Os componentes curriculares de Geografia e Química podem se interrelacionar de maneira a abordar a aplicabilidade de suas disciplinas de forma mais acessível ao aluno. Ao tratarmos por exemplo de solos em Geografia, podemos explicar as características de um tipo de solo e da sua região de acordo com o conceito de pH (potencial hidrogeniônico) visto normalmente nas aulas de química.
Quando um aluno consegue absorver informações de múltiplos conteúdos simultaneamente, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente e atrativo.
Os valores de pH variam de 0 a 14, um meio que apresente valores de 0 a 7 é considerado ácido, já um que apresente pH de 8 a 14 é considerado básico. Tal conceito, quando aplicado ao solo, é de grande utilidade para saber qual a melhor área para o cultivo de alguma espécie.
O solo é caracterizado de acordo com diversos fatores, entre eles: a sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas. De acordo com suas características, o pH do solo pode variar, tornando-o mais ácido ou mais básico. O solo do Cerrado, por exemplo, tem como característica um pH ácido, o que o torna pobre em nutrientes. Essa característica deve-se também a lixiviação do solo deste bioma e o excesso de alumínio no mesmo.
O estudo dos biomas brasileiros pode ao mesmo tempo abordar conteúdos referentes à Geografia, como o solo, relevo, clima e ainda conceitos de pH, mudanças de estado físico, ao relacionar o Ciclo da Água à disciplina de química. Desta maneira, o aluno obterá distintos conhecimentos em uma mesma área do conhecimento, contextualizados a uma situação que ele vivencia no meio em que está inserido.
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Proposta de organização curricular em unidades didáticas
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM UNIDADES DIDÁTICASUnidade escolar: CED 104 DO RECANTO DAS EMAS - UNISSEtapa ou modalidade/Ciclo/Bloco/Ano: 3º AnoÁreas de conhecimento/Componentes curriculares: Sociologia, Língua Portuguesa, Biologia, Química, Matemática, Educação Física , Física, Filosofia, Geografia, História e Espanhol.UNIDADE DIDÁTICA: DrogasPROFESSORES: Rayssa Almeida Melo, Mirian da Silva, Ana Paula Alves, Rudy Cassiano, Uigney Tavares, Luciana Magalhães, Augusto Almeida Fuzo, Leila Resende ,Leila Rodrigues e Iverlene PereiraDISCIPLINA: Sociologia, Língua Portuguesa, Biologia e Química
Objetivos da Aprendizagem Conteúdos Culturais Eixos Transversais Estratégias de Ensino-Aprendizagem Estratégias para Avaliação para Aprendizagem Cronograma de TrabalhoConhecer e ampliar o conceito de drogas ;
Compreender as diferentes situações que levam os jovens ao uso de drogas;
Discutir os conceitos de vulnerabilidade: social, institucional, individual e pragmática;
Conhecer a Política de Redução de Danos no Brasil e no mundo;
Permitir ao aluno o entendimento do efeito nocivo das drogas em nosso organismo;
Apresentar o argumento seguinte: a descriminalização da maconha não resolve os problemas do tráfico de drogas, pois os traficantes continuariam a vender cocaína, heroína e crack;
Mostrar ao aluno a importância de regulamentar a maconha para uso medicinal, apenas;
Conhecer as classificações Norte Americana e Européia das drogas e identificar seus grupos componentes de acordo com os seus efeitos principais;
Compreender a fisiologia das drogas e seus sintomas fundamentais no organismo humano;
Analisar os reais perfis de um dependente químico, físico e psíquico e compreender, fisiologicamente, suas crises de abstnência;
Conscientizar sobre os riscos de aquisição de algumas DST’s por meio de drogas injetáveis e a vulnerabilidade às outras sob efeito de drogas tanto injetáveis como não injetáveis;
Conscientizar quanto ao risco em se expor ao uso dos diferentes tipos de drogas;
Proporcionar a diferenciação química entre as drogas e sua relação com os grupos funcionais.
Aplicar ao conteúdo de matemática as estatísticas do quantitativo de usuários em relação a população total.
