Projeto Cavalo Motor leva o Grande Sertão para escolas

O projeto “Cavalo Motor nas Escolas” é uma apresentação da expedição de Makely Ka para alunos do ensino médio e fundamental, usando uma viagem pelo sertão para discutir geografia, literatura, história, meio-ambiente e sustentabilidade. O compositor acabou de participar do evento "Mãos às Artes" no Instituto Libertas, em Belo Horizonte, falando sobre a viagem.

Seguir o rastro de quem nunca existiu!

Esse foi o mote da viagem realizada pelo poeta e compositor mineiro Makely Ka. Ele saiu de Belo Horizonte no dia 17 de julho de 2012 e percorreu em 47 dias 1.680 quilômetros pelo norte do estado de Minas Gerais até a Bahia através dos caminhos reais e imaginários trilhados pelo personagem do livro “Grande Sertão: Veredas” Riobaldo Tatarana, do escritor Guimarães Rosa. E fez tudo isso de bicicleta!

Durante a viagem ele encontrou muita gente pelas estradas, nas cidades, povoados e vilas por onde passou. Conversou com elas, ficou sabendo como viviam, o que pensavam e também respondeu muitas perguntas, pois as pessoas ficavam curiosas quando ele chegava ali, de bicicleta e carregando todo aquele equipamento.

E ele ia registrando os bichos, as pessoas, o relevo, a vegetação, o tipo de solo, tudo que chamava sua atenção, tirando fotos, fazendo vídeos e anotando o que podia.

Uma de suas grandes alegrias era encontrar os rios pelo caminho. E foram muitos: o São Francisco, o Paracatu, o de Janeiro, o Jequitaí, o Carinhanha, o Urucuia, o Acari, o das Velhas, o dos Bois, o do Sono, além de dezenas de córregos e ribeirões, como o Sucuri, o Arrozal, o dos Porcos, o Mosquito, o Catolé, o Batistério, o Taboca, o Boqueirão e tantos outros.

Para fazer esses registros ele levou alguns equipamentos como câmeras e gravadores. Mas como estava numa região pouco habitada, desenvolveu um sistema de geração de energia na própria bicicleta para alimentar os equipamentos que levava e não depender de outra fonte de energia elétrica. Esse sistema era formado por um cubo dínamo, um estabilizador de corrente, uma bateria e um inversor de tensão. Com isso ele carregava a câmera fotográfica, o gravador, o computador e o celular enquanto pedalava.

Para cobrir os custos da viagem ele lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet e arrecadou o dinheiro para os gastos da viagem.

Com isso sua viagem se tornou sustentável e gerou baixo impacto ambiental.

Muita gente também acompanhou a aventura através da internet, pois o GPS registrava o trajeto percorrido e Makely fazia atualizações periódicas das andanças utilizando o sinal do celular, que funcionava como modem. Assim era possível visualizar no mapa com imagens de satélite as trilhas percorridas com todos os detalhes, inclusive os desvios, as alterações e os erros de rota.

O projeto “Cavalo Motor nas Escolas” é portanto uma apresentação dessa expedição para alunos do ensino médio e fundamental usando a viagem para discutir um pouco de geografia, literatura, história, meio-ambiente e sustentabilidade.

A viagem aconteceu praticamente dentro do cerrado, um dos biomas com a maior diversidade de espécies de plantas e animais do mundo, numa região pontuada por muitos parques e reservas, mas onde há também muito  esmatamento, muitas pastagens e plantações de eucalipto.

Durante a apresentação, na forma de bate-papo com os jovens, Makely apresenta fotografias, videos, textos e mapas da viagem.

A bicicleta também pode ser levada com os equipamentos para simular o sistema de geração de energia. Essa atividade pode ser realizada com a ajuda dos próprios alunos, tanto na hora da montagem quanto na hora de gerar energia com as pedaladas propriamente ditas.

Para mais informações sobre o projeto entre no site: www.makelyka.com.br

Para levar o projeto na sua escola escreva para: contato@makelyka.com.br