Enviado por LIANE LUISA ALGER... em Wed, 13/08/2014 - 20:38.
Os espaços públicos, como; praças, parques, viadutos são de todos nós, basta cuidar desses lugares e eles se tornarão lugares onde surgirão novos valores e talentos artísticos.
Essa fase da vida humana é importante e extremamente complexa, pois, é o período de experimentar, de fazer descobertas, de idealizar o futuro. Porém, é também a fase onde os desafios são constantes, principalmente em torno da crise de identidade, onde questões como drogas, a sexualidade, as perspectivas do primeiro emprego e a necessidade de ser aceito faz esse tempo da vida ser muito difícil na atualidade.
Hoje o jovem está sem referencial na família e isso os faz se sentirem perdidos na vida, levando-o a fazerem escolhas erradas sem medir as consequências.
O que mais tem sido arrancado do jovem é sua capacidade de sonhar, ter sua própria opinião e estilo, pois na sociedade atual, há informações abundantes e muitas vezes, contraditórias, como informações boas e más, e direcionam tendências quase que “adestrando” o jovem que passar a agir de acordo com que está, ou não, na moda. Por outro lado, ser jovem é viver com intensidade e acreditar que tudo é eterno. É acreditar em si mesmo, ter muitas dúvidas. É “viver a vida como se não houvesse o amanhã”.
COMO CONSTRUIR NOVOS RELACIONAMENTOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
A relação que ocorre entre professor e aluno é o ponto culminante no processo de aprendizagem. O professor não deve passar para o aluno a arrogante imagem de que sabe tudo, desvalorizando os que não tem formação acadêmica e sim valorizar toda experiência de vida como saberes reais.
O professor, para exercer bem sua função, necessitar combinar autoridade, respeito e afetividade, pois segundo Libâneo: “O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, ou expor opinião e dar respostas”.
Por mais que se fala de o papel do professor está intimamente ligado à transmissão de certos conhecimentos que são predefinidos e que constituem o próprio sentido da existência escolar, percebe-se que a escola não está somente relacionada a caderno, conteúdo e livros, mas ela é responsável pela conduta de cada educando e pela construção de valores. Porém quando a escola e a família não praticam o mesmo diálogo, tudo torna-se mais difícil.
O QUE OS JOVENS ESTUDANTES PENSAM E SENTEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO?
Segundo as respostas de alguns alunos é que reconhecem que faz-se necessário o ensino médio para quem tem o objetivo de fazer o ensino superior, porém, para a grande maioria (que não chegará a cursar o ensino superior), o ensino médio é um desperdício pois não os auxilia nos empregos. Uns alunos afirmaram que só querem o certificado, pois necessitam para arrumar emprego.
O que os alunos vão perceber, mais tarde, é que aquelas aulas que pareciam não ter nada com a vida deles, eram fundamentais para melhorá-la.
Comments
Espaços Públicos
Os espaços públicos, como; praças, parques, viadutos são de todos nós, basta cuidar desses lugares e eles se tornarão lugares onde surgirão novos valores e talentos artísticos.
13/08/14.
Juscilene Pasqualotto
jovens atuais
h3 { margin-top: 0.05cm; margin-bottom: 0.05cm; line-height: 0.18cm; page-break-after: auto; }h3.western { font-family: "Times New Roman",serif; font-size: 13pt; }h3.cjk { font-family: "Times New Roman"; font-size: 13pt; }h3.ctl { font-family: "Times New Roman"; font-size: 13pt; }p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { color: rgb(0, 0, 255); }
SER JOVEM NOS DIAS DE HOJE.
Essa fase da vida humana é importante e extremamente complexa, pois, é o período de experimentar, de fazer descobertas, de idealizar o futuro. Porém, é também a fase onde os desafios são constantes, principalmente em torno da crise de identidade, onde questões como drogas, a sexualidade, as perspectivas do primeiro emprego e a necessidade de ser aceito faz esse tempo da vida ser muito difícil na atualidade.
Hoje o jovem está sem referencial na família e isso os faz se sentirem perdidos na vida, levando-o a fazerem escolhas erradas sem medir as consequências.
O que mais tem sido arrancado do jovem é sua capacidade de sonhar, ter sua própria opinião e estilo, pois na sociedade atual, há informações abundantes e muitas vezes, contraditórias, como informações boas e más, e direcionam tendências quase que “adestrando” o jovem que passar a agir de acordo com que está, ou não, na moda. Por outro lado, ser jovem é viver com intensidade e acreditar que tudo é eterno. É acreditar em si mesmo, ter muitas dúvidas. É “viver a vida como se não houvesse o amanhã”.
COMO CONSTRUIR NOVOS RELACIONAMENTOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
A relação que ocorre entre professor e aluno é o ponto culminante no processo de aprendizagem. O professor não deve passar para o aluno a arrogante imagem de que sabe tudo, desvalorizando os que não tem formação acadêmica e sim valorizar toda experiência de vida como saberes reais.
O professor, para exercer bem sua função, necessitar combinar autoridade, respeito e afetividade, pois segundo Libâneo: “O professor não apenas transmite uma informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, ou expor opinião e dar respostas”.
Por mais que se fala de o papel do professor está intimamente ligado à transmissão de certos conhecimentos que são predefinidos e que constituem o próprio sentido da existência escolar, percebe-se que a escola não está somente relacionada a caderno, conteúdo e livros, mas ela é responsável pela conduta de cada educando e pela construção de valores. Porém quando a escola e a família não praticam o mesmo diálogo, tudo torna-se mais difícil.
O QUE OS JOVENS ESTUDANTES PENSAM E SENTEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO?
Segundo as respostas de alguns alunos é que reconhecem que faz-se necessário o ensino médio para quem tem o objetivo de fazer o ensino superior, porém, para a grande maioria (que não chegará a cursar o ensino superior), o ensino médio é um desperdício pois não os auxilia nos empregos. Uns alunos afirmaram que só querem o certificado, pois necessitam para arrumar emprego.
O que os alunos vão perceber, mais tarde, é que aquelas aulas que pareciam não ter nada com a vida deles, eram fundamentais para melhorá-la.