Atividade do Caderno III - Ciências da Natureza

Os componentes curriculares de Geografia e Química podem se interrelacionar de maneira a abordar a aplicabilidade de suas disciplinas de forma mais acessível ao aluno. Ao tratarmos por exemplo de solos em Geografia, podemos explicar as características de um tipo de solo e da sua região de acordo com o conceito de pH (potencial hidrogeniônico) visto normalmente nas aulas de química.
Quando um aluno consegue absorver informações de múltiplos conteúdos simultaneamente, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente e atrativo.
Os valores de pH variam de 0 a 14, um meio que apresente valores de 0 a 7 é considerado ácido, já um que apresente pH de 8 a 14 é considerado básico. Tal conceito, quando aplicado ao solo, é de grande utilidade para saber qual a melhor área para o cultivo de alguma espécie.
O solo é caracterizado de acordo com diversos fatores, entre eles: a sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas. De acordo com suas características, o pH do solo pode variar, tornando-o mais ácido ou mais básico. O solo do Cerrado, por exemplo, tem como característica um pH ácido, o que o torna pobre em nutrientes. Essa característica deve-se também a lixiviação do solo deste bioma e o excesso de alumínio no mesmo.
O estudo dos biomas brasileiros pode ao mesmo tempo abordar conteúdos referentes à Geografia, como o solo, relevo, clima e ainda conceitos de pH, mudanças de estado físico, ao relacionar o Ciclo da Água à disciplina de química. Desta maneira, o aluno obterá distintos conhecimentos em uma mesma área do conhecimento, contextualizados a uma situação que ele vivencia no meio em que está inserido.

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imagem de Augusto Almeida Fuzo

Proposta de organização curricular em unidades didáticas

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM UNIDADES DIDÁTICASUnidade escolar: CED 104 DO RECANTO DAS EMAS - UNISSEtapa ou modalidade/Ciclo/Bloco/Ano: 3º AnoÁreas de conhecimento/Componentes curriculares: Sociologia, Língua Portuguesa, Biologia, Química, Matemática, Educação Física , Física,  Filosofia, Geografia, História e Espanhol.UNIDADE DIDÁTICA: DrogasPROFESSORES: Rayssa Almeida Melo, Mirian da Silva, Ana Paula Alves, Rudy Cassiano, Uigney Tavares, Luciana Magalhães, Augusto Almeida Fuzo, Leila Resende ,Leila Rodrigues e Iverlene PereiraDISCIPLINA: Sociologia, Língua Portuguesa, Biologia e Química

Objetivos da Aprendizagem Conteúdos Culturais Eixos Transversais Estratégias de Ensino-Aprendizagem Estratégias para Avaliação para Aprendizagem Cronograma de TrabalhoConhecer e ampliar o conceito de drogas ;

Compreender as diferentes situações que levam os jovens ao uso de drogas;

Discutir os conceitos de vulnerabilidade: social, institucional, individual e pragmática;

Conhecer a Política de Redução de Danos no Brasil e no mundo;

Permitir ao aluno o entendimento do efeito nocivo das drogas em nosso organismo;

Apresentar o argumento seguinte: a descriminalização da maconha não resolve os problemas do tráfico de drogas, pois os traficantes continuariam a vender  cocaína, heroína e crack;

Mostrar ao aluno a importância de regulamentar a maconha para uso medicinal, apenas;

Conhecer as classificações Norte Americana e Européia das drogas e identificar seus grupos componentes de acordo com os seus efeitos principais;

Compreender a fisiologia das drogas e seus sintomas fundamentais no organismo humano;

Analisar os reais perfis de um dependente químico, físico e psíquico e compreender, fisiologicamente, suas crises de abstnência;

Conscientizar sobre os riscos de aquisição de algumas DST’s por meio de drogas injetáveis e a vulnerabilidade às outras sob efeito de drogas tanto injetáveis como não injetáveis;

Conscientizar quanto ao risco em se expor ao uso dos diferentes tipos de drogas;

Proporcionar a diferenciação química entre as drogas e sua relação com os grupos funcionais.

Aplicar ao conteúdo de matemática as estatísticas do quantitativo de usuários em relação a população total.

