USO CONSCINTE DA ÁGUA E SUA REUTILIZAÇÃO

OBJETO DE ESTUDO
Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos  entre    Nações. Embora o Brasil tenha o privilégio de “deter” aproximadamente 12% da água doce superficial no mundo, isso não impede que algumas regiões sofram com a falta de água. A distribuição desigual deste recurso, o uso não racional da água, poluição e mudanças climáticas imprevistas são algumas causas  de  possível  escassez de  água  em determinada região do Brasil.
O Distrito Federal possui, atualmente, disponibilidade hídrica de aproximadamente 1.400 m³ habitante-1 ano-1, considerada baixa com base nas classificações das  Nações  Unidas e do Banco Mundial, o que indica a possibilidade de   futura   ocorrência   de conflitos pelo uso da água e a necessidade de gestão dos  recursos  hídricos existentes. Isso se deve, principalmente, ao aumento populacional do DF.
Diante desse futuro nada animador, o uso consciente  da água unido a    um melhor  aproveitamento e menor desperdício desse recurso,  é  o  único  caminho   que  devemos seguir para que futuras   gerações   tenham   garantia   de água de qualidade. Algumas  ações   são   necessárias,  e   o   reuso    da água é um caminho para o melhor aproveitamento e preservação desse recurso.
PROBLEMATIZAÇÃO
O uso consciente da água e sua reutilização.

ORGANIZAÇÃO CONCEITUAL

Biologia: Ciclos biogeoquímicos,   biomas, importância  da  água  para  os  seres vivos, poluição.

História: História hídrica da região, processo de urbanização e  exploração  do   recurso hídrico.

Geografia: Desperdício,     reciclagem,     mananciais, ciclos hidrológicos.

Química: Química e meio ambiente, sistema internacional de medidas (razão e proporção), substâncias, misturas e suas propriedades.

Português: Leitura e interpretação de texto, produção  de  texto  verbal  e   não   verbal, argumentação, tipologia textual.
Inglês: Interpretação de texto e produção  de  texto  coletivo em língua inglesa sobre o consumo consciente da água

ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS POR DISCIPLINAS
Português: júri simulado, entrevistas direcionadas e produção textual.
Química: processo investigativo pela comparação de volumes de água no seu uso consciente e não consciente.
Geografia: pesquisa de campo, estudo do solo, levantamento de dados em empresas públicas (ex.: CAESB).
História: pesquisa em mapas, internet, livros e apresentações em formato de seminários.
Inglês:  produção textual e montagem de dicionário visual com o tema hidrográfico.
Biologia: vídeos, debates, saídas de campo e comparações entre água potável e poluída.

ESCOLA: CED DONA AMÉRICA GUIMARÃES – PLANALTINA – DF
ALUNA: JULIENE PEREIRA GONÇALVES

Comments

imagem de JULIENE PEREIRA GONÇALVES

Uso cosnciante da agua e sua

Uso cosnciante da agua e sua reutilização

Vote neste Comentário