Ideb

MEC confirma substituição da Prova Brasil pelo Enem no cálculo do Ideb

Estado de S. Paulo - 22/08/2012

Uma semana após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 ter apontado a estagnação do ensino médio no País, o Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira, 21, que mudará a fórmula para calcular o índice. Em vez de usar a Prova Brasil, que indica que o desempenho dos estudantes ficou praticamente estável entre 2009 e 2010, o governo utilizará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que mostram um avanço na aprendizagem.

Após Ideb, MEC desengaveta orientações para ensino médio

Desempenho ruim no índice que mede a qualidade educacional das escolas fez governo anunciar que vai enviar propostas aos Estados para tirar a mudança curricular do papel

Priscilla Borges - iG Brasília | 16/08/2012 20:40:32

Ensino médio piora em nove estados, aponta Ideb

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Se os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental, os resultados não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.

Escolas do Rio com piores rendimentos no ensino médio estão na Zona Norte

Das 25 escolas do Rio que possuem ensino médio, 10 tiraram notas abaixo de 1,0, no qual se pretende chegar na média 6.0 em 2021. Um levantamento feito pelo SRZD, a partir de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que reúne números a partir do desempenho e rendimento escolar, mostrou que das 10 escolas, seis são da Zona Norte (Penha, Tijuca, Vila Isabel, Brás de Pina e Praça da Bandeira), uma da Zona Sul (Glória), uma do Subúrbio (Irajá) e uma da Zona Oeste (Tanque).

Ideb 2009 começa a ser medido nesta segunda-feira

Brasília - A partir de hoje (9), até o dia 27 deste mês, todas as escolas públicas com mais de 20 alunos participam da Prova Brasil. O exame, que é direcionado a estudantes da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no país.

Divulgar conteúdo