II ETAPA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO PACTO NACIONAL PARA FORTALECIMENTO DO ESINO MÉDIO

Nesta segunda etapa do Programa foi possível discutir os avanços com relação a alguns itens estudados no ano anterior, o que possibilitou mudanças no trabalho diário, bem como nas atividades e metodologias utilizadas no Ensino Médio do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara do município de Cambira - Paraná. Durante o tempo estudos, pode-se observar que as novas propostas aplicadas em sala de aula e na rotina da escola, decorrentes dos grupos de estudos, estão dando certo, em virtude de que o número de reclamações de indisciplina em sala de aula diminuiu com relação ao ano anterior, como também houve participação mais efetiva dos alunos nas atividades, devido à triagem feita antes do início do ano letivo, principalmente nas primeiras séries, analisando os alunos recebidos dos nonos anos. Outra questão importante também é a alimentação, oferecida antes do início das aulas, principalmente no período matutino e noturno, que estimula o aluno a estar alerta e com disposição à aprendizagem, além de uma queda significativa de atestados médicos, depois desta ação. Assim espera-se efeitos para além da sala de aula, com mudanças de hábitos não somente na vida escolar, mas na vida pessoal desses alunos e, espera-se também que a Escola possa atingir percentuais mais elevados de aprovação e diminuição nos índices de reprovação e evasão, que é a meta desejada, para este nível de Ensino.

imagem de Leila Aparecida Assolari Cardoso

Resumo Técnico da II Etapa do Pacto

A capacitação é uma rotina nas atividades de qualquer professor, porque está se capacitando o tempo todo ao preparar suas aulas. Porém, neste Programa, os professores ficam mais conhecedores das disiciplinas de outras áreas, permitindo trocas de experiências, auxílio entre eles, enfim, um enriquecimento maior para opinar e sugerir além da sua disciplina e o que é melhor, sem ser censurado por isso, porque é um encontro aberto e flexiível de estudos. É um programa que deveria ser contínuo, ao meu ver.

Vote neste Comentário