OBJETO DE ESTUDO
Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos entre Nações. Embora o Brasil tenha o privilégio de “deter” aproximadamente 12% da água doce superficial no mundo, isso não impede que algumas regiões sofram com a falta de água. A distribuição desigual deste recurso, o uso não racional da água, poluição e mudanças climáticas imprevistas são algumas causas de possível escassez de água em determinada região do Brasil.
O Distrito Federal possui, atualmente, disponibilidade hídrica de aproximadamente 1.400 m³ habitante-1 ano-1, considerada baixa com base nas classificações das Nações Unidas e do Banco Mundial, o que indica a possibilidade de futura ocorrência de conflitos pelo uso da água e a necessidade de gestão dos recursos hídricos existentes. Isso se deve, principalmente, ao aumento populacional do DF.
Diante desse futuro nada animador, o uso consciente da água unido a um melhor aproveitamento e menor desperdício desse recurso, é o único caminho que devemos seguir para que futuras gerações tenham garantia de água de qualidade. Algumas ações são necessárias, e o reuso da água é um caminho para o melhor aproveitamento e preservação desse recurso.
PROBLEMATIZAÇÃO
O uso consciente da água e sua reutilização.
ORGANIZAÇÃO CONCEITUAL
Biologia: Ciclos biogeoquímicos, biomas, importância da água para os seres vivos, poluição.
História: História hídrica da região, processo de urbanização e exploração do recurso hídrico.
Geografia: Desperdício, reciclagem, mananciais, ciclos hidrológicos.
Química: Química e meio ambiente, sistema internacional de medidas (razão e proporção), substâncias, misturas e suas propriedades.
Português: Leitura e interpretação de texto, produção de texto verbal e não verbal, argumentação, tipologia textual.
Inglês: Interpretação de texto e produção de texto coletivo em língua inglesa sobre o consumo consciente da água
ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS POR DISCIPLINAS
Português: júri simulado, entrevistas direcionadas e produção textual.
Química: processo investigativo pela comparação de volumes de água no seu uso consciente e não consciente.
Geografia: pesquisa de campo, estudo do solo, levantamento de dados em empresas públicas (ex.: CAESB).
História: pesquisa em mapas, internet, livros e apresentações em formato de seminários.
Inglês: produção textual e montagem de dicionário visual com o tema hidrográfico.
Biologia: vídeos, debates, saídas de campo e comparações entre água potável e poluída.
ESCOLA: CED DONA AMÉRICA GUIMARÃES – PLANALTINA – DF
ALUNA: JULIENE PEREIRA GONÇALVES
Comments
Uso cosnciante da agua e sua
Uso cosnciante da agua e sua reutilização