Enviado por Silvia Gabriela A... em dom, 27/07/2014 - 21:27.
Desafios constantes: conteúdos pertinentes à realidade do estudante, currículo, metodologias inovadoras, valorização da escola, do estudante e do professor... e por aí vai.
Já faz muito tempo que se repensa o ensino e dicute-se as questões que causam, ou podem causar, o grande desinteresse dos estudantes pela escola. As críticas são inúmeras e muitas vezes contraditórias. Muitos dizes que o ensino tradiconal não era bom, mas hoje muitos utilizam o argumento de que "antigamente o ensino era melhor". Essa discussão não é produtiva. Os desafios são muitos, mas sem dúvida é preciso inovar, buscar adequar a educação às novas transformações sociais, principalmente à facilidade de acesso à informação fruto do avanço tecnológico, das mídias digitais e de uma certa facilidade de acesso à várias modalidades de ensino.
A proposta do Pacto Nacional do Ensino Médio traz muitas reflexões, principalmente as dicotomias teoria X prática; ensino humanizante x ensino profissionalizante, que são a chave para uma mudança significativa e tomara que permita abrir uma porta para a valorização do Ensino. do espaço escolar, do estudante e do professor.
Enviado por Enedir Vesentin C... em Wed, 30/07/2014 - 23:33.
Muitas são as perguntas do que é certo ou errado,procuramos respostas,soluções, e acabamos andando em círculo.Parece que todo desinteresse do estudante pela escola recai sobre o professor.Essa carga está bastante pesada,pois o que escuto é sempre as mesmas coisas:Professor desmotivado,desatualizado,cansado,resistente,sem paciência,acomodado.Na verdade,muito se fala em pouco se faz,estamos sempre procurando um culpado.Acredito que todos nós temos que inovar e nos adequar as transformações sociais e tecnológicos,principalmente sistema que nos dá sustentação.
Enviado por Clayson Damazio em Fri, 15/08/2014 - 18:50.
Muitas perguntas surgem quando envolvemos esses temas. Percebemos que nas escolas nem sempre o que é ensinado é aprendido ou o educando vai realmente aproveitar esse conhecimento na sua vida profissional ou social. Buscamos quase sempre preparar o aluno para um curso superior. Mas quem é que disse que ele vai seguir nos estudos. Sabemos que uma grande parte de nossos alunos, devido a sua dificuldade financeira e desestrutura familiar começa a trabalhar bem antes de concluir o ensino médio, então como seguir para um curso superior? Ensinar o que? Estudar o que? Muita coisa tem que ser revista. A verdade é que vir para escola é fácil e temos leis que obrigam. Agora entre vir para escola e estudar ou obter mais conhecimento tem quilômetros de situações possíveis.
Comments
Estudo errado ou ensino errado?
Desafios constantes: conteúdos pertinentes à realidade do estudante, currículo, metodologias inovadoras, valorização da escola, do estudante e do professor... e por aí vai.
Já faz muito tempo que se repensa o ensino e dicute-se as questões que causam, ou podem causar, o grande desinteresse dos estudantes pela escola. As críticas são inúmeras e muitas vezes contraditórias. Muitos dizes que o ensino tradiconal não era bom, mas hoje muitos utilizam o argumento de que "antigamente o ensino era melhor". Essa discussão não é produtiva. Os desafios são muitos, mas sem dúvida é preciso inovar, buscar adequar a educação às novas transformações sociais, principalmente à facilidade de acesso à informação fruto do avanço tecnológico, das mídias digitais e de uma certa facilidade de acesso à várias modalidades de ensino.
A proposta do Pacto Nacional do Ensino Médio traz muitas reflexões, principalmente as dicotomias teoria X prática; ensino humanizante x ensino profissionalizante, que são a chave para uma mudança significativa e tomara que permita abrir uma porta para a valorização do Ensino. do espaço escolar, do estudante e do professor.
Estudo Errado Ou Ensino Errado?
Muitas são as perguntas do que é certo ou errado,procuramos respostas,soluções, e acabamos andando em círculo.Parece que todo desinteresse do estudante pela escola recai sobre o professor.Essa carga está bastante pesada,pois o que escuto é sempre as mesmas coisas:Professor desmotivado,desatualizado,cansado,resistente,sem paciência,acomodado.Na verdade,muito se fala em pouco se faz,estamos sempre procurando um culpado.Acredito que todos nós temos que inovar e nos adequar as transformações sociais e tecnológicos,principalmente sistema que nos dá sustentação.
Estudo Errado Ou Ensino Errado?
Muitas perguntas surgem quando envolvemos esses temas. Percebemos que nas escolas nem sempre o que é ensinado é aprendido ou o educando vai realmente aproveitar esse conhecimento na sua vida profissional ou social. Buscamos quase sempre preparar o aluno para um curso superior. Mas quem é que disse que ele vai seguir nos estudos. Sabemos que uma grande parte de nossos alunos, devido a sua dificuldade financeira e desestrutura familiar começa a trabalhar bem antes de concluir o ensino médio, então como seguir para um curso superior? Ensinar o que? Estudar o que? Muita coisa tem que ser revista. A verdade é que vir para escola é fácil e temos leis que obrigam. Agora entre vir para escola e estudar ou obter mais conhecimento tem quilômetros de situações possíveis.