SÍNTESE CADERNO 2 - ETAPA 2 - CIÊNCIAS HUMANAS - COLÉGIO ESTADUAL ARCÂNGELO NANDI
Colégio Estadual Arcângelo Nandi - Santa Terezinha de Itaipu - PR
Participantes:
Carine Goerck Woidkwski
Dianne Venson
Juliano Ferraz
Mabelly Venson
Maria Angélica Morini
Maria Luzia da Silva Buzzanello
Sérgio Luiz Albuquerque Júnior
Valmiro da Silva
Verônica Aparecida de Oliveira Albuquerque
Orientador de Estudos:
Anna Beatriz Pontes Silveira
Formador Regional:
Marinês Ligeski
NRE: Foz do Iguaçu
Síntese do Caderno 2 - Etapa 2 - Ciências Humanas
Segundo os PCNs, “Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de cortes e relações arbitrárias, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes (MEC, 2002, pág 88)”.
Para haver a interdisciplinaridade é imprescindível que haja não somente o domínio do conhecimento específico de cada disciplina, ou específico do conteúdo abordado, mas sim de conceitos e informações particulares que estejam integradas às outras disciplinas ou áreas do conhecimento para constituir o saber amplificado da realidade para o estudante. Não convém apenas relacionar um conteúdo específico de determinada área do conhecimento a outro sem haver um aprofundamento dessa abordagem, mas precisa-se entender como o tema é abordado na outra disciplina e qual é a relação entre ambas. E para isso é preciso ter conhecimento específico também das outras áreas do conhecimento científico. Para tanto, a formação continuada do professor é de fundamental importância, pois são nesses momentos é que se consegue compreender de que forma podem ocorrer adequações necessárias.
Consideramos que todo conhecimento se mantêm integrado permanentemente com outros conhecimentos para que se possa explicar, compreender, intervir, mudar, prever, desafiar as várias disciplinas para torna-las mais interessantes, melhorando e promovendo a competência social e as relações interpessoais dos alunos.
Os professores praticam a interdisciplinaridade quando relacionam o conteúdo de sua disciplina fazendo uma relação com outras, pois essas abordagens são bastante amplas permitindo uma conexão entre os conteúdos como: biotecnologia, subnutrição, explosão demográfica, commodities, nutrição, entre outras, completando as disciplinas, levando a uma visão de totalidade de conhecimento, onde os alunos perceberão o mundo em que estão inseridos e os vários fatores que o compõem.
A juventude é parte da sociedade, produz e é produzida por ela. Analisando, pesquisando e sondando nossos jovens, observamos que os valores como respeito, integridade, honestidade, ética e moral, estão evidentes e fazem parte da educação dada a eles pela família, pois deles dependem a maneira de pensar e encarar a realidade da vida por parte de seus filhos. Percebemos que procuram seguir esses valores, mas cada um de sua maneira, pois são diferentes e com opiniões próprias.
Os jovens também estão sujeitos a normas e regras de comportamentos e valores, conforme o contexto social em que vivem, assim veem a escola como ponto de integração social, onde se socializam e também com base para seu futuro, valorizando seus conceitos, regras e ensinamentos, pois através do conhecimento são estimulados a avaliar com consciência os valores pelos quais a humanidade se rege e prestar-lhes a sua adesão, procurando torna-los mais conhecedores de si mesmos.
Embora alguns antropólogos e sociólogos identifiquem as dificuldades enfrentadas pelos jovens na sociedade contemporânea, os jovens pensam que através de suas metas e objetivos, num futuro distante, pretendem estar estabilizados, formados, bem empregados, com família e vários bens materiais como casa própria, carro, etc.
Antigamente a Geografia e a História tinham por objetivo ensinar através da memorização ou decorando conceitos de aspectos físicos e naturais, nome de rios, de países, capitais, relevo, dados estatísticos, personagens de destaques, a história das elites e dos grandes acontecimentos, etc. Era meramente descritiva e não havia relação alguma entre os aspectos físicos naturais com os aspectos sócio econômicos e ambientais que hoje existe. A preocupação do ensino era somente conhecer. Não havia uma perspectiva crítica argumentativa, não se compreendia a relação entre o espaço e o homem que produz o espaço.
Hoje vivemos num mundo globalizado, onde os meios de informação têm um grande destaque e as ciências humanas passaram a ser mais dinâmicas e compreensíveis, e tendem levar às pessoas a uma consciência crítica e espacial. Ao ensinar o espaço, por exemplo, compreende-se a fixação do homem, sua influência na economia local e mundial e a perspectiva ambiental, ganhando a História do cotidiano um enorme destaque, podendo contribuir para que os estudantes leiam o mundo em outras bases, refletindo e agindo criticamente questionando práticas e valorizando a diversidade cultural.
A alimentação foi o assunto usado para o projeto de interdisciplinaridade. Os professores trabalharam em suas turmas conteúdos diversos abordando este tema. Foram feitas pesquisas sobre as várias abordagens como alimentação saudável, consequência dos agrotóxicos nos alimentos, a influência da mídia na alimentação, pirâmide dos alimentos, por que faltam os alimentos, o problema da fome, o aparecimento de doenças contemporâneas através dos alimentos, o problema da fome, entre outros.
Os alunos utilizaram como fonte de pesquisa: livros, revistas, internet, conhecimento empírico, pesquisa de campo, etc.
Observamos que a maioria dos alunos passaram a observar mais seus hábitos alimentares, verificando que a forma de se alimentarem está sendo insuficiente para uma boa saúde e qualidade de vida, conscientizando-se de que é necessário se alimentar corretamente.
Para dar mais ênfase a esse trabalho, os alunos construíram gráficos, produziram textos dissertativos argumentativos, amostras de alimentos, cartazes, foram pesquisados e fizeram pesquisas sobre o assunto, etc.
Foi uma experiência bastante produtiva, bem aceita pelos alunos e todo corpo docente, onde aprendemos que se é possível se ter uma alimentação diária saudável.
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Comments
Colégio estadual Rui
Colégio estadual Rui Barbosa-EMP
Formosa do Oeste/PR
Ana Lúcia, Débora e Marli
Mesmo diante de um mundo banalizado e com tantas problemáticas, nossos jovens ainda identificam muitos pontos positivos nas pessoas como: educação, compreensão, amor, paciência, humildade, honestidade, companheirismo. E por ser um grupo de alunos mais maduros de pensamento na faixa etária de 18 anos se vêem como pessoas boas que prestam ajuda, são companheiras, honestas e trabalhadora e como planos para o futuro a maioria relata querer morar em casa própria ter um trabalho e formar uma família.