Escolas do Rio com piores rendimentos no ensino médio estão na Zona Norte

Das 25 escolas do Rio que possuem ensino médio, 10 tiraram notas abaixo de 1,0, no qual se pretende chegar na média 6.0 em 2021. Um levantamento feito pelo SRZD, a partir de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que reúne números a partir do desempenho e rendimento escolar, mostrou que das 10 escolas, seis são da Zona Norte (Penha, Tijuca, Vila Isabel, Brás de Pina e Praça da Bandeira), uma da Zona Sul (Glória), uma do Subúrbio (Irajá) e uma da Zona Oeste (Tanque).

Se compararmos o desempenho e rendimento nas escolas com piores índices, entre os anos de 2005, 2007 e 2009, podemos concluir que o nível da educação do ensino médio caiu. Das 10 escolas que possuem notas baixas em 2007, a escola República Argentina, em Vila Isabel, Zona Norte, teve o pior desempenho em 2005 (1.1). Em 2008, a pior nota caiu (0.9), ficando para a Teresa Cristina, em Brás de Pina, Zona Norte. E a escola estadual Rio de Janeiro, na Praça da Bandeira, também Zona Norte, ficou com a pior nota em 2009 (0.7), dando continuidade a queda.

As melhores notas entre essas 10 escolas também caíram. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Ideb, enquanto em 2005 a maior era 3.0 (escola Presidente Gronchi, Jardim Amécica), em 2007 caiu para 1.6 (Ciep Maria Werneck de Castro) e em 2009 diminuiu para 0.9 (oito das 10 das dez escolas com piores índices).

Educação como prioridade

quadro_ideb.jpg

Os indicadores do Rio Como Vamos mostram que a educação no ensino médio piorou e que, por isso, seria o grande desafio do segundo mandato do governador Sérgio Cabral. Para que os índices na educação melhorem, a coordenadora Thereza Lobo afirma que é preciso prioridades absoltas e, segundo ela, o governador tem sinalizado que a educação será uma prioridade.

"Ainda não dá para saber (como será o apoio do governo), o que se percebe é que houve o compromisso do secretário de Educação e do governador, e essa situação será revertida. Vamos acompanhar. A educação pode melhorar, se esse compromisso for cumprido", acredita.

A Secretaria de Educação informou ao, através de nota, que trabalha com indicadores de abandono escolar, computados pelo Educacenso, e que o censo mais recente, de 2009, apontou índice de evasão de 16,86% na rede estadual do Rio. A Secretaria informou que a permanência dos jovens no Ensino Médio é hoje um dos grandes desafios da Educação em todo o Brasil.

"Estamos envolvidos nessa discussão. Embora sejam muitos os fatores que levam o jovem a abandonar a escola, uma das causas mais discutidas pelos especialistas é o desinteresse do aluno por essa etapa da educação básica, além da necessidade de ingresso no mercado de trabalho", diz anota, informando que trabalha com dois programas voltados esse público, um para a formação normal e outro para a educação profissional.

A reportagem do SRZD entrou em contato com Ministério da Educação, e até o fechamento desta matéria a assessoria de imprensa não retornou para esclarecer os números.