Proporcionar ao aluno as informações necessárias ao entendimento das reações maléficas do uso das drogas na fisiologia do corpo humano. Contexto sócio histórico das drogas no mundo;

Os diferentes tipos de drogas: a juventude e os usos;

Uso ritualistico das drogas: o contexto cultural na dimensão do uso de substâncias;

Análises científicas que comprovam o impacto na saúde e no comportamento do usuário;

Apresentação de experiências de vida de  um ex-dependente químico;

Exemplificação através do Museu das Drogas;

Classificação das drogas e a mais aceita segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde e a UnB – Universidade de Brasília;

Fisiologia do Sistema Nervoso: Classificação, Linhagens celulares, estrutural de uma célula excitável, geração e propagação dos impulsos nervosos e sinapse;

Sintomas consequentes em outros sistemas fisiológicos do organismo humano;

Dependências Química, física e psíquica;

Crise de abstinência;

Drogas e cultura;

Funções orgânicas;

Propriedades físicas dos compostos orgânicos. A escola e a prevenção das drogas;

Aspectos sóciais e históricos;

Aspectos biológicos;

Aspectos culturais, políticos e econômicos;

Foco nas situações de uso e não estigmatização do usuário;

Abordagem preventiva e de promoção da saúde;

Educação para a conscientização dos efeitos nocivos das drogas;

Educação para a conscientização dos efeitos nocivos das drogas;

Ciência, Cosncientização e Cultura;

Ciência, Tecnologia, trabalho e Cultura. Cinedebate sobre drogas com o filme "Quebrando o Tabu (Brasil, 2011)";

Oficinas 1 a 6 sobre Alcool e outras drogas, material Guia de Pares "Adolescentes e Jovens para a educação entre pares";

Roda de Conversa com  profissionais e especialistas sobre o assunto;

Trabalho Final de Pesquisa em Grupo;

Aulas expositivas;

Leiura de textos;

Palestras, videos e debates;

Visita ao Museu das Drogas;

Aulas expositivas como losa ou quadro branco e com utilização de recursos audiovisuais;

Videos/Curtas sobre os principais tipos de drogas;

Debates a partir de pequenas palestras com toxologistas;

Aulas expositivas;

Utilização de recursos audiovisuais.

Utilização de gráficos atualizados com a porcentagem do total de usuários em relação à população e suas relações  com o ensino de mateamática.

Fotos, vídeos, apostilas que mostram e relatam através de exames laboratoriais as transformações do corpo na utilização dos diferentes tipos de drogas (alucinógenas, depressoras e estimulantes). Avaliação continuada e processual;

Busca por autoavaliação em grupos e individualmente;

Estudo Dirigido;

Debates;

Teatralização de vivências de ex-dependentes químicos;

Entrevistas comespecialistas eusuários de drogas em tratamento nas Clínicas de Reabilitação;

Estudos dirigidos;

Apostilas de exercícios;

Testes avaliativos e análise dos assuntos discutidos, tanto nas aulas expositivas como nos curtas e debates;

Estudos dirigidos;

Apostilas de exercícios;

Testes avaliativos.

Seminários com a apresentação dos índices alcançados e seus cálculos.

Trabalho “O Diário da Droga”: relatos das vivências dos alunos no mundo das drogas.Transformações psíquicas e físicas percebidas ao longo da utilização das mesmas. Sociologia: 20 h/a.

Nas aulas iniciais (2 aulas), haveria exposição e debate sobre o tema;

Nas aulas seguintes, três oficinas seriam aplicadas (4 aulas);

Trabalho Final e as etapas de pesquisa (2 aulas);

Roda de conversa com convidados (3 aulas);

Estudo Dirigido (2 aula);

As últimas três oficinas seriam aplicadas (3 aulas);

Entrega do Traalho Final e autoavaliação (1 aula).

Português: 20 h/a.

Biologia: 20 h/a.

Exposição do tema e Classificação das drogas – 2 aulas;

Bases da neurofisiologia – 8 aulas;

Fisiologia das drogas e seus sintomas no organismo humano – 2 aulas;

Dependência e Abstnência – 1 aula;

Videos/Curtas – 1 aula;

Pequenas palestras como toxologistas – 3 aulas;

Conscientização e cultura das drogas – 3 aulas.

Química: 8 h/a.

Matemática: 10 horas.

E.F.: 10 horas.

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