leitura

Escritora cria projeto de distribuição de livros em cidade histórica de MG

Desde 2009, o projeto ‘Poesia Bate à sua Porta’ já distribuiu 24 mil livros. A iniciativa nasceu na cidade de Mariana, que tem 60 mil habitantes.

Por uma aprendizagem com prazer. Escolas de Curitiba investem recursos próprios em espaços de leitura que extrapolam as paredes da sala de aula e garantem: postura dos alunos é melhor quando há diversão

O diretor Marcos Antônio da Silva estava de férias na praia quando, ao ver um vendedor de redes, teve uma ideia que aproximaria a leitura dos mais de dois mil alunos da Escola Estadual Brasílio Vicente de Castro, na Cidade Industrial de Curitiba. “Tínhamos uma área de mil metros quadrados ociosa, não podíamos construir ou mexer, por causa das árvores que estão ali.

10 Lugares que nós lemos - e porquê nós lemos neles!

 

A leitura é um prazer que nos é transmitido por meio dos pais, professores, mestres, bibliotecários, enfim, todos aqueles que de uma maneira ou outra aproximam o nosso contato com o sentimento de folhear páginas lotadas de letras e, às vezes, imagens.

Tags:

A Menina que Odiava Livros: um sincero curta metragem de incentivo à literatura!

Por Gustavo Magnani,

A biblioteca da adolescência

Ler, além de prazeroso, é muito importante para a formação do ser humano cidadão e pensante.  A leitura desenvolve o raciocínio e nos ajuda questionar o mundo a nossa volta. Ela faz com que consigamos entender nas entrelinhas e não aceitar tudo que nos é imposto seja pela sociedade ou por algum poder hegemônico. Com a ajuda dos livros tornamos nossas mentes livres.

Bibliotecas para além dos livros - um pouco sobre como esses espaços de leitura estão se reinventando e ajudando a formar leitores

Tratando-se da comunidade "Literatura para quê?", me parece muito natural que falemos também sobre bibliotecas.

Adaptações para HQs aproximam jovens de clássicos da literatura

O crítico de música americano Alex Ross escreveu em seu livro "Escuta Só" (Cia. das Letras) que nada pode ser pior para uma obra clássica do que ter esse rótulo. 

Maioria dos alunos do estado têm acesso à internet, mas só 10% têm hábito de ler

 

Rio de Janeiro - Pesquisa efetuada pelo Instituto Mapear para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro indica a necessidade de se reforçar os programas governamentais para estimular o hábito da leitura entre alunos da rede pública de ensino no estado. Para o governo fluminense, o histórico familiar explica, em boa parte, o baixo interesse pela leitura entre alunos do ensino médio.

A pesquisa Escolas Estaduais do Rio do Janeiro – Percepções e Expectativas de Alunos revela que 92% dos estudantes do ensino médio da rede estadual estão conectados à internet, mas o hábito de ler não faz parte da vida deles. De modo geral: 14% dos 4 mil alunos consultados disseram não ter lido nenhum livro nos últimos cinco anos. Um livro foi lido no período por 11% dos estudantes; dois ou três livros por 26% e quatro ou cinco livros por 17%.

‘A experiência da juventude é decisiva para o escritor’

Entrevista com escritor Milton Hatoum

 

O premiado autor amazonense conta como foi sua experiência na escola pública, como sua trajetória de leitor e suas vivências políticas o influenciaram e diz que é um erro da escola exigir a leitura dos romances de Machado de Assis antes de seus contos. Uma bela entrevista para quem se interessa por literatura e pela cultura brasileira em geral!

 

Vamos ler mais?

Revista Livro fala sobre o acervo das bibliotecas públicasO projeto Ensino Médio Inovador, que deverá ser implantado em cem escolas a partir do ano que vem, prevê a valorização da leitura em todas as áreas do conhecimento. Seguindo na mesma corrente do projeto, a recém-criada Revista Livro quer levar informação sobre leitura para jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

Divulgar conteúdo