O que espero da minha escola em 2013?

De modo geral, é possível observar no Ensino brasileiro certas dificuldades e implicações que se apresentam e que variam de instituição para instituição, dentre as quais consistem falta de professores, infraestrutura precária e funcionários muitas vezes não qualificados para seu trabalho. O resultado dessa problemática recai, na maioria das vezes, sobre os alunos que frequentam essas instituições, jovens que buscam a cada dia conquistar um sonho, um futuro melhor.

Esse resultado reflete diretamente na situação em que a sociedade brasileira, como um todo, se encontra, uma vez que a educação é a base da formação social de um cidadão. Os nossos jovens são o futuro da nação, portanto, para que verdadeiramente vivenciemos "Ordem e Progresso", precisamos de uma sociedade mais crítica e atuante, que se preocupe com a situação das escolas e da educação dos jovens de seu país. Somente assim, com o apoio e a pressão popular é possível alcançar as mudanças almejadas.

Somos alunos do CEFET/RJ, Unidade Descentralizada de Ensino em Nova Iguaçu, cursando o 3° ano do ensino Médio e Técnico de Informática concomitante. A instituição é conhecida por seu ensino de excelência, contando com ótimos professores comprometidos com a formação de profissionais capacitados muito requisitados no mercado de trabalho atual. Entretanto, são notáveis os problemas apresentados pela Unidade, como, principalmente, a deficiente infraestrutura que conta com banheiros em situações precárias, escadas interditadas devido a vazamentos, quadra esportiva descoberta (o que é extremamente prejudicial aos alunos, principalmente para as turmas que ficam expostas ao sol em horários inviáveis durante suas aulas de educação física), falta de verba/recursos/equipamentos para salas, laboratórios e aulas em geral, isso sem contar a excessiva burocracia em relação a requisição desses materiais e das obras relacionadas à infraestrutura.

Dentre essas e outras observações críticas, é perceptível o descaso apresentado para com a educação no Brasil. Acreditamos no potencial que nossa escola hoje oferece e que pode oferecer para o país e quem sabe para o mundo, de alguma forma. Entretanto, é possível e extremamente desejável que a situação dentro da instituição venha a melhorar. Afinal, para que o nosso governo tem dado prioridade? Onde está a preocupação com os investimentos em educação? É certo que nada acontece se não reivindicarmos, mas até quando isso vai perdurar?

Que possamos refletir a respeito e analisar a situação de nosso Ensino brasileiro hoje, e que sejamos críticos perante o governo quanto a essas questões que são mais do que importantes para o desenvolvimento da educação na atual e nas futuras gerações. Nossa esperança é que através de nossas lutas e reivindicações diárias essa situação se inverta num futuro próximo e que nossa instituição e a educação brasileira, num âmbito mais amplo, verdadeiramente se apresentem como prioridade e representem para nossa sociedade valores que mereçam respeito e que impliquem no desenvolvimento de um olhar que visa sobretudo o alcance de agradáveis novos frutos no futuro de nossa nação. Essa é a nossa opinião. E você, o que esṕera de sua escola em 2013?

Texto por: José Paulo Gomes e Lucas Pinheiro