Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação para eles.

Professora Andrea, Professor Daniel, Professor Emerson , Professor José Rivelino e Pedagoga Maisa.

"O Ensino Médio é o desafio da década".
A universalização do Ensino Médio como temos hoje, que chega a uma grande parcela da população brasileira tem uma serie de desafios, e cada desafio por si só abre caminhos para algumas possibilidades. O Ensino Médio por ele mesmo já é um grande desafio, pois se trata de uma etapa na vida dos educandos de grandes mudanças e decisões profundas que podem ser para a vida toda.
Um  grande desafio para o atual Ensino Médio está relacionado a evasão escolar e  aos altos índices de reprovação. Fica claro que no escopo geral da educação não podemos conviver com altos índices de evasão e reprovação. A questão se encontra em como resolver esse desafio, os alunos abandonam a escola por vários motivos, necessidade de ter um emprego para complementar a renda familiar, reprovação, questões sociais entre outros.
A solução dos problemas da sociedade passa pela escola, e a educação é a parte essencial dessa solução, contudo  a escola é de certo modo limitada. Sob esse ponto de vista precisamos encarar os desafios do Ensino Médio com o que a escola pode fazer de fato, a escola pode sim tomar medidas efetivas para tentar diminuir os índices de evasão e reprovação, no entanto é essencial que tenhamos politicas publicas para a educação, politicas que incluam a escola na discussão dos problemas e na elaboração das soluções.
Os altos índices de evasão e reprovação podem estar relacionados ao fato de que o Ensino Médio é desmotivador para o educando, pois ele não consegue relacionar o conteúdo com sua vida, logo, os professores devem contextualizar os conteúdos trabalhados e trazer os novos saberes para o mais próximo do educando, levando em consideração a realidade do mesmo, por exemplo, se o educando não for prestar um concurso vestibular, boa parte dos conteúdos vistos no Ensino Médio são de pouca valia para o mesmo, e de fato é pouco proveitoso para a educação como um todo pautar as grandes áreas do conhecimento para algumas questões de uma prova de vestibular, assim é essencial uma profunda discussão sobre o que e como estamos ensinando no Ensino Médio, pois a formação do aluno deve ser voltada para a cidadania, e para se tornar um cidadão pleno e capaz o jovem deve saber Geografia, Física, Matemática, Química, História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna, mas é primordial que estas grandes áreas estejam trabalhando junto para a formação completa e coesa do cidadão, que todos os conhecimentos dessas disciplinas tragam oportunidades para os educandos e nunca uma memorização insana de conceitos, datas, procedimentos e fórmulas.
Podemos eleger alguns apontamentos para de fato melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio, tais como: nós professores precisamos discutir o que e como estamos ensinando nas nossas disciplinas. As Universidades precisam melhor a formação inicial de novos professores, as mesmas precisam estreitar os laços com a Educação Básica, os professores devem receber mais cursos de formação continuada e esses cursos devem ser muito bem preparados.

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imagem de José Francisco Filho

Desafios

Acredito que precisamos de boas Politicas Públicas, para vencemos este desafios ou mesmo diminuir estes desafios. As Universidades precisam  melhorar a inicial dos novos professores, os receber mais formação continuada e esses cursos devem ser muito bem preparados. O ensino e desmotivador os conteúdos não conseguem ter uma relação com a vida dos alunos, nos professores precisamos  trazer saberes para mais proximo do educando.

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