Observatórios se reunem com diretor do MEC

II_Seminario_EMdialogo_014_1200x1600.JPGDurante o seminário do projeto Diálogos com o Ensino Médio, o diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação do MEC, Carlos Artexes, falou sobre as ações do Ministério da Educação e mais especificamente da diretoria que coordena. Ele explicou, por exemplo, que o Ensino Médio Inovador, projeto recém lançado pelo MEC, não significa nenhuma alteração na legislação brasileira, mas uma iniciativa que visa complementar a formação dos estudantes de Ensino Médio

“Não há uma proposta de acabar com as disciplinas obrigatórias. O aluno vai escolher a ampliação, o que é fundamental para ele, seja na cultura, na ciência e no trabalho. Não estamos falando em redução”, afirmou.

O segundo seminário do projeto Diálogos com o Ensino Médio foi realizado em Belo Horizonte durante os dias 11 e 12 de julho, com a participação das equipes do Observatório Jovem/UFF e Observatório da Juventude/UFMG, instituições proponentes do projeto e pesquisadoras da Universidade Federal do Pará (UFPA). As pesquisadoras integram a equipe que está organizando o trabalho de campo de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio no estado.

O Diálogos com o Ensino Médio é uma das iniciativas apoiadas pelo Ministério da Educação. O projeto compreende a pesquisa com escolas de Ensino Médio no estado do Pará, um diretório de documentos sobre o tema e o portal EMdiálogo.

O objetivo do seminário foi avaliar as ações colocadas em prática até o momento e planejar os próximos passos. Ainda no mês de julho começa a pesquisa sobre o Ensino Médio nos municípios de Belém, Santarém e Moju, no Estado do Pará. No mês de agosto, tem início um curso de formação em comunicação para estudantes de Ensino Médio. A proposta do curso é oferecer oficinas de redação, internet, rádio, vídeo e fotografia para que os jovens possam ser parte integrante de uma rede de correspondentes do EMdiálogo nas instituições de ensino, os Observadores das Escolas.

De acordo com os encaminhamentos do seminário, o EMdiálogo também passará por algumas alterações para aumentar o dinamismo da participação e a integração entre estudantes e professores.

Média de recursos por aluno/ano na rede estadual fica entre 1500 e 1600 reais

Segundo Carlos Artexes, o recurso investido por aluno/ano no Brasil nas escolas públicas estaduais está entre 1500 e 1600 reais. Ele disse ainda que no nível federal os recursos estão próximos de quatro mil reais e na rede privada esse valor sobre para seis mil reais. Ainda de acordo com Artexes, até recentemente o valor gasto na rede pública estadual era abaixo de mil reais aluno/ano.

“O horizonte que estamos perseguindo é de dois mil reais aluno/ano”, ressaltou.

Carlos Artexes defendeu o Ensino Médio integrado de educação profissional. Para ele, a formação deve ser unitária, mas precisa dar conta da diversidade de experiências regionais e locais. Destacou que não devemos retomar o dualismo entre o ensino profissional e propedêutico, mas pensar na universalização do Ensino Médio de maneira a incorporar a formação para o trabalho como princípio educativo.

O diretor do MEC anunciou o lançamento de uma Rede Nacional de Intercâmbio entre as escolas de Ensino Médio. Carlos Artexes explicou que a ideia é fazer com que as escolas de todo o Brasil troquem experiências, inicialmente, em um ambiente virtual. O lançamento da Rede está programado para o Seminário Nacional de Políticas Públicas para o Ensino Médio, que será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, em Brasília.

Comunidades: