literatura brasileira

Machado de Assis em DVD

A Cartomante, Wagner de Assis e Pablo Uranga, 95 min., Califórnia Filmes

Versão atualizada de um dos mais conhecidos contos de Machado de Assis. O enredo de A Cartomante gira em torno de uma mulher que se apaixona pelo amigo do noivo e decide consultar uma cartomante para saber como será seu futuro.

 

Memórias Póstumas, André Klotzel, 101 min., Europa Filmes, tel. (11) 2165-9000

Projeto Clarice e o Colóquio "Tinha paixão?"

Uma portuguesa e uma paixão. A Portuguesa é a Patrícia Lino e a paixão é a literatura. Tive o prazer de conhecer essa pessoa sensacional que é a Patrícia no período de mobilidade estudantil que realizei através do convênio entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde estudo e a Universidade do Porto (UP), onde passei gratificantes 6 meses. 

O poeta do castelo - curta de Joaquim Pedro de Andrade (1959)

Manuel Bandeira foi certamente um dos grandes poetas brasileiros. Embora nascido em Recife, sua poesia  traz os amores e dissabores da vida na então capital do Brasil: a cidade do Rio de Janeiro. É o que vemos nesse curta de autoria de Joaquim Pedro de Andrade, o dia a dia de um dos grandes poetas brasileiros, indo à padaria, preparando seu café, lendo poemas, atendendo ao telefone...

Didática da Literatura: a prática

Para a disciplina Pesquisa e Prática de Ensino IV, na faculdade de Letras/Literaturas da UFF, eu e a Samanta Kelly (colaboradora desta comunidade) fizemos um trabalho de leitura com dois livros: Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto e Terra Sonâmbula de Mia Couto. Neste trabalho, além de treinarmos nossa leitura, pois lemos trechos dos livros em voz alta, elaboramos uma aula sobre os dois livros para uma turma de Ensino Médio.

Por uma didática da Literatura mais aprazível

A Literatura está em perigo, diz Todorov, principalmente nas escolas e por mais que os jovens estejam lendo um pouquinho mais graças ao Harry Potter e ao casal Bella e Edward, as boas obras que cumprem o papel de ser boa Literatura estão esquecidas nas prateleiras. Fazê-las mais atrativas como são os best-seller é complicado, principalmente com as instituições escolares colocando-a cada vez mais em segundo plano, mas tentar nunca é demais.

Clássicos transformados em Jogos Online

Para os apaixonados por literatura não importa se o livro vem em papel ou se é lido no computador, tablet ou smartphone. O que interessa é a leitura em si e o prazer que ela nos proporciona, não é mesmo? 

Pois imagine só se além de aproveitar seu romance favorito, você também pudesse participar dele? Tomar decisões pelos seus personagens favoritos e até mesmo mudar o final? Tenho o prazer de lhe informar que isso já é possível. 

Resenha "A Batalha do apocalipse - da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo"

O apocalipse no olhar dos anjos

O fotógrafo - Manoel de Barros

Se fazer poesia é criar imagens, o fotógrafo poderia ser poeta também? E o poeta, fotógrafo? Nos poemas do livro Ensaios fotográficos, Manoel de Barros tira fotos do que acha bonito neste mundo, das coisas entre a natureza e a existência. Aqui vai um dos poemas do livro desse poeta nascido à beira do rio Cuiabá, cujo olhar não se contenta com as aparências e os lugares-comuns, mas tenta focar os "sobres", os "entres" e os mínimos acontecimentos. Ou simplesmente, brinca com as palavras no seu imaginário de criança alumbrada com as coisas miúdas.

Projeto Cavalo Motor leva o Grande Sertão para escolas

O projeto “Cavalo Motor nas Escolas” é uma apresentação da expedição de Makely Ka para alunos do ensino médio e fundamental, usando uma viagem pelo sertão para discutir geografia, literatura, história, meio-ambiente e sustentabilidade. O compositor acabou de participar do evento "Mãos às Artes" no Instituto Libertas, em Belo Horizonte, falando sobre a viagem.

 

Adaptações para HQs aproximam jovens de clássicos da literatura

O crítico de música americano Alex Ross escreveu em seu livro "Escuta Só" (Cia. das Letras) que nada pode ser pior para uma obra clássica do que ter esse rótulo. 

‘A experiência da juventude é decisiva para o escritor’

Entrevista com escritor Milton Hatoum

 

O premiado autor amazonense conta como foi sua experiência na escola pública, como sua trajetória de leitor e suas vivências políticas o influenciaram e diz que é um erro da escola exigir a leitura dos romances de Machado de Assis antes de seus contos. Uma bela entrevista para quem se interessa por literatura e pela cultura brasileira em geral!

 

Divulgar conteúdo