Está sendo discutido no Senado um projeto de lei que determina o limite máximo de 35 alunos por turma do Ensino Médio. O número também vale para alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental.
Já nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, o limite será de 25 alunos por sala. (Clique aqui para ler o PL 597/2007 na íntegra)
Hoje em dia, o número de alunos por sala é definido pelas secretarias de Educação dos estados e municípios. Com isso, não existe nada que proíba a existência das salas de aula lotadas, que impossibilitam a concentração e o aprendizado do aluno.
O autor do projeto, deputado federal Jorginho Maluly (DEM-SP), justifica essa iniciativa com a seguinte afirmação “As peculiaridades regionais e as diferenças econômicas, de distância, de transporte, de formação de professores, de espaço físico muitas vezes impedem que os sistemas de ensino garantam uma relação razoável entre o número de alunos e o professor.”
No Rio de Janeiro, subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Educação, Júlio da Hora, mostrou-se muito satisfeito com a proposta. “O projeto beneficia muito o professor, melhora a qualidade da aula, aumenta o rendimento do aluno e diminui o desgaste do professor.”
O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Se for aprovado também pelo Senado, os estados e municípios terão o prazo de três anos para se adequar à nova proposta.
A sua sala de aula tem quantos alunos? Conte para a gente!
Comments
números de alunos
estou com 36 alunos em uma turma de 4ª série sendo 4 portadores de deficiencias e os outros ditos normais apresentam baixo rendimento de aprendizagem tanto no periodo da manhã como no periodo da tarde.que providencias devo tomar para diminuir o numero de alunos por sala para que no final do ano letivo os alunos nao sejam prejudicados?