Caderno III – Ciências da Natureza - Reflexão e Ação – Página 41 do Caderno Adaptado

Pacto pelo Fortalecimento  do Ensino Médio - PNEM
Cursista – Lucio Cassemiro Anacleto
Caderno III – Ciências da Natureza - Reflexão e Ação – Página 41 do Caderno Adaptado
Investigação Temática: Energia dos ventos
Temas Transversais: Ecologia e preservação
Interdisciplinaridade:  Matemática, Geografia e Biologia
Objetivos
• Identificar os períodos em que ocorrem mais ventos;
• Discutir e levantar problemas em relação à escassez de energia;
• Construir uma maquete de uma usina eólica.
• Conhecer que o ar em movimento pode produzir energia;
• Conscientizar para a preservação e cuidados com a flora.
Justificativa
       A preocupação mundial em encontrar fontes de energias alternativas é grande, uma vez que o petróleo não é renovável. A preocupação acerca de fontes alternativas deve criar um cidadão mais consciente e engajado em contribuir mais efetivamente na busca de soluções e, com esse objetivo, apresentamos esse projeto que visa fornecer ao estudante um pouco mais de conhecimento sobre uma fonte de energia alternativa, ou seja, o vento.
Recursos Materiais: Filmes, notebooks, revistas, livro didáticos, quadro branco.
Investigação do tema – Energia dos ventos
Estudo da realidade – seria possível instalar uma mini usina eólica na nossa escola para suprir nossos gastos com energia? A partir dessa indagação levantamos várias hipóteses e como poderíamos construir.
Problematização inicial – Inicialmente pensamos no espaço físico e qual seria o tamanho ideal da usina, qual seria a altura de cada torre, o tamanho de cada hélice para a geração de energia e quantas torres seriam necessárias. Começamos imaginando a produção de energia apenas para nossa escola e logo após pensamos na comunidade.
Organização do conhecimento – Exibição de filmes, levantamento de dados e analise dos mesmos, cálculo da velocidade do vento, periodicidade dos ventos, cálculo da distância entre as torres, cálculo do tamanho da pá de cada hélice, localização de algumas usinas eólicas no Brasil, Por que razão em algumas regiões do Brasil venta em demasia, como se originam os ventos e como são classificados de acordo com a velocidade, o impacto ambiental na construção de uma usina eólica.
Aplicação do conhecimento – A construção de uma maquete explicando o funcionamento da usina eólica, elaboração de um portfólio mencionando cada etapa dos estudos, debate sobre a viabilidade da construção de uma usina eólica no DF.

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imagem de JOSÉ CÍCERO DA SILVA

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41

ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – ENSINO MÉDIO/ TRAV. JOÃO TIMÓTEO DE ANDRADE S/N – PANELAS – PE / CEP: 55.470-000REG. FED. Nº 5298 DE 23/07/1998 – CNPJ Nº 10.572.071/2217-12TEL: 3691-2703 E-MAIL: escgregoriobezerra@gmail.com

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: BIOLOGIA, FÍSICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E QUÍMICA.PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIOREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.

Resumo

Este trabalho, de cunho teórico e prático, teve como principal objetivo analisar a relação entre a comunidade estudantil e sociedade, tendo como referencial a crise atual na distribuição de água do Elo Compensa e tratamento da mesma. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do abastecimento de água, a partir de uma dimensão histórica do município de Panelas - PE. A seguir, é explorada a temática “crise da falta de água” enfrentada atualmente, sugerindo que a proeminência do desenvolvimento populacional do município e a falta de investimentos pelos órgãos responsáveis justificam o tal caos no momento atual, mais especificamente pelo conhecimento adquirido através de pesquisas pelos estudantes dos 2º Anos do turno da tarde, sobre as fontes de água do município. O artigo discute o conceito de soluções inovadoras sustentáveis para a utilização, conservação e preservação da água. Por fim, é abordada a relação entre a comunidade e a empresa de abastecimento, destacando a importância de cada indivíduo na preservação, reaproveitamento e utilização consciente da água, considerando as três dimensões da sustentabilidade – social ambiental e econômica.Palavras-chaveUtilização, água; crise; Preservação; sustentabilidade; reaproveitamento; abastecimento, organização inovadora sustentável; Socioambiental;

