Eu faço filme!

O Festival IMAGENS EMdiálogo recebeu centenas de filmes de estudantes todo o país deste a sua primeira edição, em 2012. As muitas conversas e trocas entre os produtores dos vídeos na página do festival e também nos momentos da premiação nos levaram a propor esta comunidade.

Como é fazer filme no espaço-tempo da escola? Como surgem as ideias para os filmes? Teve ou não teve roteiro? Foi fácil ou difícil de fazer? Que recursos foram utilizados? Qual a repercussão dos vídeos na escola?

São tantos caminhos para o diálogo sobre os filmes... E, além do mais, foi-se o tempo que fazer filme era para poucos e profissionais. Antigamente para fazer um filme era preciso uma câmera enorme e cara.

Hoje, com qualquer computador, um celular ou webcam, ou mesmo sem nada disso, é possível fazer um filme. Já ouviu essa frase "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça"?, ela é do grande cineasta brasileiro Glauber Rocha e fazcada dia mais sentido.

Se você tem uma ideia e que fazer o seu filme, aqui você pode aprender com a experiência de quem já fez vídeos, assistindo aos filmes em si e a outros vídeos tutorais ensinando como fazer, além de conteúdo teórico em vários textos e sites.

Não tenha vergonha de perguntar, tirar dúvidas e pedir dicas!

Esse espaço é pra quem quer experimentar e criar.

Poste o seu vídeo, mas mais do que isso, conte-nos como foi fazê-lo e compartilhe que novas ideias você vem tendo!

Luz, câmera, ação...reflexão!

Documentário registra uma seleção de 12 curtas realizados por alunos de escolas públicas

Temáticas escolhidas pelos jovens surpreendem por fugir da violência normalmente retratada em filmes sobre a periferia

Sérgio Rizzo

III Festival IMAGENS EMdiálogo/Canal Saúde/FIOCRUZ

Vídeo resultante da parceria entre o III Festival de Vídeos EMdiálogo (promovido pelo Portal EMdiálogo UFF com apoio da SEB/MEC), a Bem TV - Educação e Comunicação e o Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Edital JOVEM.DOC

O JOVEM.DOC é um concurso público para produção de dez documentários de 26 minutos sobre a relação do jovem com o espaço público, podem participar interessados de todas as regiões do Brasil, com idade entre 18 a 29 anos, protagonistas nas comunidades locais e nas virtuais. Inscrições até 27 de fevereiro. Participe!

Mais informações: http://www.jovemdoc.org.br/concurso

Luiza

Um curta-metragem dirigido por mim que tem tudo a ver com educação e os temas que abalam a juventude comtemporânea.

Entrevista com o cineasta Jorge Furtado

Gente boa da comunidade Eu faço filme! Hoje li uma instigante entrevista do grande cineasta brasileiro, Jorge Furtado no Segundo Caderno de OGlobo. E quero compartilhar com vocês (espiem os arquivos acima). Não irei resumir a entrevista, pois a mesma segue em anexo em dois arquivos nesta publicação. Leiam para que possamos comentar por aqui.

Edital premiará documentaristas jovens de todo o país

26/11/2014

A Cinemateca Brasileira, a Secretaria de Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e Universidade Federal de São Paulo (FAP-UNIFESP), em parceria com as universidades federais, estão lançando um edital que vai premiar jovens documentaristas de todo o país. Serão selecionados 10 projetos de autoria de jovens de 18 a 29 anos de idade.

Peixe Grande - Sobre ser criativo e fazer filmes!

Esse post é um convite à produção criativa!
E começo com uma frase do livro 'Em águas profundas' do diretor de cinema David Lynch: 

"Ideias são como peixes. Se você quer pegar um peixinho, pode ficar em águas rasas. Mas se quer um peixe grande, terá que entrar em águas profundas"

É preciso muita reflexão e dedicação para criar. Precisamos pensar no que queremos expressar e na melhor forma de fazer isso. 

Divulgar conteúdo