs, na minha opnião ela tento fazer com que pudesse haver mudanças e ela usou o internet para que todos possam ver o que realemnte acontece,porque por fora pode estar de um jeito e por dentro totalmente outro !
Marley Henrique Salles n° 35,turma: 3001
aluno de SC publica em seu blog denuncia
eu vejo da sequinte forma, que todos nós temos o direito de expor o que pensamos e como vemos algo, mais que jamais poderiamos de nos esquecer de respeitar uns aos outros, já vendo essa situação do aluno eu entendo meio que falta de respeito, pois ele deveria ter conversado com os alunos para discutir mais sobre a importancia da mudança que deveria ter no seu colegio, logo apos tentar fazer uma reunião com todos da coordenação e se ñ houvesse mudanças no colegio ai sim teria de fato todo o direito de fazer o video, já que ninguém da direção deu credito aos alunos.Mais eu tbm vejo o lado dos estudantes que passam por isso todos os dias sem ver mudanças e q a direção tbm tem q dar respeito para os alunos pq eles tem todo o direito de se ver acredidos como pessoas se fomos ver a situação q o colegio de SC estava,todos da direção eles ñ são cegos e já deveriam ter tomado providencia a muito tempo, pq se fosse normal para eles ver a condição do colegio q estava precaria, então o pq q a maioria da direção e professores colocam os filhos em colegios particulares?
turma:3001 numero:34
aluna de coragem..
Admiro ela por ser uma aluna que tomou essa decisão de falar de algumas coisas quem não gosta em sua escola,muitos alunos inclusive eu teria um pouco de medo de desafiar as leis do seu colégio ou professores.