O programa “Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia” foi concebido pela Fundação Oi Futuro, instituição que investe nas áreas da educação e da cultura. No núcleo do Oi Kabum! São disponibilizadas aulas relacionadas à produção audiovisual. Elas acontecem de segunda a sexta, de 13:30 as 17:30, por 18 meses. Participam das aulas 100 jovens, que têm de 16 a 24 anos e são alunos ou egressos de escolas públicas. A formação proporcionada pelo Oi Kabum!, abrange as áreas de web design, design gráfico, computação gráfica, fotografia e vídeo. Mas, mais do que ensinar a mexer com um equipamento ou a editar um vídeo, a proposta é que os alunos aprendam a acessar, compartilhar e construir novos conhecimentos, independente da carreira que esse jovem pretenda seguir. Por isso o Oi kabum! não é um curso profissionalizante, embora colabore para que os alunos tenham acesso à algumas ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho.
O formato dos cursos não segue os padrões tradicionais de escolas. A proposta pretende se guiar po um diálogo frequente entre os jovens e os educadores. São dois educadores para cada vinte jovens, o que permite uma relação mais próxima de
Kabum!" class="ibimage" />acompanhamento e orientação. Além disso, as aulas são organizadas em torno da produção de materiais, fazendo com que os jovens se deparem com problemas e busquem soluções criativas no processo de sua produção.
A experiência ocupa um dos núcleos do Plug Minas, um centro de referência da juventude criado pelo Governo de Minas. É um lindo espaço no bairro Horto, cheio de verde. Neste mesmo local, funcionam outros núcleos ligados ao Plug Minas: Valores de Minas, Empreendedorismo Juvenil, Inove (Desenvolvimento de Jogos Digitais) e Amigos do Professor. Mas, essa não é a única experiência do Oi Kabum! no Brasil.
Em 2001, foi criado o primeiro núcleo, no Rio de Janeiro. A experiência se multiplicou a beira mar em Recife e Salvador, até que, em 2009, veio parar nas montanhas de Minas, em Belo Horizonte. O programa funciona através de parcerias com ONGs. Em Belo Horizonte, a experiência é uma parceria do Fundação Oi Futuro com a Associação Imagem Comunitária (AIC) e com o Governo de Minas.
A divulgação do processo seletivo para a formação da próxima turma vai abranger os grupos culturais que trabalham com a juventude e as escolas públicas estaduais de BH. Após a inscrição, haverá uma primeira etapa de seleção comum para todos os núcleos pertencentes ao Plugminas. Depois os jovens são encaminhados para os núcleos, que fazem seus processos seletivos específicos. As novas turmas iniciam suas atividades em janeiro de 2011. Se você gostou do programa, fique de olhos abertos para participar da próxima seleção durante o segundo semestre desse ano.
Comments
o processo celetivo 2011
Olá meu nome é beatriz e me escrevi no processo celetivo da 2011 mas na página ainda não tem resposta ,o que fazer ?
Fotos
Gostei das Fotos do Marcos!!!
meu brother