Proporcionar ao aluno as informações necessárias ao entendimento das reações maléficas do uso das drogas na fisiologia do corpo humano. Contexto sócio histórico das drogas no mundo;
Os diferentes tipos de drogas: a juventude e os usos;
Uso ritualistico das drogas: o contexto cultural na dimensão do uso de substâncias;
Análises científicas que comprovam o impacto na saúde e no comportamento do usuário;
Apresentação de experiências de vida de um ex-dependente químico;
Exemplificação através do Museu das Drogas;
Classificação das drogas e a mais aceita segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde e a UnB – Universidade de Brasília;
Fisiologia do Sistema Nervoso: Classificação, Linhagens celulares, estrutural de uma célula excitável, geração e propagação dos impulsos nervosos e sinapse;
Sintomas consequentes em outros sistemas fisiológicos do organismo humano;
Dependências Química, física e psíquica;
Crise de abstinência;
Drogas e cultura;
Funções orgânicas;
Propriedades físicas dos compostos orgânicos. A escola e a prevenção das drogas;
Aspectos sóciais e históricos;
Aspectos biológicos;
Aspectos culturais, políticos e econômicos;
Foco nas situações de uso e não estigmatização do usuário;
Abordagem preventiva e de promoção da saúde;
Educação para a conscientização dos efeitos nocivos das drogas;
Educação para a conscientização dos efeitos nocivos das drogas;
Ciência, Cosncientização e Cultura;
Ciência, Tecnologia, trabalho e Cultura. Cinedebate sobre drogas com o filme "Quebrando o Tabu (Brasil, 2011)";
Oficinas 1 a 6 sobre Alcool e outras drogas, material Guia de Pares "Adolescentes e Jovens para a educação entre pares";
Roda de Conversa com profissionais e especialistas sobre o assunto;
Trabalho Final de Pesquisa em Grupo;
Aulas expositivas;
Leiura de textos;
Palestras, videos e debates;
Visita ao Museu das Drogas;
Aulas expositivas como losa ou quadro branco e com utilização de recursos audiovisuais;
Videos/Curtas sobre os principais tipos de drogas;
Debates a partir de pequenas palestras com toxologistas;
Aulas expositivas;
Utilização de recursos audiovisuais.
Utilização de gráficos atualizados com a porcentagem do total de usuários em relação à população e suas relações com o ensino de mateamática.
Fotos, vídeos, apostilas que mostram e relatam através de exames laboratoriais as transformações do corpo na utilização dos diferentes tipos de drogas (alucinógenas, depressoras e estimulantes). Avaliação continuada e processual;
Busca por autoavaliação em grupos e individualmente;
Estudo Dirigido;
Debates;
Teatralização de vivências de ex-dependentes químicos;
Entrevistas comespecialistas eusuários de drogas em tratamento nas Clínicas de Reabilitação;
Estudos dirigidos;
Apostilas de exercícios;
Testes avaliativos e análise dos assuntos discutidos, tanto nas aulas expositivas como nos curtas e debates;
Estudos dirigidos;
Apostilas de exercícios;
Testes avaliativos.
Seminários com a apresentação dos índices alcançados e seus cálculos.
Trabalho “O Diário da Droga”: relatos das vivências dos alunos no mundo das drogas.Transformações psíquicas e físicas percebidas ao longo da utilização das mesmas. Sociologia: 20 h/a.
Nas aulas iniciais (2 aulas), haveria exposição e debate sobre o tema;
Nas aulas seguintes, três oficinas seriam aplicadas (4 aulas);
Trabalho Final e as etapas de pesquisa (2 aulas);
Roda de conversa com convidados (3 aulas);
Estudo Dirigido (2 aula);
As últimas três oficinas seriam aplicadas (3 aulas);
Entrega do Traalho Final e autoavaliação (1 aula).
Português: 20 h/a.
Biologia: 20 h/a.
Exposição do tema e Classificação das drogas – 2 aulas;
Bases da neurofisiologia – 8 aulas;
Fisiologia das drogas e seus sintomas no organismo humano – 2 aulas;
Dependência e Abstnência – 1 aula;
Videos/Curtas – 1 aula;
Pequenas palestras como toxologistas – 3 aulas;
Conscientização e cultura das drogas – 3 aulas.
Química: 8 h/a.
Matemática: 10 horas.
E.F.: 10 horas.