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41

PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIOREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA, PANELAS – PE.ORIENTADOR (A) DE ESTUDO: DEONY CLECIA DE MIRANDAPROFESSORES CURSISTAS: José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.TEMA: CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELASPublico alvo: Alunos do Ensino Médio

INTRODUÇÃO

O trabalho educativo sobre: “A crise no abastecimento de água em Panelas, a ser realizado na escola tem como proposta proporcionar aos alunos a chance de se tornarem protagonistas da conscientização, pois ao aprender a devida utilização, preservação e reaproveitamento, eles tornam-se fiscais de suas próprias casas. Repassam a informação compreendida durante o Projeto educativo para casa e ensinam os pais e vizinhos.Assim a escola tendo a função de mediadora e provocadora de mudanças propõe através deste projeto uma melhoria nas atitudes dos estudantes e da comunidade escolar em geral. A situação de abastecimento de água é complexa. Esta situação é também preocupação constante dos educadores desta escola, que desenvolverá atividades reflexivas dentro e fora da escola, enfrentando em conjunto com a comunidade de alunos, pais e órgão competentes, as causas da falta prolongada de água.

JUSTIFICATIVA:

Panelas cidade centenária de 144 anos, e com tantas fontes de água mineral, ainda vive a enfrentar durante o período de estiagem, grandes crises no processo de abastecimento de água por falta de investimentos em reservatórios deste tão precioso líquido que é a água.OBJETIVOS•Objetivos Gerais: Orientar aos alunos que a ação mais simples para preservarmos a pouca água acumulada nos desprovidos reservatórios de nosso município, é utilizando-a de forma consciente, Já que as autoridades competentes não se mobilizam com as devidas ações para ampliação de nossos reservatórios e da rede hidráulica.

•Objetivos específicos

- Conscientizar a comunidade escolar sobre o dever de cada um no processo de preservação da água.- Reconhecer como os hábitos de cidadania ajudam a manter o equilíbrio na correta utilização e reutilização da água.- Enxergar o quanto de água é desperdiçado todos os dias com a utilização indevida.- Identificar as medidas corretas em atividades diárias para evitar o desperdício;- Conhecer as formas de tratamento da água;

MÉTODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste tema A crise no abastecimento de água em Panelas – PE a nossa meta foi envolver a comunidade escolar acerca do projeto trabalhando através da interdisciplinaridade, onde cada professor,  adequou seus conteúdos a temática.Componentes curriculares:Historia : Pesquisar a historia da cidade e fontes de águas locais.Geografia: Mapear os bairros e sítios que apresentam fontes de água.Biologia: Estudo sobre a importância da água para preservação e existência da vida no planeta.Português :Leitura de texto informativos sobre o tema estudado, confecções de panfletos e produções textuais.Matemática: Elaboração de gráfico de dados dos locais e quantidades de fontes de água existentes em nosso município.Recursos didáticos:• Panfletos• Internet• Cartazes• Pesquisa de campo• slides1ª etapa : Divulgação do tema A crise no abastecimento de água em Panelas: vídeos , exposição oral e visual com slides.2ª etapa : Desenvolvimento do tema : Divisão das tarefas para cada grupo e turma;3ª etapa : Apresentação dos temas de acordo com o que foi divididos para cada turma no decorrer do projeto : seminários, palestras, cartazes, visitas de conscientização, culminância do Projeto.4ª etapaAvaliação: Serão avaliados os seguintes critériosa) Aprendizagemb) Participaçãoc) Organizaçãod) Espírito de Equipee) Comportamentof) Comprometimento do grupo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticoswww.srhe.pe.gov.br/ data de acesso: 13/04/2015Como evitar o desperdício de água - Sanesul - Empresa de ...www.sanesul.ms.gov.br/conteudos.aspx?id=11 acessado em 13 de Abril de 2015.Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidadewww.pe.gov.br › Secretarias/ acessado em 10 de Abril de 2015.SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 14 • DEZ • 2009. Disponível em http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_unopar[29421].pdf

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